Existem muitos tipos de esmaltes, mas sem dúvida um dos mais na moda são os esmaltes “espelho”, os esmaltes brilhantes. Podem ser feitos de vários tipos, mas sem dúvida o esmalte espelhado de chocolate é o mais procurado pela comunidade de amantes da panificação. Seja para bolos (como a Sachertorte), para bolos, para tortinhas… o esmalte espelhado dá distinção às sobremesas e as torna muito mais atrativas e atrativas. Quando algo é brilhante nos atrai muito mais do que quando é fosco, principalmente quando se trata de doces. Podemos fazer com chocolate amargo, chocolate ao leite ou chocolate branco. Para a ocasião usaremos chocolate amargo 70%.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 3 minutos
- Tempo total: 18 minutos
- Rações: 1
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha: internacional
- Calorias: 399 kcal por 100 g
Ingredientes de cobertura espelhada de chocolate para 1 pessoa
- 125g de açúcar
- 100g de água
- 25 g de cacau em pó 100% puro
- 75 g de chocolate amargo para sobremesa (70% cacau)
- 75g de manteiga
Como fazer esmalte espelhado de chocolate
Para fazer um esmalte espelhado de chocolate é preciso levar em consideração alguns pequenos detalhes. Não é uma receita difícil e é feita em pouco tempo, mas é preciso conhecer alguns truques para obter um bom resultado.
A primeira coisa a fazer em qualquer receita de panificação é pesar e calcular com muita precisão as quantidades de cada ingrediente. Ainda mais se for este tipo de preparação, pois o processo físico e químico a que passam quando misturamos os ingredientes ou os aquecemos varia se as quantidades não forem exatas.
Num copo misturador colocamos o chocolate, o cacau em pó e a manteiga.

Numa panela em fogo médio aquecemos a água e o açúcar e logo quando começar a ferver colocaremos no copo onde temos os demais ingredientes para bater. Não mexa o açúcar e a água, é muito importante não fazer isso porque para a calda ficar bem feita não é preciso mexer, senão formarão cristais no fundo.

É importante não bater na potência alta para que não saiam bolhas. Se a batedeira for de vidro, colocaremos em velocidade baixa, mas constante, até que tudo esteja misturado. Se a batedeira for portátil, bateremos com movimentos suaves para cima e para baixo, nunca puxando a batedeira totalmente para cima para não formar bolhas na parte superior. Se percebermos que pode haver algumas bolhas, podemos bater algumas vezes no recipiente para que as bolhas subam à superfície e explodam.
Para glacear o bolo ou bolo é ideal que este tenha sido previamente congelado a -18 ºC. E se cobrirmos também os bolos com um ganache ou um preparado tipo trufa, melhor ainda. Assim taparemos os poros do bolo se forem muito grandes e deixaremos uma superfície lisa perfeita para a cobertura.
Tiramos o bolo, bolo ou torta do freezer e colocamos em uma gradinha. O contraste entre o quente e o frio fará com que a cobertura adira perfeitamente ao bolo. Despejamos cuidadosamente a cobertura espelhada de chocolate, cobrindo bem toda a superfície. O ideal é dar uma única camada, mas se quisermos podemos dar duas. Para que não fique muito excesso na parte superior, podemos inclinar um pouco a bandeja com a grade para que o excesso desça pelas laterais.

Antes de secar, quando o bolo ou bolo glaceado parar de pingar, e com a ajuda de uma espátula, transferimos para um prato ou onde vamos apresentá-lo. Se esperarmos que seque, o esmalte pode ser danificado ao sair da prateleira.
Se sobrar glacê, podemos refrigerá-lo, guardando-o em um recipiente hermético na geladeira. Se possível, colocamos um filme preso, como a massa do croquete, para evitar condensação. Se quisermos voltar a glacear outro bolo basta aquecê-lo a cerca de 35ºC e estará pronto. Na geladeira, a cobertura dura uma ou duas semanas. Se fizermos uma cobertura espelhada de chocolate, nossos bolos ou tortas durarão bem na geladeira por até dois ou três dias, embora provavelmente os comamos mais cedo.

Resumo de preparação fácil
- Pese com precisão todos os ingredientes para fazer a cobertura espelhada de chocolate
- Em um copo coloque a manteiga, o chocolate e o cacau para misturar
- Aqueça a água com o açúcar e quando começar a ferver junte à mistura dos demais ingredientes e bata tomando cuidado para não formar bolhas.
- Para glacear o bolo ou a torta é preferível congelá-lo primeiro a -18 ºC
- Retire do freezer na hora de glacear e coloque sobre uma gradinha.
- Unte o bolo ou a torta, cobrindo toda a superfície e, se necessário, incline um pouco o tabuleiro e a gradinha para que não fique muito esmalte por cima.
- Deixe descansar até parar de pingar e pratear.
- Guarde o restante da cobertura em um recipiente hermético com filme plástico para evitar condensação.
- Se quisermos esmaltar novamente, aquecemos o esmalte a 35ºC