O Lombo Wellington é uma daquelas receitas tradicionais de carne cuja presença na mesa é sinônimo de celebração. Apesar do que sua presença impressionante possa sugerir, esta é, na verdade, uma receita bastante fácil de fazer seguindo o passo a passo detalhado a seguir.
É uma preparação de origem inglesa que consiste num pedaço de carne, geralmente de vaca ou lombo de vaca, coberto com uma duxellesque é uma massa de cogumelos e embrulhada com massa folhada. É ideal para servir como prato principal de carne em comemorações como aniversários, Natal e, em geral, quando temos convidados.
Ele origem desta receita não está totalmente claro. Diz-se que este poderia ser colocado por volta de 1815 para comemorar a vitória da batalha de Waterloo dirigida por Arthur Wellesley, Duque de Wellington, embora outras teorias sugiram que o nome desta receita poderia ser simplesmente uma homenagem de um cozinheiro patriótico ou ainda, algumas teorias sugerem que ela poderia receber esse nome devido à sua semelhança com as botas Wellington.
Além do carne com massa folhada e os cogumelos incluídos na receita original, muitas receitas incluem no recheio algumas fatias de presunto serrano ou bacon e patê foie gras cobrindo o duxellesembora tenhamos preferido torná-lo mais simples. Porém, se você gosta de lombo Wellington com estes ingredientes, basta adicioná-los ao duxelles antes de cobrir o recheio com a massa folhada.
Para fazer o duxelles usamos uma mistura de cogumelos e cogumelos brancos e portobelloembora possamos escolher cogumelos de acordo com as preferências e disponibilidade no mercado. Podemos até usar uma porção de cogumelos secos depois de hidratá-los.
Quanto à massa, recomendamos a escolha de uma massa folhada com manteiga de boa qualidade. A delicadeza e delicadeza desta receita ficariam muito comprometidas com uma massa folhada feita com gorduras vegetais.
Embora a receita autêntica seja feita com carne bovina, também podemos fazer um lombo de porco Wellington a partir deste outro pedaço de carne e levando em consideração que, depois de passar pelo forno, a carne de porco deve estar completamente cozida.
Finalmente, se preferirmos um formato de apresentação individualteríamos apenas que cortar a carne em porções individuais e embrulhar cada porção com o duxelles e a massa folhada, como se fosse a peça inteira, e reduza o tempo de cozedura destes lombinhos Wellington individuais para metade do tempo indicado nesta receita.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 30 minutos
- Tempo de cozimento: 50 minutos
- Tempo total: 1 hora e 20 minutos
- Rações: 6
- Categoria: prato principal
- Tipo de cozinha: Inglês
- Calorias por porção (kcal): 726
Ingredientes do Lombo Wellington
- 1 kg de lombo de vaca inteiro
- 100 ml de azeite
- Sal
- Pimenta preta moída
- 800 g de cogumelos (ou uma mistura de cogumelos e cogumelos a gosto)
- 85 g de chalotas
- tomilho seco
- 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
- 125 ml de vinho xerez ou conhaque
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 respingo de vinagre ou suco de limão
- 2 folhas de massa folhada com manteiga
- 1 ovo batido
Como fazer lombo Wellington
Primeiramente, refreamos um pedaço de lombo de vaca de 1 kg envolvendo-o com barbante de cozinha ou utilizando uma malha específica para esse fim. Isto não é essencial, mas com isso garantiremos que a carne mantém a sua forma durante a cozedura.
Numa frigideira aquecemos 60 ml de azeite, temperamos a carne com sal e pimenta e selamos alguns minutos até dourar por fora. Deixamos esfriar primeiro em temperatura ambiente e depois guardamos na geladeira.
Agora vamos preparar o duxelles. Para isso vamos usar cerca de 800 g de cogumelos ou uma mistura de cogumelos e cogumelos a gosto. Lavamos, secamos rapidamente e cortamos com faca ou com picador. Nós reservamos.
Numa frigideira aqueça 40 ml de azeite e cozinhe 85 g de chalotas em fogo médio-baixo por alguns minutos até ficarem translúcidas.
