Esta é uma das receitas mais simples e que mais se espalha pela casa. Principalmente se houver filhos ou várias pessoas morando em família. É um pouco trabalhoso, embora o resultado valha a pena. Até os mais pequenos podem nos ajudar a fazer as almôndegas. Este é um prato que também podemos fazer e manter racionado no congelador (para comer nos dias em que não podemos cozinhar). Conservam-se bem em recipientes bem fechados no freezer e, para comer, basta retirá-los da geladeira no dia anterior. Desta forma, a cadeia de frio não se perde e descongelam perfeitamente.
Para fazer almôndegas com molho, a carne que costumamos usar é bovina ou suína. Também podemos misturar os dois tipos de carne. A carne de porco, por ter mais gordura, dará mais suculência às almôndegas, além de sabor mais intenso.
Para fazer o molho, o mais importante é passarmos algum tempo salteando. Podemos usar vegetais diferentes para isso. O principal é que façamos um molho que realce o sabor do molho e torne esta receita a melhor do mundo.
Como recomendam as nossas avós, as almôndegas devem chup chup e cozinhar no molho, em fogo baixo, por muito tempo. Esse é o segredo para que o molho de almôndega reduza e concentre todo o seu sabor. Assim, as almôndegas ficarão tão macias que, ao mastigarmos, derreterão na boca.
Informações da receita
- Tempo de preparação:30 minutos
- Tempo de cozimento:1 hora e 30 minutos
- Tempo total:2 horas
- Rações:4, 20-22 unidades
- Categoria: prato principal
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Calorias por proporção (kcal): 596
Ingredientes para almôndegas com molho para 4 pessoas
Para as almôndegas:
- 500g de carne bovina
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta preta moída
- 2 dentes de alho
- 4-5 raminhos de salsa fresca
- 2 ovos inteiros
- 50g de pão
- 100 ml de leite integral
- ½ cebola
- 1 colher de sopa de azeite
- 60 g de farinha para cobri-los
- 60 g de pão ralado para cobri-los
- 100 ml de azeite virgem extra para fritar
Para o molho:
- 1 cebola
- ½ pimenta vermelha
- ½ pimentão verde
- 1 colher de sopa de pasta de tomate (opcional)
- 1 tomate rama
- 125 ml de vinho branco
- 2 dentes de alho
- 4 raminhos de salsa
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta preta moída
Como fazer almôndegas com molho
Antes de cozinhar as almôndegas, a primeira coisa que devemos fazer é preparar e temperar a carne. Assim, a carne adquire todos os sabores dos ingredientes que utilizamos para ela. Numa tigela coloque 500 g de carne picada, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de pimenta preta moída, 2 dentes de alho picados, 4-5 raminhos de salsa fresca picada e 2 ovos inteiros. Misturamos tudo bem com a ajuda de uma colher ou com as mãos.
Em outra tigela, mergulhe 50 g de pão em 100 ml de leite integral. Quando o pão estiver macio, escorra bem e junte à carne. Mexemos tudo novamente para que o pão fique totalmente integrado na mistura.
Pique e refogue meia cebola por alguns minutos numa frigideira com uma colher de azeite em fogo médio-baixo. Deixe-o bem transparente e macio. Acrescentamos à mistura de carne para as almôndegas e mexemos, mais uma vez, até que esteja perfeitamente integrado.
Depois de temperada a carne, formamos as almôndegas e passamos por 60 g de farinha e 60 g de pão ralado para selá-las. Podemos reservá-los em um prato para fritar depois.
Numa frigideira, coloque 100 ml de azeite virgem extra em fogo médio. Quando o óleo estiver quente, frite as almôndegas até ficarem seladas. Tiramos e reservamos em uma panela baixa.
Na mesma frigideira que selamos as almôndegas, e com o mesmo azeite que sobra para dar mais sabor, fazemos o molho. Para isso acrescentamos: 1 cebola inteira cortada em pedaços pequenos, ½ pimentão vermelho cortado em pedaços pequenos e ½ pimentão verde cortado em pedaços pequenos. Deixamos refogar tudo, em fogo médio-baixo, até a cebola ficar transparente.
Quando a cebola e o pimentão estiverem bem amolecidos, adicione 1 colher de sopa de concentrado de tomate (opcional) e 1 tomate rama descascado e picado. Deixamos cozinhar novamente até que o tomate picado esteja integrado.
Na próxima etapa adicionamos os 125 ml de vinho branco e deixamos o álcool evaporar.
Em uma tigela, amasse 2 dentes de alho picados e 4-5 raminhos de salsa. Podemos adicionar uma pitada de sal e pimenta-do-reino moída para facilitar o esmagamento do alho picado. Adicionamos o purê ao molho.
Batemos o molho com a ajuda de um liquidificador. Podemos deixar mais ou menos amassado, ao gosto de cada um.
Colocamos o molho amassado na caçarola onde reservamos as almôndegas. Colocamos as almôndegas no molho em fogo bem baixo e deixamos cozinhar até o molho reduzir, por aproximadamente 1 hora. Cobrimos a caçarola, mas de forma que não fique completamente coberta. Deixe a panela entreaberta para que o molho evapore e reduza conforme necessário.
Quando o molho estiver reduzido poderemos diferenciar perfeitamente as almôndegas.
Para servir as almôndegas com molho, colocamos algumas num prato e temperamos. O pão é essencial nesta receita para molhar o molho porque é bom para lamber os dedos.
Resumo de preparação fácil
- Misture a carne com o sal, a pimenta preta, o alho, a salsa picada e os 2 ovos.
- Molhe o pão no leite e adicione à carne temperada
- Refogue meia cebola e adicione à mistura de carne até ficar completamente integrada.
- Forme as almôndegas cobrindo-as com farinha e pão ralado.
- Frite as almôndegas para selá-las e reserve-as numa caçarola
- Comece o refogado com a cebola, o pimentão vermelho e o pimentão verde na mesma frigideira em que foram seladas as almôndegas.
- Adicione o concentrado de tomate (opcional) e os tomates picados ao molho. Continuar caça furtiva
- Regue o molho com o vinho branco e deixe evaporar.
- Faça um purê com alho, salsa, sal e pimenta para incorporar ao molho
- Bata o molho no liquidificador
- Adicione o molho às almôndegas na caçarola e cozinhe as almôndegas até que o molho reduza em fogo baixo.
- As almôndegas estarão prontas quando o molho reduzir.
- Sirva as almôndegas temperando-as generosamente.