O éclair foi criado na França durante o século 19, onde foi chamado de “pain à la duchesse” ou “petite duchesse” até 1850. O éclair, em francês, significa ‘relâmpago’. Acredita-se que receberam esse nome justamente pela forma como brilha quando coberto com esmalte.
Os éclairs são preparados com massa choux que, depois de fria, é recheada com creme de pasteleiro e coberta com chocolate.
Os éclairs, aqui na Espanha, também são conhecidos como pepitos, petisús, palos ou relámpagos. Certamente esses nomes lhe parecem familiares, certo? São tão atraentes que se você os apresentar em qualquer refeição, eles voarão da mesa assim que você os deixar. Abaixo está o passo a passo desta joia da pastelaria francesa.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 40 minutos
- Tempo de cozimento: 45 minutos
- Tempo total: 1 hora e 25 minutos
- Rações: 12 unidades
- Categoria: loja de bolos
- Tipo de cozinha: francês
- Calorias por proporção (kcal): 162
Ingredientes para éclairs de creme e chocolate para 12 pessoas
Para a massa éclair:
- 70g de leite integral
- 70g de água
- 70g de manteiga sem sal
- 1 pitada de sal
- 10g de açúcar branco
- 100g de farinha de trigo
- 2 ovos M
Para o creme de pasteleiro:
- 360g de leite integral
- 1 colher de chá de pasta de baunilha
- 3 gemas
- 75g de açúcar branco
- 30 g de farinha de milho (tipo Maizena)
Para a cobertura de chocolate:
- 100g de chocolate amargo
- 1 colher de chá de óleo de coco
Como fazer éclairs de creme e chocolate
Para fazer estes éclairs recheados com creme e cobertos com chocolate, precisamos realizar 3 preparativos: a massa, o recheio e a cobertura de chocolate, como veremos nos passos a seguir.
Como preparar a massa éclair
Numa panela coloque 70 g de leite integral, 70 g de água, 70 g de manteiga sem sal, uma pitada de sal, 10 g de açúcar branco e leve para ferver. Logo quando começar a ferver, retire do fogo.
Adicione 100 g de farinha de trigo de uma só vez e mexa vigorosamente até incorporar completamente. Voltamos ao fogo médio sem parar de mexer.
Agora vamos secar a massa até que comece a se formar uma fina camada branca no fundo da panela. Nesse momento, retire do fogo e coloque em uma tigela para esfriar um pouco.
Batemos os dois ovos M e adicionamos metade à massa.
Se necessário, adicionaríamos mais ovo aos poucos. A massa estará pronta quando ficar lisa, brilhante e cair levemente da colher. Caso não caia da colher será necessário colocar um pouco mais de ovo, tomando muito cuidado para não exagerar. É preferível que tenhamos uma massa seca do que muito molhada.
Transferimos a massa éclair para um saco pasteleiro, no qual faremos um corte de cerca de 2 cm. Com uma posição de 45º sobre o papel manteiga, fazemos tiras de cerca de 10-15 cm. Dependendo do tamanho, obteremos entre 10 e 15 éclairs. Pré-aquecemos o forno a 150ºC com ar e asse por 45-50 minutos. Depois de assados, abrimos uma fresta da porta do forno para deixar sair a umidade e deixar esfriar completamente.
Como preparar o creme de pasteleiro
Enquanto os éclairs estão no forno, prepararemos o creme de pasteleiro. Para isso, coloque 360 gramas de leite integral, 1 colher de chá de pasta de baunilha em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver.
Misturamos as 3 gemas com os 75 gramas de açúcar branco e os 30 gramas de farinha de milho, até a mistura ficar clara e um pouco espumosa.
Acrescentamos o leite e misturamos bem. Colocamos a mistura de volta na panela e cozinhamos em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
Depois de engrossar, colocamos o creme de confeiteiro em uma tigela e cobrimos com filme plástico até a hora de usar.
Como preparar o esmalte
Colocamos os 100 gramas de chocolate amargo em um recipiente onde acharemos confortável para mergulhar os éclairs. Usei uma tigela de vidro retangular. Derretemos o chocolate no micro-ondas em porções de 30 segundos até que derreta completamente. Adicione 1 colher de chá de óleo de coco e misture bem.
Como preencher e glacear éclairs
Colocamos o creme pasteleiro num saco pasteleiro onde faremos um pequeno corte, só para que o creme saia e caiba nos furos que vamos fazer nos éclairs. Com a ajuda de uma faca pequena, faça 3 cortes nos éclairs.
Nos furos que fizemos, colocamos a ponta do saco pasteleiro e pressionamos para rechear os éclairs. Saberemos que estão bem preenchidos se sair um pouco por um dos outros orifícios. Nesse ponto, paramos de pressionar a manga.
Mergulhamos o topo dos éclairs na cobertura de chocolate derretido.
Escoamos o restante da cobertura de chocolate e deixamos os éclairs secarem sobre uma gradinha, até a hora de consumir ou, vamos guardá-los na geladeira se não formos consumir naquele momento.
Resumo de preparação fácil
- Leve o leite para ferver com a água, a manteiga, o sal e o açúcar.
- Adicionamos a farinha de uma vez
- Secamos a massa na panela
- Acrescentamos o ovo batido
- Continuamos adicionando o ovo até obter uma massa lisa e brilhante que cai aos poucos da colher.
- Pré-aquecemos o forno a 150 ºC com ar, com um saco pasteleiro formamos os éclairs, assamos durante 45 minutos e deixamos arrefecer com a porta do forno entreaberta.
- Para preparar as natas, aqueça o leite e a baunilha.
- Misturamos as gemas com o açúcar e a farinha de milho
- Despejamos o leite e misturamos. Levamos ao fogo até engrossar
- Colocamos o creme em uma tigela para esfriar e cobrimos com filme transparente.
- Para a cobertura de chocolate, derretemos no micro-ondas e adicionamos o óleo de coco
- Colocamos o creme de confeiteiro em um saco e fazemos alguns furinhos nos éclairs
- Enchemos os éclairs com o creme
- Nós os mergulhamos em chocolate derretido
- Escorra o excesso de esmalte e deixe os éclairs secarem sobre uma gradinha.