Não há festa de verão ou peregrinação que se orgulha, onde não temos uma larpeira galinha na mesa. Sempre acompanhado por outros doces deliciosos, que também marcam nossa tradição gastronômica, como queijo com marmelo, bolo ou um bolo de Santiago.
Para preparar o cardápio para aquela noite mágica de fogueiras e meigas, quero compartilhar a receita deste Sobremesa Galiciana TradicionalCaso você ousa. Poderíamos dizer que ela é a parceira da Coca de San Juan de Cataluña, porque a elaboração e os ingredientes são semelhantes.
Não é difícil, ou pelo menos, não mais do que qualquer outra massa, É apenas um pouco trabalhosoPara preparativos anteriores. Mais uma vez e mesmo correndo o risco de ser repetitivo, minha recomendação é um planejamento de tempo anterior, o que o tornará perfeito sem trabalhar e sem ficar impressionado com a massa. E como sempre, uma vez que temos nossa massa, diga -lhe que o grande segredo para essa migalha deliciosa e esponjosa está no forno.
Informações da receita
- Preparação e tempo de amassar: 1 hora
- Tempo lento: 5 horas
- Tempo assado: 25-30 minutos
- Tempo total: 7 horas
- Rações: 10 Personas
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha: Gallega
- Calorias: 260 kcal por ração
Ingredientes do bolo Larperia Galician para 10 pessoas
Ingredientes de fermentação:
- 50 g de farinha de força
- 3 G de Levada Seca
- 35 ml de água
Ingredientes da missa final:
- 50 g de manteiga de vaca
- 4 ovos
- 50 ml de leite
- 2 g de fermento
- 30 ml de anis
- 25 g de açúcar
- 20 g de açúcar ou mel invertido
- Meia -lima
- 450 g de farinha de força
- 3 g de sal
Ingredientes para o creme de massa:
- 3 gemas de ovo
- 30 g de açúcar
- 35 g de farinha de milho
- 400 ml de leite
- Casca de limão
Ingredientes para o xarope:
- 50 ml de água
- 50 g de açúcar
- 30 ml de anis
Ingredientes para decoração final:
- 1 ovo à temperatura ambiente (shake)
- 20 g de açúcar umedecido com algumas gotas de água
- 10 gelo em xarope

Como fazer o bolo Larpeira
Primeiro, preparamos o fermento e, para isso, simplesmente misturamos os ingredientes. Cobrimos e deixamos subir à temperatura ambiente (cerca de 23ºC) três ou quatro horas.

Além, pesamos e medimos o restante dos ingredientes e deixamos a manteiga de vaca (ou manteiga em sua ausência) para tê -la ao ponto de pomada (muito macia, mas não derretida).
Quando o fermento estiver pronto, (ele será borbulhante e quase triplicará seu volume), começamos com a massa. Eu fiz isso em Amasador, que para esse tipo de massa é o melhor, mas se você não tiver, pode amassar perfeitamente manualmente.

Colocamos todos os ingredientes, exceto a manteiga, no cubet do amassado e começamos a amassar a uma velocidade suave por 10 minutos. Deixe ficar 5 minutos para que a massa não suba muita temperatura e amassemos cerca de 3 minutos novamente.
Então jogamos a manteiga e amassamos até que tenhamos uma massa suave e elástica e passemos no teste de membrana (se o esticarmos entre os dedos, ela não quebrará, mas teremos uma membrana fina e translúcida). Eu tive que amassar cerca de 20 minutos. Se nos beijarmos à mão, estamos fazendo amassados e descansar em lotes de 5 minuto até que a massa seja suave, o que também nos levará algum tempo.

Teremos uma massa muito maleável e elástica. Nós o cobrimos e deixamos subir cerca de 3 ou 4 horas, até que ele dobre o volume. Nesse ponto, se não podemos ou querer atrasar a fermentação, podemos deixar a massa na geladeira até o dia seguinte. O processo de fermentação continuará, mas será muito mais lento. Enquanto o bloco de elevação no bloco, estamos preparando o creme e o xarope, o que também podemos fazer no início, com o fermento.

