O bolo de Santiago é um doce tradicional galego que É feito com amêndoas, açúcar e ovo. O seu formato é redondo e está quase totalmente coberto com açúcar de confeiteiro, exceto na parte central do bolo onde aparece a cruz da Ordem de Santiago, elemento característico deste bolo tradicional.
Isto é um bolo muito popular em Santiago de Compostela. É praticamente impossível viajar Rua do Franco sem receber convite para experimentar este doce tradicional de Compostela. O seu sabor a amêndoa é delicioso e a sua textura esponjosa é simplesmente irresistível. Além disso, por não conter farinha de trigo, é um bolo pecado glúten e portanto ideal para compartilhar com nossos amigos celíacos.
O autêntico bolo de Santiago tem Indicação Geográfica Protegida, ou seja, sua produção é controlada através de um Conselho Regulador. Por este motivo, apenas os bolos que ostentam o selo IGP podem ser comercializados com a denominação “Tarta de Santiago” enquanto os restantes bolos de amêndoa comercializados com a Cruz de Santiago, embora de aspecto semelhante, ostentam outros nomes relacionados com esta cidade.
Quanto ao origem do bolo de Santiago, segundo o Conselho Regulador da IGP, as primeiras referências a um pão-de-ló de amêndoa cuja preparação coincide com as receitas tradicionais deste bolo encontram-se no caderno de confeitaria compilado por Luis Bartolomé de Leybar, por volta do ano de 1838. Porém, Porém, só no século XX é que a Tarta de Santiago se tornou presente nos tratados culinários espanhóis.
Ele ornamento da Cruz de Santiago Este bolo, no entanto, tem uma origem muito mais específica pois surge de uma iniciativa de José Mora, fundador da conhecida pastelaria compostela Casa Mora, quando em 1924 decidiu dar um toque distinto a este tradicional bolo galego, decorando-o com a sua característica Cruz de Santiago.
A receita do Bolo de Santiago que apresentamos a seguir respeita os ingredientes e proporções estabelecidas no receita original definidos em textos oficiais, embora com quantidades adaptadas ao consumo doméstico. Para fazer um bolo maior ou menor basta multiplicar ou dividir as quantidades indicadas abaixo de acordo com a necessidade.
Para decorar o bolo com a sua cruz característica, podemos use o modelo com a Cruz de Santiago que anexamos no final desta receita.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 40 minutos
- Rações: 8
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha:galega
- Calorias por porção (kcal): 361
Ingredientes do bolo de Santiago
- 5 ovos M
- 250g de açúcar
- As raspas de um limão
- 250 g de amêndoas moídas
- 50g de açúcar de confeiteiro

Como fazer bolo de Santiago
Pré-aquecemos o forno a 180 ºC. Numa tigela, misture 5 M de ovos com 250 g de açúcar e as raspas de 1 limão.

Batemos esses ingredientes com um batedor até a mistura ficar levemente branca.

Adicione cuidadosamente à mistura 250 g de amêndoas moídas, batendo apenas o necessário para que as amêndoas fiquem completamente integradas.

Transferimos essa mistura para uma forma de 24 cm de diâmetro, de preferência removível, previamente untada com manteiga ou forrada com papel manteiga, dependendo da preferência.

Assamos o bolo a 180 ºC, na parte média-baixa do forno, com o fogo para cima e para baixo por 30 minutos ou até que um palito inserido nele saia limpo. Deixamos esfriar completamente antes de decorá-lo.

Quando o bolo estiver frio, coloque por cima o estêncil da Cruz de Santiago e polvilhe a superfície do bolo com 50 g de açúcar de confeiteiro usando uma peneira.

Retiramos o molde da Cruz de Santiago com muito cuidado para evitar que o açúcar depositado no molde caia.

Basta servir e saborear este delicioso lanche galego.

Resumo de preparação fácil
- Misture os ovos com o açúcar e as raspas de limão
- Bata até a mistura ficar branca
- Adicione as amêndoas moídas
- Transfira a mistura para uma forma redonda
- Asse por 30 minutos a 180°C e deixe esfriar.
- Coloque o molde com a Cruz de Santiago e polvilhe com açúcar de confeiteiro
- Remova o modelo com cuidado
- Servir
Estêncil com a Cruz de Santiago para o bolo
Para fazer o molde para decorar este bolo, basta imprimir a seguinte imagem em tamanho A4 e utilizá-la para recortar a silhueta da cruz em um pedaço de papelão. Recomendamos usar papelão próprio para uso alimentar, como os que encontramos nas bandejas de bolo que encontramos em qualquer supermercado, ou forrá-lo com papel manteiga.
