À primeira vista pode parecer que bolo de trufas e creme é um bolo complicado de fazer, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Se seguirmos os passos e tempos de descanso indicados nesta receita, é um bolo perfeito para iniciantes pois o resultado é sempre bom. A única complicação é preparar as coisas com antecedência para que fiquem prontas para montar o bolo.
Recomendo fortemente que você asse os bolos em três formas individuais, assim ficarão totalmente planos e não será necessário cortá-los ou nivelá-los para montar o bolo. Você verá que é muito fácil fazer esse tipo de bolo.
É importante que tanto a trufa, quanto o creme e os biscoitos estejam frios para a montagem. Se tivermos estes ingredientes à temperatura ambiente o assunto pode ser complicado.
O bolo de trufas e natas fica muito mais saboroso se o prepararmos na véspera, assim o bolo também endurece e na hora de cortá-lo será mais fácil para nós.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 40 minutos
- Tempo de cozimento: 25 minutos
- Tempo total: 1 hora e 5 minutos (mais tempo de resfriamento)
- Rações: 12
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Calorias por porção (kcal): 396
Ingredientes para o bolo de trufas e creme para 12 pessoas
Para a trufa:
- 200 g de chantilly (35% de gordura)
- 70 g de chocolate 52% cacau
- 30g de açúcar de confeiteiro

Para o bolo:
- 4 ovos M
- 120g de açúcar branco
- 120g de farinha de trigo
- Solte spray ou manteiga e farinha para a forma

Para o creme:
- 600 g de chantilly frio (35% de gordura)
- 80g de açúcar de confeiteiro

Utensílios necessários
- 3 moldes de 15 cm de diâmetro
Como fazer bolo de trufas e creme
Para preparar o bolo de trufas e natas teremos que preparar o recheio de trufas por um lado e os biscoitos por outro, e depois montar o bolo. A seguir veremos as etapas de cada uma dessas preparações.
Como preparar o recheio de trufas
Aquecemos 200 gramas de chantilly no micro-ondas e adicionamos 70 gramas de chocolate e 30 gramas de açúcar de confeiteiro. Nós misturamos bem.

Quando a mistura estiver homogênea, cobrimos bem com filme transparente e deixamos descansar na geladeira por pelo menos 4 horas, para que esfrie e possamos montá-la facilmente. De preferência deixaremos durante a noite.

Como preparar o bolo
Batemos 4 ovos M com batedeira elétrica ou batedeira, junto com 120 gramas de açúcar branco. Faremos isso até triplicar de volume, o que pode levar de 5 a 8 minutos.

Peneiramos 120 gramas de farinha de trigo com o auxílio de uma peneira.

Integramos a farinha com uma espátula de silicone, fazendo movimentos envolventes. Estará pronto quando não sobrar farinha para integrar na mistura.

Untamos as 3 formas de 15 cm de diâmetro com spray desmoldante ou com um pouco de manteiga e farinha. Pré-aqueça o forno a 180ºC com o aquecimento para cima e para baixo.

Distribuímos a massa nas formas e alisamos a superfície com uma espátula se necessário. Neste caso, evitamos bater nas formas para alisar a superfície para não perder o ar da massa. Asse por 25 minutos ou até que um palito inserido nos bolos saia limpo.

Retiramos os bolos do forno e deixamos esfriar completamente antes de desenformar. Depois de frios vamos desenformar e embrulhar com filme transparente. Reservaremos na geladeira até o dia seguinte.

Como montar o bolo de trufas e creme
Para começar a montar o bolo, primeiro vamos bater as natas. Para isso, colocamos 600 gramas de chantilly frio com 80 gramas de açúcar de confeiteiro em uma tigela e batemos com batedeira elétrica ou batedeira. Reservamos na geladeira.

Tiramos a trufa da geladeira e misturamos com batedeira elétrica ou batedeira. Reservamos na geladeira até a hora de começar a montar o bolo.

Começamos a montar o bolo. Colocamos o primeiro bolo no prato de apresentação. Por cima do bolo colocamos uma camada de trufa e alisamos com uma espátula.

Colocamos o segundo bolo e uma camada de creme. Novamente, nós suavizamos.

Colocamos o último bolo e começamos a cobrir as laterais do bolo com creme.

Para finalizar a decoração cobrimos o topo do bolo com creme e decoramos a gosto com a trufa e o creme que sobrou. Uma opção de decoração simples e muito atrativa é fazer pilhas alternadas de creme e trufas por todo o contorno superior do bolo, utilizando um saco de confeitar.

Reservamos na geladeira até a hora de servir.

Resumo de preparação fácil
- Preparamos a trufa misturando o creme quente com o chocolate e o açúcar de confeiteiro.
- Reservamos a trufa na geladeira
- Batemos os ovos com o açúcar até triplicarem de volume
- Peneiramos a farinha
- Integramos a farinha com movimentos envolventes
- Untamos as formas e pré-aquecemos o forno a 180 ºC com o calor para cima e para baixo.
- Espalhamos a massa e levamos ao forno por 25 minutos.
- Deixamos os bolos esfriarem na geladeira, cobertos com filme.
- Batemos as natas com o açúcar de confeiteiro
- Montamos a trufa
- Colocamos o primeiro bolo e a camada de trufas
- Colocamos o segundo bolo e a camada de creme
- Terminamos colocando o último bolo e cobrindo as laterais com creme.
- Cobrimos o topo com creme e decoramos como desejar.
- Leve à geladeira até a hora de servir.