Em seguida, adicionamos a mistura de cogumelos picados e cozinhamos em fogo baixo por alguns minutos até que o suco evapore. Nesse ponto acrescentamos tomilho seco a gosto, 2 colheres de sopa de salsa fresca picada e 125 ml de vinho xerez ou conhaque. Cozinhamos esses ingredientes até que o vinho reduza.
Tempere com sal e pimenta, acrescente 1 ou 2 pitadas de noz-moscada e 1 fio de vinagre ou suco de limão. Opcionalmente, podemos adicionar 1 pitada de açúcar para dar mais sabor. Continuamos cozinhando os cogumelos pelo tempo necessário até obtermos uma espécie de pasta. Se necessário, poderíamos passar essa mistura no liquidificador. Nós reservamos.
Agora vamos começar a montar o lombo Wellington. Para isso, em primeiro lugar, aquecemos o forno a 200 ºC, com aquecimento para cima e para baixo, e desbridamos o lombo retirando o fio ou rede.
Espalhamos 1 folha de massa folhada recém-tirada da geladeira sobre o papel que acompanha e cobrimos o centro com uma parte da mistura de cogumelos.
Colocamos o lombo de vaca no centro e terminamos de cobri-lo completamente com o resto da mistura de cogumelos.
Cobrimos completamente o recheio de carne e cogumelos com a massa folhada, selando as juntas.
Viramos o lombo envolto em massa folhada de forma que a junta da massa fique voltada para baixo. Pincelamos toda a superfície com 1 ovo batido e cortamos um círculo de massa por cima para que os vapores da cozedura possam escapar, evitando que se acumulem no interior e encharquem a massa folhada.
Estendemos a segunda folha de massa folhada acabada de tirar do frigorífico e fazemos vários furos de diferentes tamanhos com a ajuda de diferentes bicos, ou copinhos que temos em casa, para formar uma treliça de massa. Também poderíamos usar um rolo de massa de arame, se tivermos um.
Cobrimos novamente o lombo com esta segunda massa folhada em forma de grelha, tentando deixar o buraco livre para a fuga dos vapores. Cortamos o excesso de massa folhada. Não é necessário cobrir a base do lombo com a grelha de massa folhada.
Pincele toda a superfície externa da massa folhada com ovo batido.
Assamos o lombo Wellington por 30 minutos a 200 ºC sem ventilador. Este é um tempo aproximado que pode variar dependendo de cada forno. Portanto, o ideal para atingir o ponto exato que gostamos na carne é usar um termômetro de carne e assar até atingir a temperatura adequada: entre 50 e 55 ºC para carne mal passada, entre 60 e 65 ºC para deixar a carne ao ponto e entre 70 e 75 ºC para deixar bem passado.
Passado o tempo de cozimento, retire o lombo Wellington do forno e deixe descansar por 20 minutos antes de cortá-lo. Para servir, levaremos inteiro à mesa para cortar cada porção ao gosto do comensal. Podemos acompanhá-lo com uma guarnição simples como alguns tomates cereja e alguns aspargos salteados, como fizemos, ou com um parmentier de batata.
Resumo de preparação fácil
- Nós refreamos o lombo de vaca
- Selamos em uma panela com óleo e reservamos
- Cortamos os cogumelos
- Refogue as cebolas picadas
- Temperamos e adicionamos o vinho
- Salgamos e apimentamos, temperamos e cozinhamos até obter uma pasta.
- Nós desbridamos a carne
- Espalhamos uma massa folhada
- Colocamos parte das duxelles de cogumelo no centro
- Colocamos o lombo por cima
- Terminamos de cobri-lo com as duxelles
- Cobrimos com a massa
- Fazemos um buraco para a saída de fumaça
- Formamos uma treliça com a segunda massa folhada
- Cobrimos novamente o lombo com a massa ralada
- Pincelamos com ovo batido
- Assamos por 30 minutos a 200 ºC
- Deixamos descansar e servimos com guarnição de sua preferência.