Se há algo que nunca pode faltar nas nossas casas nas férias de Natal é o nougat. Entre as diferentes variedades encontramos, claro, o torrone de chocolate. Por que não usá-lo para cozinhar? Pode ser aproveitado para aproveitar as sobras das férias ou, por outro lado, também pode ser utilizado para surpreender com sobremesa na ceia de Natal. Certamente ninguém espera que você traga o torrão em forma de bolo!
A versão que propomos tem base de biscoito e recheio de mousse de torrone de chocolate. É então um bolo frio sem forno onde o mais difícil é esperar que esfrie na geladeira. Para finalizar sugerimos uma decoração que achamos bem bacana, mas é aí que entra a sua imaginação para dar o seu toque pessoal.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 5 minutos
- Tempo total: 4 horas e 20 minutos
- Rações: 8
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Calorias: 412 kcal por 100 g
Ingredientes para o bolo de torrone de chocolate para 8 pessoas
Para a base:
- 100 g de biscoitos (Maria, Digestivo ou similar)
- 50g de manteiga
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de chá de açúcar de confeiteiro
Para o recheio:
- 400 g de creme para montar
- 250 g de torrão de chocolate
- 6 g de gelatina neutra em pó ou 3 folhas de gelatina
- 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Para decoração:
- cacau em pó
- 50 g de creme para montar
- 1 colher de chá de açúcar de confeiteiro
- 30g de torrão de chocolate
- 20 g de arroz tufado com chocolate
Utensílios necessários:
- Molde circular com fundo removível de 20 ou 22 cm de diâmetro

Como fazer bolo de torrone de chocolate
Vamos começar a preparar este bolo amassando os biscoitos. O mais fácil é fazer com o processador de alimentos ou com o acessório picador da batedeira. Você também pode colocá-los em um saco zip-lock e amassá-los com um rolo.

Depois derretemos a manteiga e adicionamos aos biscoitos junto com o chocolate em pó e o açúcar. Misturamos bem para homogeneizar.

Forramos a forma com um círculo de papel manteiga do mesmo tamanho da base. As paredes também podem ser forradas com papel ou folha de acetato transparente para pastelaria. Colocamos a mistura do biscoito dentro, distribuímos pela base, nivelamos e compactamos pressionando com um copo.

Iniciamos agora o preparo do recheio embebendo a gelatina. Para isso seguimos as instruções do fabricante, pois dependendo se é em pó ou em folhas o método é diferente. No nosso caso, é necessário hidratar a gelatina em pó com duas colheres de água por pelo menos alguns minutos.

Aquecemos 150 g de natas, cortamos o recheio de nougat, colocamos numa tigela e deitamos por cima as natas a ferver. Misturamos e deixamos descansar por 1 minuto para que o torrão tempere. Depois misturamos até obter uma mistura homogênea.

Aqueça os restantes 50 g de natas e dissolva a gelatina. Misture bem para ajudar a dissolver completamente. Adicione ao torrão derretido.

Pegamos os restantes 200 g de natas e batemos com a ajuda de batedeiras manuais ou elétricas. Quando estão quase montados, adicionamos o açúcar de confeiteiro e continuamos batendo até que estejam completamente montados.

Aos poucos deitamos o torrão derretido sobre o chantilly e incorporamos com uma espátula de silicone e com movimentos envolventes. É preciso ter cuidado na hora de misturar para que o chantilly não fique muito baixo.

Despeje com cuidado a mistura anterior na forma, nivele a superfície e leve à geladeira por no mínimo 4 horas para dar tempo de a gelatina endurecer.

Retire da geladeira e polvilhe com chocolate em pó. Desenformamos e retiramos o papel ou acetato das bordas.

Para a decoração final, batemos 50 g de natas com 1 colher de chá de açúcar de confeiteiro e fazemos montinhos com um saco pasteleiro. Colocamos um quadrado de torrão por cima do creme e finalizamos as bordas com arroz tufado.

Resumo de preparação fácil
- Esmague os biscoitos
- Derreta a manteiga e misture com os biscoitos junto com o chocolate em pó e o açúcar.
- Forre a forma, espalhe a mistura de biscoitos na base, nivele e compacte bem.
- Mergulhe a gelatina de acordo com as instruções do fabricante.
- Pique o torrão e coloque em uma tigela, acrescente 150 g do creme fervente, deixe descansar por 1 minuto, misture para derreter.
- Aqueça os restantes 50 g de natas e dissolva a gelatina escorrida, junte ao torrão derretido.
- Bata os restantes 200 g de natas, acrescentando as 2 colheres de açúcar de confeiteiro.
- Aos poucos, adicione o torrão derretido ao chantilly.
- Despeje com cuidado a mistura na forma e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
- Polvilhe o chocolate em pó e desenforme
- Decore com chantilly, torrone picado e arroz tufado nas bordas.