Os croquetes deixaram de ser uma receita tradicional para uso a um preparo por si só muito valorizado no mundo da gastronomia, com grandes clássicos como os croquetes de frango e os croquetes de presunto ou melhor ainda, uma mistura dos dois ingredientes no mesmo croquete como vamos fazer nesta receita.
Para fazer estes croquetes optamos por preparar um peito aromatizado com ervas provençais, embora também possamos usar coxas ou fazê-los com restos de frango cozido que sobrou de outra ocasião, como foram feitos antes. A nossa opção de presunto é sempre serrano pois tem o sabor perfeito para combinar com frango. Além disso, usaremos fatiado, em vez de picado, para que a textura fique macia a cada mordida.
Para forme os croquetes muito rapidamentevamos usar um saco de confeitar. Com ele, primeiro faremos cordões de massa e depois dividiremos esses cordões de massa em porções do tamanho dos nossos croquetes. Podemos terminar de formar essas porções de massa a gosto, redondas ou alongadas. Se preferir, pode formar os croquetes da maneira tradicional, ou seja, deixar a massa esfriar em uma bandeja e modelá-los com duas colheres.
Um truque para fazê-los ficar crocante por fora e cremoso por dentro é fazer uma massa dupla. Neste caso precisaríamos de um ovo extra e um pouco mais de pão ralado, e para isso bastaríamos repetir a cobertura do ovo e do pão ralado uma segunda vez após fazer a primeira. Se tivermos sobras de claras de ovo, também podemos cobrir os croquetes com elas; não é necessário usar ovos inteiros.
Estes croquetes são perfeitos para congelar sem fritar. Assim, podemos duplicar as quantidades da receita e ter croquetes disponíveis no congelador para qualquer ocasião e em muito pouco tempo, pois podemos fritá-los diretamente congelados. Lembre-se de que se você fritá-los congelados, precisará de mais 1 a 2 minutos para que fiquem prontos.
Para facilitar a fritura dos croquetes e não quebrá-los, vamos deixá-los esfriar depois de revestidos na geladeira por 30 minutos, descobertos, para que a massa seque e não quebre ao fritar. Para fritar, pode-se usar uma fritadeira elétrica ou uma frigideira com óleo suficiente para cobrir os croquetes.
Nesta ocasião optamos por croquetes de duas mordidas, pois quando têm tanto recheio gostamos que possam ser saboreados. Se forem menores, não gostamos tanto da proporção entre recheio e massa, embora isso dependa do gosto.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 45 minutos (mais tempo de descanso)
- Rações: 24 unidades
- Categoria: entrada
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Calorias por porção (kcal): 85
Ingredientes para croquetes de frango e presunto
- 200g de peito de frango
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal
- Pimenta preta moída
- 1 colher de sopa de ervas provençais
- 100 g de presunto serrano
- 25g de cebola
- 50g de manteiga
- 50g de farinha de trigo
- 500 ml de leite integral frio
- 1 ovo
- 100 g de pão ralado
- Bastante óleo para fritar

Como fazer croquetes de frango e presunto
Numa frigideira doure 200 g de peito de frango com 1 colher de sopa de azeite em fogo médio-alto. Cozinhamos bem o peito por todos os lados até que esteja completamente cozido. Tempere com sal, pimenta preta moída e 1 colher de sopa de ervas provençais.

Cortamos 100 g de presunto serrano e o frango bem pequeno.

Descasque e pique 25 g de cebola.

Numa frigideira grande aqueça 50 g de manteiga e refogue a cebola picada em fogo baixo por cerca de 5 minutos.

A seguir colocamos 50 g de farinha de trigo na mesma panela e tostamos por 2 minutos.

A seguir, despejamos gradativamente 500 ml de leite integral frio mexendo com um batedor para evitar grumos.

Cozinhamos esta mistura por cerca de 8 minutos até que a massa se solte das paredes. Adicione o presunto serrano picado e o frango e misture bem. Provamos e salgamos a gosto se necessário (dependerá do presunto escolhido).

Colocamos a massa em um saco de confeitar, deixamos esfriar e guardamos na geladeira durante a noite ou pelo menos 3 horas. Formamos cordas de massa em uma bandeja e cortamos em porções iguais. Formamos os croquetes com o formato escolhido. Se não tivermos saco de confeitar, podemos usar um saco de congelamento, do qual cortaremos um dos cantos.

Para cobrir os croquetes, bata 1 ovo em uma tigela e coloque 100 g de pão ralado em outra. Passamos os croquetes primeiro no ovo batido e depois na farinha de rosca. Se gostar deles mais crocantes, pode repetir este passo, passando-os novamente pelo ovo e pelo pão ralado para fazer uma massa dupla. Neste ponto, podemos congelá-los.

Fritamos os croquetes em óleo bem quente sem fumar por cerca de 2 minutos ou até ficarem com a cor dourada que gostamos. Deixamos sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo e servimos imediatamente.

Resumo de preparação fácil
- Nós cozinhamos o frango
- Cortamos o presunto e o frango
- Cortamos a cebola
- Refogamos a cebola
- Brindamos a farinha
- Nós derramamos o leite
- Acrescentamos o presunto e o frango
- Formamos os croquetes
- Cobrimos os croquetes com ovo e pão ralado.
- Fritamos, deixamos escorrer e servimos