O molho gaúcho, em alguns lugares, também conhecido como molho argentino, é uma preparação que, juntamente com os chimichurri, não pode estar faltando toda vez que você faz um churrasco no estilo argentino em casa. Seu sabor inconfundível fará com que você aproveite a carne dupla ou mais. Embora não apenas seja para isso, você pode usá -lo como ingrediente para uma marinada ou como tempero para acompanhar batatas assadas ou até vegetais.
A elaboração do molho gaúcho é bastante simples. Para explicá -lo brevemente, o molho gaô é uma emulsão de molho de tomate temperado principalmente com orégano e cominho. Então, vamos começar com isso, por causa do molho de tomate, que vamos aromatizar bem. Então, uma vez que o tivermos, o resto da elaboração será esmagar todos os ingredientes. Embora possa ser consumido recentemente, recomendamos que você o deixe ficar até o dia seguinte, porque seu sabor melhorará bastante.
Bem, com tudo isso, certamente você já está ansioso para saber como o molho gaúcho é feito em detalhes. VERDADEIRO? Nós não te entretamos mais. Vamos diretamente para a receita!
Informações da receita
- Tempo de preparação: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 20 minutos
- Tempo total: 1 dia e 25 minutos
- Rações: 8
- Categoria: molhos
- Tipo de cozinha: Argentina
- Calorias: 345 kcal por 100 g
Ingredientes do molho gaúcho para 8 pessoas
- 400 g de tomate triturado (natural ou enlatado)
- 100 ml de azeite extra -virgem extra
- 1 ou 2 colheres de sopa de orégano seco (a gosto)
- 1 colher de chá de cominho moído
- ½ colher de chá de páprica doce
- 1 colher de sopa de salsa fresca picada
- 1 ou 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho ou maçã (o balsâmico não vale a pena)
- Pimenta preta moída
- Sal
Para aromatizar o molho de tomate:
- 1 ramo Romero
- Galhos de tomilho frescos
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de açúcar (opcional, para reduzir a acidez)
Como fazer molho gaúcho
O primeiro de tudo é colocar o tomate esmagado em uma panela junto com o galho de Romero, a folha de louro e o buquê de tomilho. Aqueça e deixe cozinhar até que seja reduzido pela metade. Tente e se for muito ácido adicionar o açúcar.
Retire as ervas do molho de tomate e coloque o último no vidro do liquidificador. Adicione o orégano, cominho, páprica, dentes de alho picados (descascados e sem o germe) e a colher de vinagre. Sal e pimenta e esmagar.
Quando você tiver uma consistência homogênea, adicione a salsa picada e, ao mesmo tempo em que bate, adicione o azeite pouco a pouco na forma de um fio para emulsificar.
E é isso. Teste e retifique os condimentos, se considerado necessário. Deixe ficar na geladeira em um recipiente hermético até o dia seguinte para ter um sabor melhor.
Resumo da preparação fácil
- Aqueça o tomate esmagado em uma panela com alecrim, baía e tomilho até reduzir ao meio. Acidez correta com açúcar
- Retire as ervas e coloque o tomate no vidro do liquidificador com o restante das especiarias (exceto a salsa) e o alho picado e sem o germe. Sal e pimenta e paixão
- Adicione a salsa e o óleo de fio enquanto bate para emulsionar
- Teste, retifique os condimentos e descanse até o dia seguinte