Creme brulée é um receita tradicional francesa que, embora se pareça com o crème brûlée, difere dele em vários aspectos: o crème brûlée é feito com natas em vez de leite e é cozinhado no forno e não na panela, pelo que o preparo e a textura final são diferentes.
Para preparar o crème brûlée utilizam-se apenas as gemas, pelo que podemos congelar as claras para futuras preparações como merengues ou outras preparações.
Para obter um sabor requintadovamos temperar o creme com uma vagem de baunilha, abrindo-o para retirar as sementes de dentro. Mais tarde podemos usar a vagem para dar sabor ao açúcar; em outras receitas será muito útil prepará-lo.
A seguir vamos assar o crème brûlée em temperatura baixa para obter sua textura macia característica. Depois deixaremos esfriar e por fim criaremos uma camada superior caramelizada com açúcar. Para fazer isso, usamos um queimador ou uma tocha de cozinha. Se você não tiver este utensílio, caramelizar açúcar sem maçarico Podemos colocar as caçarolas sob a grelha do forno, mas monitorando-as constantemente, pois o açúcar carameliza imediatamente.
Para apresentar esta receita utilizamos uns ramequins pequenos de 150 ml e cerca de 9 cm de diâmetro, para conseguir a proporção perfeita de creme e caramelo crocante em cada mordida. Você pode dobrar ou triplicar as quantidades da receita dependendo das caçarolas que deseja preparar.
Para saboreá-lo ao máximo, serviremos o crème brûlée frio e, se possível, depois de descansar durante a noite na geladeira, que é o mais saboroso que existe.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 35 minutos (mais tempo de resfriamento)
- Rações: 2
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Calorias por porção (kcal): 466
Ingredientes do creme brulée
- Meia vagem de baunilha
- 200 ml de chantilly (35% de gordura)
- 3 gemas M
- 50 g de açúcar (40 g para o creme e 10 g para o caramelizado)

Como fazer creme brulée
Pré-aquecemos o forno a 150 °C. Retire as sementes de meia fava de baunilha, cortando-a ao meio e raspando o interior.

Numa panela, aqueça 200 ml de chantilly com as sementes de baunilha em fogo baixo; O leite não deve ferver.

Batemos 3 M de gemas com 40 g de açúcar.

Despeje o creme quente sobre as gemas batendo com o batedor até obter uma mistura homogênea.

Distribuímos a mistura nos ramequins. Coloque os ramequins em um recipiente maior e despeje água quente na metade dos ramequins para assar o crème brûlée em banho-maria.

Assamos por 30 minutos. Neste ponto veremos que o creme ainda está fluido no centro. Retiramos as caçarolas do forno e deixamos esfriar. Reservamos na geladeira por no mínimo 2 horas, para que o creme fique com a textura adequada.

Após esse descanso, polvilhamos 10 g de açúcar na superfície dos ramequins.

Com um queimador ou maçarico de cozinha caramelizamos a superfície do açúcar. Se não tivermos queimador ou maçarico, podemos caramelizar o açúcar colocando os ramequins sob a grelha do forno, monitorando-os constantemente, pois o açúcar irá caramelizar imediatamente.

Servimos imediatamente ou reservamos na geladeira até o consumo.

Resumo de preparação fácil
- Tiramos as sementes da baunilha
- Aquecemos o creme com a baunilha
- Batemos as gemas com o açúcar
- Misturamos as gemas com o creme de sabor quente
- Distribuímos a mistura nos ramequins.
- Assamos em banho-maria a 150 ºC
- Polvilhe a superfície com açúcar
- Nós caramelizamos o açúcar
- Nós servimos