Como fazer caldo de carne caseiro

O segredo indiscutível e o que pode fazer a diferença entre uma receita e outra é o caldo. O ideal, para obter uma ótima substância nos caldos de carne, é cozinhá-los lentamente, entre 4 e 6 horas em uma panela tradicional, ou entre meia hora...

caldo de carne listo para usarse

O segredo indiscutível e o que pode fazer a diferença entre uma receita e outra é o caldo. O ideal, para obter uma ótima substância nos caldos de carne, é cozinhá-los lentamente, entre 4 e 6 horas em uma panela tradicional, ou entre meia hora e uma hora se usarmos uma panela de pressão para prepará-los.

É importante utilizar vegetais frescos e algumas ervas aromáticas, embora estas últimas devam ser poucas e sem sabores muito intensos, o que nos permitirá utilizar posteriormente o caldo em todos os tipos de pratos. Por esse mesmo motivo, é melhor não salgar os caldos e depois nos preparos finais adicionar o sal que a receita exige.

Se assarmos os ossos teremos um caldo de carne escura, de sabor mais intenso e com menos gordura, pois iremos retirá-la na hora de assar a carne. Se quisermos um caldo mais macio, não assaremos os ossos antes. Neste caso vamos torrar previamente os ingredientes do nosso caldo para obter um caldo de carne escura, de sabor intenso e delicioso.

Como usar o caldo de carne?

O caldo de carne é um daqueles ingredientes que vão fazer a diferença nos pratos em que for utilizado. Pode ser consumido sozinho, bem quente e sem maiores acompanhamentos, como se fosse um consomê. Neste caso, é aconselhável salgar a gosto. Também pode ser utilizado nas mais diversas receitas com caldo de carne, como molhos, ensopados, caçarolas e, em geral, em muitas receitas para substituir a água e sempre que desejar realçar o sabor da carne.

Este caldo de carne é um óptimo aromatizante caseiro que nos evitará ter que recorrer a aromas típicos ou caldos concentrados comerciais em formato seco. Um truque para tê-lo sempre pronto é congelá-lo em cubos de gelo. Isto nos permitirá dosar com muita facilidade em qualquer receita, bastando adicionar a quantidade desejada de cubos de caldo de carne, que derreterão imediatamente com o calor do cozimento e serão integrados ao preparo, proporcionando ótimo sabor.

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 6 horas e 30 minutos
  • Tempo total: 6 horas e 45 minutos
  • Rações: 4, 2,5 litros
  • Categoria: entrada
  • Tipo de cozinha: tradicional
  • Calorias por porção (kcal): 116

Ingredientes do caldo de carne para 4 pessoas

  • 1/2 kg de ossos de boi
  • 1kg de pernil bovino
  • Meia perna de carne
  • 1 alho-poró
  • 1 cebola
  • 1 pedaço de aipo
  • 2 cenouras
  • um tomate
  • uma cabeça de alho
  • tomilho fresco
  • alecrim fresco
  • grãos de pimenta
  • 4 litros de água
Ingredientes do caldo de carne

Como fazer caldo de carne

Preparamos todos os ingredientes da receita e ligamos o forno a 200 °C. Colocamos o meio quilo de ossos de boi, o quilo de pernil e a meia perna de boi em uma assadeira e assamos por meia hora.

Assamos a carne para o caldo de carne

Enquanto assamos inicialmente a carne e os ossos, lavamos e cortamos os legumes; o alho-poró, a cebola, o aipo, as duas cenouras e o tomate. Cortamos a cabeça do alho ao meio e amarramos o buquê de tomilho e alecrim.

Legumes prontos para caldo de carne

Depois de dourar a carne, colocamos no tabuleiro os legumes cortados, o alho, o bouquet garni, os grãos de pimenta e voltamos a colocar tudo no forno. Deixamos assar por 15 minutos e quando os legumes começam a dourar retiramos.

ossos e legumes assados

Colocamos tudo em uma panela e cobrimos com 4 litros de água. Levamos a panela ao fogo e deixamos cozinhar em fogo médio-baixo por cerca de 6 horas.

caldo de carne pronto para cozinhar

Assim que começar a ferver, retiramos a espuma do caldo quantas vezes forem necessárias.

desnatando o caldo de carne

Após seis horas de cozimento, retiramos do fogo e coamos.

coar o caldo de carne

Deixamos esfriar e veremos como a gordura ficará na superfície. Se quisermos um caldo mais leve, retiramos. No entanto, esta etapa é opcional e podemos ignorá-la. E agora temos nosso caldo de carne escura pronto.

separando a gordura do caldo de carne

Guardamos na geladeira onde vai durar três ou quatro dias. Como faremos uma grande quantidade, o ideal é congelar nas quantidades que considerarmos adequadas para as nossas receitas. Uma ótima ideia é congelar parte do caldo em baldes de gelo, para poder enriquecer levemente todos os tipos de refeições.

caldo de carne escura

Resumo de preparação fácil

  1. Preparamos os ingredientes, ligamos o forno e colocamos a carne e os ossos num tabuleiro
  2. Lavamos e cortamos os legumes e o alho e preparamos as ervas
  3. Colocamos os legumes e os aromáticos na assadeira e assamos por mais 15 minutos.
  4. Colocamos tudo em uma panela, cobrimos com água e colocamos no fogo.
  5. Cozinhe em fogo médio e retire a espuma quantas vezes forem necessárias.
  6. Após 6 horas desligamos o fogo e coamos o caldo.
  7. Deixamos esfriar e separamos a gordura.
  8. Armazenamos na geladeira ou congelamos em recipientes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

Para preparar umas almôndegas com molho, desta vez com o molho tradicional da avó, vamos optar pela carne picada mista,...

O rolo de carne picada é um prato clássico e versátil, ideal para uma celebraçãocom inúmeras variações que garantem um...

O lombo de porco é uma carne branca utilizada em muitos países, tanto para o uso diário como para ocasiões...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe uma resposta