O segredo de muitos pratos está no molho, já que é a base destes, e se a base não for bem feita o acabamento não ficará perfeito.
Para fazer um bom refogado você precisa bons ingredientes. Começando pelo azeite, sempre azeite virgem extra da melhor qualidade. Quanto aos vegetais, podem variar dependendo do uso que vamos dar ao molho.
E refogado básico Tem alho, cebola, pimentão e tomate, isso serviria para qualquer ensopado. Mas se o que queremos é fazer arroz na paella, muitos cozinheiros eliminam a cebola e acrescentam carne ñora. Noutros refogados também podemos encontrar alho francês, cenoura, especiarias ou ervas aromáticas.
O importante em um refogado é que seu sabor é muito concentrado. Para que isso aconteça, os legumes devem ser cortados em pedaços bem pequenos e salteados lentamente. O refogado é feito sem pressa.
Se você não gosta de encontrar pedaços, pode triturá-los quando estiver pronto. Recomendamos também fazer mais para ter à mão e usar em pratos diferentes. Até você pode congelá-lo em porções para retirá-los um pouco antes de cozinhar e ter sempre à mão.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 1 hora
- Tempo total: 1 hora e 15 minutos
- Rações: 6,500g
- Categoria: molhos
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Calorias por porção (kcal): 120
Ingredientes para sofrito caseiro
- 1 pimentão verde
- 1 pimenta vermelha
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 50 ml de azeite extra virgem
- Sal
- 1 tomate grande
Como fazer um sofrito caseiro
Antes de começar a refogar os legumes, lavamos 1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho. Retiramos as primeiras camadas de uma cebola grande e descascamos 2 dentes de alho. A seguir, cortamos todos os vegetais em pedaços bem pequenos, aproximadamente do mesmo tamanho.
Numa frigideira funda deite 50 ml de azeite virgem extra e, quando aquecer, refogue os dentes de alho e a cebola em lume brando durante cerca de 10 minutos ou até a cebola ficar transparente. Para que a cebola liberte a água, adicionamos 1 pitada de sal durante a caça furtiva.
Após este tempo, colocamos na panela o pimentão verde picado e o pimentão vermelho e misturamos com a cebola e o alho. Continuamos cozinhando os legumes por mais 30 minutos, sempre em fogo baixo e mexendo a cada 10 minutos.
A seguir adicionamos 1 tomate grande ralado com um pouco mais de sal. Misture com todos os legumes escalfados e tampe a panela para continuar cozinhando o molho por mais cerca de 20 minutos, até que a água que contém o tomate e os demais vegetais tenha evaporado.
Depois de escalfar os legumes e cozinhá-los durante um longo período de tempo, teremos um molho concentrado e cheio de sabor que poderemos usar como base para os nossos ensopados. Se você não gosta de encontrar pedaços, pode triturá-los ou passá-los em um moinho de alimentos ou no braço do liquidificador.
Resumo de preparação fácil
- Lavamos e cortamos os legumes em pedaços muito pequenos e regulares.
- Refogue o alho e a cebola
- Nós escaldamos os pimentões
- Adicione o tomate ralado e refogue todos os ingredientes juntos.
- Podemos esmagar o molho ou deixar como está.