Gostaria de preparar uma pescada assada para esta noite? Uma das razões para não se atrever a cozinhar peixe é porque deixa um cheiro a peixe pela casa… durante dias! Na realidade, o preparo deste alimento saudável não deve deixar vestígios desagradáveis. Em qualquer caso, existem truques para reduzir os aromas durante o cozimento. As razões pelas quais pode haver um cheiro ruim de peixe na cozinha são muito claras. Vale a pena conhecê-los. Não deixe que o cheiro seja motivo para privá-lo de comer peixe!
Truques para reduzir o cheiro de peixe
- Prefere peixes de água doce. Os peixes mais cheirosos são os do mar, pois possuem uma substância química, a trimetilamina, que neutraliza a água salgada. Quando o ingrediente marinho é cozido em casa, a substância se transforma em um óxido com forte odor de amônia.
- Escolha peixe muito fresco: pelo mesmo motivo do conselho anterior.
- Adote tipos de cozimento com menos odor: escalfado (em caldo aromático e cozido); en papillote (embrulhado em papel alumínio, papel ou sacos de cozimento).
- Antes de cozinhar: Coloque o peixe em salmoura por 10 minutos (50 gramas de sal em 1 litro de água). Outro truque: lave, deixe de molho em água gelada por alguns minutos e seque.
- Durante o cozimento: Se você fritar peixe, coloque uma tigela com vinagre perto da frigideira para absorver os odores. Ou mantenha o recipiente bem coberto.
Por que pode haver um cheiro ruim de peixe na cozinha
Se o peixe for muito fresco não deve exalar mau cheiro. mas… aroma de peixe. Mas, como dissemos acima, o óxido de trimetilamina pode exalar um cheiro de amônia, que é mais forte quanto menos fresco for o peixe. Além disso, os restos de peixes, quando se decompõem, enchem a casa com os cheiros mais desagradáveis.
Nossas recomendações
- Higiene: evita o mau cheiro do peixe nas mãos e nos utensílios. Mãos: esfregue-as com um pouco de pasta de dente e depois enxágue com água fria. Utensílios: retirar os restos de peixe com álcool e lavar com água fria.
- Sobras: Guarde-os na geladeira para depois virar recheios, sanduíches ou patê. Congele sobras cruas para fazer caldos ou molhos nutritivos.
- Desperdício: Ninguém gosta do cheiro de peixe no contentor de resíduos. Coloque os restos de peixe no freezer até a hora de retirar o lixo.
Muitos sites da Internet aconselham polvilhar peixes fedorentos com suco de limão ou vinagre ou mergulhá-los em leite. A primeira opção apenas mascara o odor do nariz. O leite neutralizaria os produtos químicos que produzem mau odor. Agora você já sabe como evitar o mau cheiro de peixe na cozinha e em toda a casa. Conte-nos sua experiência!