Carne desfiada venezuelana, como preparar deliciosa e em casa

A carne desfiada é um dos grandes emblemas do cozinha tradicional venezuelana. De origem humilde por ser um preparo bastante econômico e rentável, hoje é apreciado até pelos paladares mais requintados e tem reconhecimento nacional. Como costuma acontecer com esse tipo de prato, sua receita...

Carne mechada venezolana

A carne desfiada é um dos grandes emblemas do cozinha tradicional venezuelana. De origem humilde por ser um preparo bastante econômico e rentável, hoje é apreciado até pelos paladares mais requintados e tem reconhecimento nacional. Como costuma acontecer com esse tipo de prato, sua receita não é queimada, ou seja, cada família tem sua combinação de ingredientes, principalmente temperos. Apresentamos aqui uma versão geral, que você pode variar conforme desejar para adaptá-la ao seu gosto.

Na hora de consumir a carne desfiada, você pode saboreá-la pura, acompanhada de arroz branco, como recheio de arepas ou como parte do pavilhão crioulo, um dos combinados mais populares do país.

As melhores partes desta receita são pedaços de carne que permitem um cozimento prolongado e cujo grão costuma ser grosso. Ou seja, quando você desfia a carne saem tiras boas. Cortes como o salsicha de sangue, saia ou agulha Eles são perfeitos. Não importa se é carne cartilaginosa, depois de cozida ficará macia, além do colágeno proporcionar uma textura melada muito agradável.

Vamos misturar a carne com o molho vermelho como é conhecido por lá. UM salteado com pimenta e tomateque inclui, segundo as famílias, um pouco de pimenta doce. Vamos parar um pouco neste ingrediente e deixar você começar a cozinhar.

Já escrevemos sobre sweet chili antes, temos um artigo muito bacana que você pode consultar para mais informações. No entanto, sabemos que pode ser difícil encontrá-lo. Neste caso, como dissemos a você, Se você não encontrar o chili pode dar um toque especial trocando-o por colorau. Porém, se encontrar fresco ou congelado, use-o picado junto com a pimenta ou, se tiver em forma de pasta de pimenta, acrescente algumas colheres de sopa junto com o tomate.

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 3 horas
  • Tempo total: 3 horas e 30 minutos
  • Rações: 6
  • Categoria: prato principal
  • Tipo de cozinha: Venezuelano
  • Calorias por porção (kcal): 501

Ingredientes da carne desfiada para 6 pessoas

  • 1 kg de carne para refogar (chouriço, saia, agulha…)
  • 2 cebolas grandes
  • 2 ou 3 raminhos de salsa fresca (opcional)
  • 1 ou 2 folhas de louro
  • Sal
  • Pimenta preta moída
  • 1 pimentão vermelho grande
  • 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 4 dentes de alho
  • 400 g de tomate (natural ou enlatado)
  • 1 colher de chá de páprica doce ou mistura picante
  • ½ colher de chá de cominho
  • Coentro fresco a gosto
Ingredientes da carne desfiada venezuelana

Como fazer carne desfiada venezuelana

Em primeiro lugar, vamos levar 1 kg de carne para refogar (pá, saia, chouriço…), verificamos e, dependendo da preferência, podemos eliminar o excesso de gordura externa ou podemos deixá-lo. Colocamos a carne numa panela, junto com alguns aromas. No nosso caso, 1 cebola descascada e cortada ao meio, cerca de 2 ou 3 ramos de salsa e 1 ou 2 folhas de louro. Nós salgamos e apimentamos. Outras opções como alho-poró, cenoura, cravo ou tomilho, entre outros, também são válidas para aromatizar.

Cozinhar a carne para a carne desfiada

Levamos a panela ao fogo e quando começar a ferver retiramos a espuma que se acumula na superfície, tapamos e deixamos a carne cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas e meia ou 3 horas, o tempo necessário para que ela seja terno e separe quase ao tocá-lo. Após esse tempo, escoamos a carne, reservando o caldo e deixamos esfriar e reservamos. Você também pode usar panela de pressão, panela de pressão ou panela rápida para cozinhar a carne, neste caso ela ficaria pronta em 1 hora ou 1 hora e meia.

Carne cozida para fazer carne desfiada

Por outro lado, vamos preparar o molho vermelho. Para isso vamos precisar de outra cebola que vamos descascar e picar. Precisamos também de 1 pimentão vermelho que vamos lavar, tirar o caule, tirar as sementes e cortar em quadradinhos. Aquecemos em uma frigideira grande junto com 6 colheres de sopa de azeite virgem extra.

Pimenta e cebola para o molho vermelho

Refogue esses ingredientes em fogo médio-baixo por cerca de 10 minutos, até que ambos estejam bem escalfados. Nesse momento juntamos 4 dentes de alho descascados e picados, misturamos bem e salteamos por mais 1 minuto.

Refogue a cebola e a pimenta do molho vermelho

A seguir, pegamos cerca de 400 g de tomate, que pode ser natural ou enlatado. Se usarmos os primeiros, lavamos previamente. Rale ou amasse os tomates e coloque-os na frigideira junto com 1 colher de sopa de colorau.

Esmague o tomate para o molho vermelho

Deixe o tomate cozinhar em fogo médio até reduzir, ou seja, até que toda a água tenha evaporado, o que pode levar de 15 a 20 minutos. Cuidado porque pode respingar muito, para evitar isso vamos garantir que não borbulhe muito controlando a temperatura para baixo.

Molho vermelho pronto para usar

Enquanto colocamos o tomate no fogo, vamos voltar à carne que reservamos. Neste ponto já terá perdido alguma temperatura e será fácil manipulá-lo sem nos queimarmos. Desfiamos a carne com as mãos e transferimos diretamente para a frigideira.

Desfie a carne

Colocamos algumas conchas de caldo na carne para dar liga e dar suculência ao preparo e deixamos refogar por cerca de 10 minutos para que os sabores se integrem. Podemos guardar o resto do caldo ou congelar para usar em outra receita.

Misture a carne desfiada com o molho vermelho

Por fim, basta experimentar ajustar o sal e a pimenta a gosto, bem como temperar com meia colher de chá de cominho, não muito para não mascarar o sabor. Opcionalmente, podemos finalizar com uma boa dose de coentro fresco para dar um toque final ao prato.

Carne desfiada venezuelana recentemente feita

Resumo de preparação fácil

  1. Cozinhe a carne com 1 cebola, os ramos de salsa e a folha de louro e tempere com sal e pimenta.
  2. Deixe cozinhar, tapado, em lume brando durante cerca de 2 horas e meia ou 3 horas, até ficar macio. Ralo
  3. Pique a outra cebola e o pimentão vermelho e coloque numa panela com azeite
  4. Refogue por 10 minutos em fogo médio, acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto.
  5. Rale ou amasse o tomate e coloque na frigideira com o colorau.
  6. Cozinhe por 15 a 20 minutos até o tomate reduzir.
  7. Desfie a carne e coloque na panela
  8. Misture bem, acrescente algumas conchas de caldo e refogue por 10 minutos.
  9. Ajuste com sal e pimenta e tempere com cominhos e coentros frescos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

Para preparar umas almôndegas com molho, desta vez com o molho tradicional da avó, vamos optar pela carne picada mista,...

O rolo de carne picada é um prato clássico e versátil, ideal para uma celebraçãocom inúmeras variações que garantem um...

O lombo de porco é uma carne branca utilizada em muitos países, tanto para o uso diário como para ocasiões...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe uma resposta