O Tatin é um bolo de maçã caramelizado Isso é assado para trás, ou seja, com a base no topo. Ao apresentá -lo, ele se vira e é servido normal, com a fruta para cima. Essa maneira de cozinhar faz com que as maçãs sejam fundadas com os doces, dando a eles um sabor e textura únicos.
A lenda diz que o bolo foi inventado por acidente no Hotel Tatin, perto de Orleans, que, a propósito, ainda está ativo e continua a servir a sobremesa em questão. Este estabelecimento, no final do século XIX, foi dirigido pelas duas irmãs com o mesmo nome que são atribuídas ao bolo.
Em uma primeira versão, uma das irmãs Tatin esqueceu de colocar a massa no bolo e colocá -la sobre o assado. No final, ele o virou para que parece que nada acontecesse. Outra versão diz que a elaboração foi quebrada e não para desperdiçar maçãs, eles reutilizam -os para assar outro bolo colocando a massa no topo.
Atualmente, sabe -se que a origem do bolo Tatin não era acidente, porque o bolo “invertido” era muito típico na região onde as irmãs moravam e já foram feitas muito antes. O que é verdade é o esforço e a dedicação que Stéphanie e Caroline colocaram para obter um bolo sublime, o que escova a perfeição.

Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 1 hora e 25 minutos
- Tempo total: 2 horas
- Rações: 8
- Categoria: sobremesa
- Tipo de cozinha: Francês
- Calorias por ração (KCAL): 439
Ingredientes de bolo de maçã tatin para 8 pessoas
- 200 g de açúcar ou doce líquido
- 60 ml de água (4 colheres de sopa)
- 100 g de manteiga (mais um pouco mais para lubrificar o molde)
- 11 ou 12 maçãs médias
- 1 colher de chá de canela em pó
- 300 g de massa quebrada caseira ou comercial (1 folha)
- Um pouco de farinha para esticar a massa
- 1 colher de sopa de atolamento de damasco (opcional)
Utensílios necessários
- Mofo redondo 26 cm de diâmetro

Como fazer bolo de maçã tatin
Para começar, precisamos de 200 g de açúcar para fazer um doce. Para fazer isso, colocamos o açúcar estendido em uma panela com 60 ml de água e aquece em fogo médio até ter uma cor marrom escura. Não remova o açúcar, para que ele não cristalize. Além disso, evitaremos tocar o doce enquanto cozinhamos porque produz queimaduras importantes. Se você deseja evitar toda essa etapa, sempre pode usar doces líquidos.

Depois de prontos para o caramelo, adicionaremos cerca de 50 g de corte de manteiga em cubos e misture bem até que seja uma cor marrom clara e uma textura suave. Esta etapa requer ter cuidado, pois ao jogar a manteiga pode produzir salpicos devido à mudança de temperatura entre os dois ingredientes. Se usarmos o doce líquido, simplesmente aquecemos com a manteiga.

Agora, pegamos um molde redondo de 26 cm de diâmetro e gravemente com um pouco de manteiga. Se quisermos, também podemos colocar um círculo de papel de panificação na base para facilitar a UNNOLD no final. Feito isso, despejamos o doce dentro do molde e reserva.

Agora nos colocamos com as estrelas da receita: maçãs. Precisamos de cerca de 11 ou 12 maçãs, se possível de tamanho médio. Quanto à variedade, as maçãs douradas parecem muito boas. No entanto, você pode fazer o bolo Tatin com a variedade que deseja, desde que não seja uma daquelas que se transformam rapidamente em compota ao cozinhá -lo. O que temos a ver com maçãs é descascá -las, cortá -las em salas e finalmente remover seus corações.

Em seguida, colocamos outros 50 g de manteiga para derreter em uma panela larga em fogo médio. Adicione as maçãs junto com 1 colher de chá de canela, misture bem, cubra e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Descobrimos e deixamos mais 5 minutos. Removemos e deixamos o temperamento.

Quando podemos manipular as maçãs sem nos queimar, estamos colocando -os dentro do molde, acima do caramelo, para que eles formem uma única camada. Como eles já são um pouco macios, não duvide para espremê -los para que todos. Além disso, isso dará uma melhor aparição final ao bolo.

Em seguida, tomamos 300 g de massa quebrada caseira e a esticamos com um rolo em uma superfície enfarinhada para obter um círculo de cerca de 28 cm de diâmetro. Também podemos usar 1 folha da qual eles já estão preparados no supermercado que só precisam relaxar. Nesse caso, optaremos por uma massa de boa qualidade, feita com manteiga. Colocamos a massa nas maçãs e recuamos as bordas para dentro. Finalmente, fazemos um buraco no centro e clicamos na massa várias vezes para permitir que o vapor sai.

Asse o bolo por 1 hora a 180 ºC, com aquecimento para cima e para baixo e na posição baixa do forno.

Após o horário assado, retiramos o bolo Tatin do forno e o deixamos descansar por cerca de 15 minutos dentro do molde para acomodar. Então, entregamos um prato grande, muito cuidadoso para não queimar.

Se desejar, você pode dar um toque extra para melhorar a apresentação e fazer o bolo brilhar. Para fazer isso, nada mais fácil do que tomar 1 colher de sopa de atolamento de damasco e dilui -o em 1 colher de sopa de água quente. Se o congestionamento tivesse pedaços de frutas, passamos por um filtro. Com esta mistura, pintamos a superfície do bolo.

E teríamos nossa tatina tatin da maçã pronta. A maneira tradicional de servir é temperada junto com um bom café. Também é muito típico coroá -lo com creme montado, uma bola de sorvete de baunilha ou até as duas opções juntas.

Resumo da preparação fácil
- Aqueça o açúcar até o caramelo
- Incorpore metade da manteiga e misture bem
- Cresça o molde, alinhe a base com papel de cozimento e encha com o caramelo
- Descasque as maçãs, corte -as em salas e remova seus corações
- Cozinhe maçãs com o resto da manteiga e canela, por 10 minutos cobertos e 5 descobertos
- Distribuir maçãs no molde
- Estique a massa, cubra maçãs, dobre as bordas e faça buracos
- Asse o bolo Tatin 1 hora a 180 ºC
- Deixe o bolo ficar 15 minutos dentro do molde e virá -lo
- Pinte o bolo com geléia diluída albaricoque com um pouco de água
- Sirva o bolo temperado ou frio