O locro criollo é um prato de colher reconfortante e intenso que costuma ser consumido nos dias de inverno argentino. Além disso, este é um dos pratos clássicos que se serve todo dia 25 de maio, data em que o Dia da Pátriaacompanhado de empanadas e, à tarde, mate com uns pastéis de batata doce ou de marmelo, que fazem uma verdadeira delícia. Atrevo-me a dizer que o locro é um guisado argentino semelhante ao que é a fabada asturiana na nossa gastronomia.
Na lista de ingredientes do locro encontraremos palavras como abóbora ou feijão, mas não tenha medo, são nomes equivalentes a abóbora e feijão. A diversidade e riqueza da nossa língua faz com que possamos chamar um ingrediente de diferentes maneiras dependendo do país ou região onde estamos localizados.
O locro argentino é uma receita que exige um Tempo de preparo de 24 horas, para que o feijão, o trigo e o milho fiquem hidratados. Este é, portanto, um ponto a ter em conta no planeamento da receita. Além disso, como um bom prato de colher, o locro ganha intensidade, nuances e textura se for consumido poucas horas após o cozimento.
Este é um receita tradicional que pode variar nos seus ingredientes, dependendo do local onde é cozinhado. Minha receita vem do coração de MendozaCapital argentina do vinho.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 2 horas
- Tempo total: 2 horas e 15 minutos (mais 24 horas de descanso)
- Rações: 6
- Categoria: prato principal
- Tipo de cozinha: argentina
- Calorias por porção (kcal): 735
Ingredientes Locro para 6 pessoas
- 200 g de feijão pallares (feijão grande)
- 200 g de feijão
- 200 g de milho amarelo ou branco triturado (ou 100 g de cada)
- 100 g de trigo descascado
- 1 chouriço grelhado (chouriço crioulo)
- 100g de bacon salgado
- 250 g de carne de saia (vitela)
- 2 costeletas de porco (costela de porco)
- 30 ml de azeite extra virgem
- 2 dentes de alho
- Sal
- Pimenta branca moída
- 2 cebolas
- ½ pimentão verde
- ½ pimenta vermelha
- 500 kg de abóbora
- 1 colher de sopa de orégano
- 1 colher de chá de pimenta moída
Para o molho:
- 1 cebola
- 15 ml de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de páprica vermelha doce
Como fazer locro
Esta receita exige preparo prévio para hidratar o trigo e o feijão. Assim, 24 horas antes de preparar a receita, mergulhe em água 200 g de feijão, 200 g de feijão, 200 g de milho triturado e 100 g de trigo descascado.
No dia seguinte, cozinhe o feijão hidratado em fogo baixo em uma panela com água por aproximadamente 2 horas. Quando o feijão estiver cozido há 1 hora, continue com a receita seguindo os passos detalhados a seguir. O feijão tem que ser um pouco duro porque o cozimento vai acabar com o resto dos ingredientes.
Para deixar o guisado mais leve, cozinhe 1 chouriço grelhado numa panela com água em fogo baixo por 5 minutos. Desta forma, o chouriço vai expulsar um pouco da sua gordura. Retire do fogo e reserve.
A seguir, corte os seguintes ingredientes em pedaços pequenos e regulares para que, ao comer o locro, possa haver presença dos seus diferentes ingredientes: corte o chouriço grelhado previamente cozido, 100 g de toucinho salgado, 250 g de carne de saia de vaca e o 2 costeletas de porco. Numa panela grande aqueça 30 ml de azeite virgem extra e junte as carnes juntamente com 2 dentes de alho picados. Tempere e cozinhe até a carne dourar. Retire da panela e reserve.
Corte 2 cebolas, ½ pimentão verde, ½ pimentão vermelho e 500 kg de abóbora em brunoise, tempere com sal e pimenta e frite até a cebola começar a ficar transparente. Neste ponto, coloque as carnes de volta na panela. A abóbora é o segredo de um bom locro, por isso tente cortá-la o mais pequeno possível, assim ela se integrará ao caldo do cozimento, conferindo-lhe uma textura incomparável.
Adicione o feijão previamente cozido com o trigo, o milho triturado, 1 colher de orégano, 1 colher de chá de pimenta moída e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por mais 30 minutos. É importante nesta etapa testar o sal e adicionar se necessário.
A conquista argentina é tradicionalmente servida em panela de barro acompanhada de molho feito com cebola e páprica. Para preparar este molho, corte 1 cebola em juliana e frite numa frigideira com 15 ml de azeite virgem extra em lume brando durante 7 minutos até a cebola ficar bem amolecida. Após este tempo, retire do fogo e adicione 1 colher de sopa de páprica vermelha doce.
Sirva o locro argentino na panela de barro e cubra com o molho.
Resumo de preparação fácil
- Hidrate o feijão, o trigo e o milho triturado em uma tigela com água.
- Cozinhe o feijão previamente hidratado em fogo baixo por 2 horas
- Entretanto, ferva o chouriço grelhado para que o guisado não fique tão intenso.
- Corte as carnes e o bacon. Tempere com sal e pimenta e frite numa panela com azeite junto com 2 dentes de alho picados. Cozinhe até que as carnes estejam douradas. Retire da panela e reserve
- Corte a cebola, o pimentão e a abóbora em brunoise. Tempere e refogue até a cebola dourar. Devolva as carnes para a panela
- Adicione o feijão previamente cozido junto com o trigo, o milho e os temperos. Cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Prove e tempere se necessário
- Prepare o molho. Refogue uma cebola cortada em juliana até ficar transparente, retire e acrescente o colorau
- Sirva o locro em uma panela de barro com o molho por cima