A carne de cabra composta é um dos pratos mais populares das Ilhas Canárias. A cabra é o gado predominante nas Ilhas Canárias desde a chegada dos primeiros humanos às ilhas, perfeitamente adaptada à difícil orografia de algumas delas, pelo que não é de estranhar que a carne de cabra faça parte de numerosos pratos. Gastronomia canária.
Dizem que é na ilha de Fuerteventura onde se encontra o maior rebanho caprino, por isso é onde aparecem com mais frequência os pratos de carne de cabra confeccionados nos restaurantes. Embora a presente receita composta de carne de cabra seja uma prato tradicionalmente caseiroum refogado tradicional em que a carne é salteada e depois refogada numa mistura de legumes e vinho temperada com bons temperos. Tal como acontece com todos os pratos tradicionais, encontramos tantas variações nos legumes e no líquido de cozedura utilizados como áreas ou mesmo casas. A cabra é uma carne firme que deve ser refogada por muito tempo em fogo baixo; No final do processo, o tempero intenso forma um molho muito saboroso, para molhar o pão sem parar.
A carne de cabra tem sabor intenso que combina perfeitamente com temperos fortes; Nas Canárias consome-se carne de animais maiores que uma cabra, produto que não é tão fácil de encontrar noutras regiões de Espanha. Tal como acontece com a carne de cordeiro, o sabor da carne se intensifica à medida que o animal cresce; A carne de cabrito, a mais tenra e de sabor mais suave, chama-se baifo. Se não encontrarmos carne de cabra propriamente dita na nossa zona, podemos fazer carne de cabra composta com cabrito, embora sem dúvida perderemos parte da experiência canária.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 2 horas e 30 minutos
- Tempo total: 2 horas e 40 minutos
- Rações: 4
- Categoria: prato principal
- Tipo de cozinha: canária
- Calorias por porção (kcal): 560
Ingredientes de carne de cabra composta para 4 pessoas
- Azeite virgem
- 1 kg de carne de cabra
- Sal
- 1 cebola
- 5 dentes de alho
- 250g de tomate esmagado
- 1 colher de sopa de páprica doce
- 1 colher de sopa de orégano seco
- 3 dentes
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 3 cenouras
- 250 ml de vinho branco
- 2 folhas de louro
Como fazer carne de cabra composta
Cubra o fundo de uma caçarola grande com azeite virgem e doure 1 quilo de carne de cabra em pedaços grandes dos dois lados, em fogo alto.
Salgue a carne a gosto na própria caçarola e retire quando estiver bem dourada.
Descasque e pique finamente uma cebola branca e junte ao azeite utilizado para fritar a carne; Refogue em fogo baixo até ficar transparente.
Descasque e amasse 5 dentes de alho e junte-os à cebola; dê-lhes algumas voltas.
Adicione 250 g de tomate amassado e cozinhe até que o líquido do molho reduza um pouco.
Adicione 1 colher de sopa de páprica doce ao molho e frite brevemente.
Em seguida adicione 1 colher de sopa de orégano seco, 3 cravos e 1 colher de chá de cominho em pó. Misture bem com o restante do molho.
Agora adicione 3 cenouras previamente descascadas e picadas.
Por fim, coloque de volta na caçarola a carne de cabra previamente dourada com todos os seus sucos.
Molhe tudo com 250 ml de vinho branco.
Em seguida, adicione 2 folhas de louro.
Finalize adicionando um pouco de água, apenas o suficiente para que a carne fique praticamente coberta, e refogue a carne de cabrito com a panela tampada por pelo menos 1 hora e meia, ou o tempo que for necessário até ficar bem macia, o que iremos verificar cutucando com uma faca Deixe o guisado descansar, coberto, por pelo menos 1 hora para que os sabores se assentem. Pode ser servido com batatas cozidas.
Resumo de preparação fácil
- Doure a carne de cabra no azeite em fogo alto
- Salgue a carne e retire quando estiver dourada.
- Pique a cebola e refogue em fogo baixo no mesmo azeite
- Esmague o alho e misture com a cebola
- Adicione o tomate e reduza um pouco
- Adicione a páprica doce e frite rapidamente
- Adicione o orégano, o cravo e o cominho em pó. Misture bem
- Adicione as cenouras picadas
- Devolva a carne de cabra com o suco à caçarola.
- Molhe tudo com vinho branco
- Adicione a folha de louro
- Cubra a carne com água e refogue por pelo menos uma hora e meia, até ficar macia, tampe, deixe descansar por uma hora e sirva.