O bacalhau é um dos peixes mais apreciados na cozinha. Pode ser preparado de infinitas formas, cada uma mais deliciosa. Por outro lado, o importante quando fazemos um molho é que ele seja rico, intenso, cheio de sabor e dá vontade de molhar o pão como se não houvesse amanhã. O molho verde combina perfeitamente com a maioria dos peixes brancos e também podemos cozinhar alguns mariscos (como amêijoas).
O mais importante na preparação de um prato de bacalhau é que este seja de primeira qualidade, seja congelado, dessalgado, salgado ou fresco. Para a ocasião escolhi um produto que me dá ótimos resultados, o Bacalhau islandês. Podemos encontrá-lo em muitas superfícies e até em alguns supermercados ou delicatessen. Ele vem ultracongelado e com a quantidade certa de sal, bastando descongelar na noite anterior na geladeira para utilizá-lo. Ele vem em espinhos de Golias ou em espinhos menores.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 20 minutos
- Tempo total: 35 minutos
- Rações: 4
- Categoria: prato principal
- Tipo de cozinha: bacia
- Calorias: 103 kcal por 100 g
Ingredientes de bacalhau com molho verde para 4 pessoas
- 1 lombo de bacalhau (cerca de 600 g)
- 1 cebola
- 1-2 dentes de alho
- 1 ramo de salsa
- 1 copo de vinho branco (opcional)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- ½ copo de água ou caldo de peixe
- Azeite virgem extra
- Sal
Como fazer bacalhau com molho verde
Para preparar o bacalhau com molho verde, a primeira coisa que vamos fazer é preparar os tacos de lombo. Para isso, cortamos o lombo em quatro pedaços do mesmo tamanho.
Por outro lado, colocamos ao fogo uma panela baixa com 4-5 colheres de sopa de azeite virgem extra. Cortamos uma cebola e o alho em brunoise e salteamos até a cebola ficar transparente, em fogo baixo para que o alho não doure, mas cozinhe. Podemos acelerar esse processo se tamparmos a panela.
Colocamos uma colher de sopa de farinha de trigo e salteamos para cozinhar a farinha por alguns minutos, assim evitaremos que o molho fique com gosto de farinha crua. A seguir juntamos o vinho branco e deixamos evaporar.
Pique a salsa finamente e junte ao molho. Da mesma forma, colocamos um copo de água ou fumet e deixamos o molho cozinhar em fogo baixo fazendo chup-chup.
Noutro lume colocamos uma frigideira com um fio de azeite virgem extra para dourar o bacalhau. Quando o óleo estiver em temperatura média-alta, marque primeiro na lateral da pele que doura um pouco e depois vire. Um minuto de cada lado.
Para terminar de cozinhar o bacalhau, colocamos no molho verde com os sucos que possam ter saído na panela. Movimentamos a caçarola (como quando fazemos o pilpil) com movimentos circulares para que todos os sabores se unifiquem e o bacalhau liberte a gelatina que está na pele.
Tampe, deixe cozinhar em fogo baixo por mais 3-4 minutos e estará pronto. Deixamos descansar por 2 a 3 minutos e com o calor da caçarola vai terminar de cozinhar e ficar no ponto perfeito. Quando o bacalhau é verdadeiramente extraordinário, os flocos no momento da cozedura separam-se.
Apresentamos numa travessa o bacalhau com molho verde e servimos quente em porções individuais para cada comensal acompanhado do molho. Podemos decorar com um pouco mais de salsa fresca picada. Podemos comê-lo sozinho ou acompanhá-lo com batatas assadas, algumas batatas cozidas ou um pouco de arroz branco.
Resumo de preparação fácil
- Corte o lombo em 4 pedaços iguais
- Pique uma cebola e alguns alhos em brunoise e refogue
- Adicione uma colher de sopa de farinha e refogue
- Adicione o vinho branco e deixe evaporar.
- Pique a salsa finamente e polvilhe no molho.
- Adicione um copo de água ou fumet e deixe cozinhar em fogo baixo.
- Numa frigideira, sele os pedaços de lombo de bacalhau primeiro na pele e depois no outro lado.
- Adicione os pedaços de lombo de bacalhau à caçarola com o molho verde juntamente com os sucos libertados ao tostá-la.
- Agite a caçarola como se fosse fazer um pilpil para que o bacalhau libere a gelatina e os sabores se unifiquem.
- Cubra e cozinhe por 5 minutos
- Separe do fogo para terminar o cozimento, descansando dois ou três minutos.
- Sirva o bacalhau com molho verde picante e decore com salsa fresca picada.