O molho de peixe é um tempero onipresente no Vietnã, Tailândia, Coréia ou cozinhas do Japão. Em cada país, recebe um nome diferente e seus ingredientes podem variar um pouco, mas em essência é um líquido que É obtido da fermentação de peixe ou marisco Em sal por vários meses.
Em nossas latitudes, ele caiu em desuso, mas anteriormente era também um ingrediente usual da cozinha do Mediterrâneo. Os Romanos dos Tempos do Império já elaboraram o garum tão chamado, fermentando o sol anteriormente salgado de peixe por muito tempo. O fluido resultante, o sabor intenso, foi muito apreciado, foi usado como ingrediente e como molho, e não perdia as mesas das classes altas. Na Itália, a chamada ainda é usada Realização de anchovas (Molho anchova).
Este molho que trazemos você hoje é Uma versão caseira, rápida e sem fermentaçãoInspirado pelas duas cozinhas: asiático e pelo Mediterrâneo. Não é o mesmo que o molho de peixe fermentado, mas também é delicioso e traz um excelente sabor aos woks, Pad Thais, como um ingrediente marinado ou para dar um toque especial ao molho de saladas e legumes. Não sendo fermentado, seu tempo de conservação é menor, por isso é aconselhável fazê -lo em pequenas quantidades e consumi -lo o mais rápido possível.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo total: 10 minutos
- Rações: 4, 150 ml
- Categoria: molhos
- Tipo de cozinha: Asiático
- Calorias por ração (KCAL): 58
Ingredientes do molho de peixe
- 1 cravo do alho
- 75 g de filetes de anchova em óleo
- 25 g de azeitonas negras desossadas
- 50 ml de molho de soja
- 50 ml de água
- 1 colher de sopa de mel
Como fazer peixe peixe asiático
Descasque 1 dente de alho e tire seu germe.
Coloque o alho no vidro do liquidificador, juntamente com 75 g de filetes de anchova em óleo (bem drenado), 25 g de azeitonas pretas desossadas, 50 ml de molho de soja, 50 ml de água e 1 colher de sopa de mel.
Esmague bem até obter um creme fino.
Passe a mistura para uma manga ou filtro ou através de um saco de filtro.
Andar a bolsa em um recipiente para obter o líquido e reservar os restos sólidos para outras elaborações.
Passamos o molho para um recipiente de vidro e o mantemos na geladeira.
Resumo da preparação fácil
- Descasque o alho e decolente o germe
- Coloque -o no vidro do liquidificador junto com anchovas, azeitonas pretas, molho de soja, água e mel
- Esmague o conjunto muito bem
- Filtre a mistura
- Aperte até todo o líquido
- Passe o molho para um recipiente adequado e mantenha na geladeira
Idéias para aproveitar a pasta de anchova
Pasta anchova deixada depois que a salsa pode ser usada para dar mais de sopas e ensopados de marinheiros, acrescentando uma pequena quantidade ao molho. Ele também serve para fazer manteiga de anchova, que por sua vez pode ser usada como ingrediente de outros preparativos, ou simplesmente mantida no pão, como o aperitivo.