Para o creme, misturamos todos os ingredientes em uma panela e a levamos ao calor macio. Nós constantemente mexemos com algumas hastes até começar a espessando. Cuidando -se para que não ferve, continuamos mexendo cerca de 10 minutos e removemos. Nós o cobrimos com um filme que não toca a superfície do creme para que ele não forme crosta durante o resfriamento.
Além disso, estamos fazendo o xarope de anis para comer o bêbado da Larpeira. Para fazer isso, misturamos os ingredientes, aproximamos -o do fogo e misturamos com algumas hastes ou um brilho, para que o açúcar seja dissolvido e deixe ferver alguns minutos. Queremos um xarope preguiçoso, para que não possamos deixá -lo por um longo tempo. Nós o separamos e deixamos esfriar até você usá -lo.
Quando o tempo tiver passado, a massa já dobrará o volume, embora os tempos sejam orientativos, pois dependerá da temperatura e da umidade que temos na cozinha. Se você estiver pronto, ligamos para a mesa de trabalho untada e abaixamos um pouco com as mãos. Com um rolo ou com as mãos, esticamos -o por forma circular e o deixamos com um centímetro de espessura. Se percebermos que a massa resiste e tende a encolher novamente, deixe -a ficar por um tempo, para que relaxemos e esticemos novamente. Para ter uma referência, fiz isso em um molde de 32 centímetros de diâmetro.

Depois de prepará -lo, passamos a uma bandeja forrada com papel de cozimento e com um cortador de pizza, fazemos sulcos profundos, formando quadrados. Não se preocupe se você separar a massa, pois quando mais leve, ela fecha novamente. Escovamos com um pouco de óleo, cobrimos o filme e o deixamos andar algumas horas novamente. Quando a primeira hora e meia da lealdade passou, ligamos o forno a 180ºC.

E em duas horas, começamos a decoração final. Colocamos o creme em uma manga do bico médio e estamos enchendo com ela as ranhuras que fizemos antes. Escovamos com ovo batido e o decoramos com açúcar que teremos umedecido com algumas gotas de água ou anis. E, finalmente, colocamos a cobertura, cortamos ao meio, distribuindo -os uniformemente e alternativamente pelos quadrados.

Deixamos permanecer por mais meia hora e o colocamos no forno iluminado anteriormente, na posição 2 da grade começando abaixo.

Asse por 25 a 30 minutos com aquecimento para cima e para baixo e retire-o. É importante não passar com o forno, pois, se não, a migalha ficará muito seca. No entanto, devemos ter em mente que cada forno é diferente; portanto, esses tempos são uma orientação.

Quando estiver pronto, removemos -o do forno e, com um espeto, perfuramos e imediatamente estamos jogando a xarope por cima, para que a migalha a impregnam bem. Passamos para um rack e deixamos esfriar completamente, para que os sabores se acalmem.
E temos a Larpeira de San Xoán pronta, a noite mais mágica e curta do ano. A noite de San Xoán.

Resumo da preparação fácil
- Preparamos todos os ingredientes e deixamos a manteiga temperada
- Fazemos o fermento e deixamos sair de 4 a 6 horas
- Nós amassamos e deixamos levantar no bloco 4 horas
- Preparamos o creme e o xarope e reserva
- Nós formamos a Larpeira, damos os cortes e deixamos leves 2 horas
- Colocamos o creme em uma manga, preenchemos os cortes e paramos de deixar 1 hora a mais
- Escovamos com ovo batido, decoramos com açúcar úmido, as cerejas
- Bake a 180ºC por 17 minutos
- Removemos, clique nele e jogue o xarope para mergulhar bem
- E se formos capazes, deixamos esfriar antes de provar