Como fazer pão ralado caseiro e como conservá-lo

O pão ralado caseiro é a solução ideal para dar uma segunda vida para aqueles restos de pão que de outra forma acabaria no lixo. Isso é um usar receita por excelência, pois com ele evitaremos o desperdício de sobras de pão e podemos utilizá-lo...

Pan rallado casero

O pão ralado caseiro é a solução ideal para dar uma segunda vida para aqueles restos de pão que de outra forma acabaria no lixo.

Isso é um usar receita por excelência, pois com ele evitaremos o desperdício de sobras de pão e podemos utilizá-lo em massas (como filés empanados ou croquetes), preparações com carne picada (como almôndegas ou croquetes) e até gratinados para dar um toque crocante (como em macarrão ).

Além disso, como qualquer preparação caseira, esquecemos os conservantes e aditivos que costumam conter algumas migalhas comerciais.

A receita que hoje apresentamos é uma receita básica da qual podemos obter outras variantes mais especiais, bastando adicionar salsa, alho ralado ou outras especiarias. Claro que sempre que adicionarmos algum ingrediente teremos que nos certificar de que está seco, pois A umidade é o principal inimigo da nossa farinha de rosca o que não só faria com que deixasse de ser crocante, mas na presença de humidade o nosso pão ralado estragaria imediatamente.

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 20 minutos
  • Rações: 10, 250g
  • Categoria: receita base
  • Tipo de cozinha: internacional
  • Calorias por proporção (kcal): 60

Ingredientes para pão ralado caseiro

  • 1 pão (de preferência de tempos passados)

Como fazer pão ralado caseiro

Cortamos 1 pão em pedaços pequenos. É preferível usar pão dos dias anteriores, pois ralará melhor e já terá retirado a maior parte da umidade. Pré-aquecemos o forno a 150 ºC.

Pão cortado para pão ralado caseiro

Amassamos os pedaços de pão na picadora até que fiquem migalhas com a espessura desejada. Podemos deixá-lo fino ou com uma textura mais rústica e grossa dependendo da preferência. Também poderíamos usar um ralador manual em vez de um picador, embora seja muito mais tedioso.

Pão ralado caseiro em um helicóptero

A seguir, espalhamos o pão ralado num tabuleiro forrado com papel vegetal e levamos ao forno cerca de 15 minutos a 150ºC em altura média, certificando-nos de que ficam tostados mas sem queimar. Mexa ocasionalmente. É muito importante para a sua conservação que o pão ralado esteja perfeitamente seco. Se reter alguma umidade, corremos o risco de formar mofo e estragar muito antes do desejado. Na verdade, se o nosso pão for fresco, teremos que prolongar o cozimento por alguns minutos para que seque bem.

Pão ralado caseiro

Depois de assado, deixamos esfriar e guardamos em recipiente hermético, onde pode durar até um mês se estiver completamente seco e as condições de armazenamento forem adequadas.

Pão ralado caseiro preparado

Resumo de preparação fácil

  1. Cortamos o pão
  2. Nós esmagamos isso
  3. Assamos o pão amassado por 15 minutos a 150 ºC
  4. Deixamos esfriar e guardamos em um recipiente hermético.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

Tendo o macarrão como protagonista, podemos fazer receitas tão deliciosas e simples como o macarrão de arroz com camarão ou...

A torta de escorpião é uma prato tradicional da gastronomia espanhola muito popular nas regiões do norte da Cantábria, Astúrias...

Existem poucas receitas tão simples e de aparência tão atraente quanto a de torta de atum com pão fatiado que...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *