Empanada galega, uma receita tradicional simples e muito saborosa

A empanada é uma preparação muito apreciada na Galiza e muito presente em todo o tipo de celebrações. É um receita da vovó que conseguiu manter sua essência e sabor tradicional geração após geração. Além disso, é muito fácil de fazer e todo mundo sempre...

Empanada gallega casera

A empanada é uma preparação muito apreciada na Galiza e muito presente em todo o tipo de celebrações. É um receita da vovó que conseguiu manter sua essência e sabor tradicional geração após geração. Além disso, é muito fácil de fazer e todo mundo sempre gosta.

Uma das razões pelas quais a empanada galega ganhou popularidade ao longo dos anos É pela sua simplicidade e pela grande variedade de combinações possíveis que oferece, tanto para a massa como para os recheios; desde carnes, peixes, frutos do mar e vegetais… até versões doces com frutas.

Nesta ocasião vamos fazer uma empanada bastante pequena, com cerca de metade do tamanho de um tabuleiro de forno, embora também dependa da espessura com que estendemos a massa. No entanto, Esta receita é facilmente adaptável às porções necessárias; Basta dobrar as quantidades mencionadas abaixo para ter uma empanada grande, ideal como aperitivo ou primeiro prato para quando tivermos convidados.

Empanada galega recém-assada

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 1 hora e 10 minutos
  • Tempo total: 1 hora e 30 minutos (mais tempos de descanso)
  • Rações: 8
  • Categoria: entrada
  • Tipo de cozinha:galega
  • Calorias por porção (kcal): 472

Ingredientes da empanada galega

Para o recheio:

  • 300g de cebola
  • Meia pimenta vermelha
  • 150 ml de azeite
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • 250 g de atum ou bonito em lata (peso escorrido)
  • Sal

Para a massa:

  • 300g de farinha de trigo
  • 50 ml de óleo de enchimento
  • 120 ml de água
  • Sal
  • 1 ovo batido (para pincelar)

Ingredientes para fazer empanada galega

Como fazer empanada galega

Para o recheio começamos por descascar e cortar 300 g de cebola em pequenos pedaços. Por sua vez, lavamos e cortamos meio pimentão vermelho.

Preparando ingredientes para fazer empanada galega

Numa frigideira grande, aqueça 150 ml de azeite e junte a cebola e a pimenta. Cozinhamos por alguns minutos. Adicione 1 colher de chá de páprica doce, mexa para misturar bem e deixe cozinhar em fogo médio por 30 minutos.

Caça furtiva de legumes para fazer empanada galega

Passado o tempo de cozimento, retiramos a panela do fogo, drenamos 50 ml do óleo desse molho e deixamos esfriar para usar na massa da empanada.

Recheio para preparar a empanada galega

Colocamos na frigideira 250 g de atum escorrido ou bonito, provamos e acertamos o sal, mexemos e deixamos o recheio esfriar enquanto preparamos a massa.

O recheio da empanada galega

Para a massa colocamos 300 g de farinha de trigo em uma tigela, fazemos um buraco no meio como se fosse um vulcão e adicionamos 50 ml do óleo reservado do recheio nesse buraco, 120 ml de água e 1 colher de chá de sal. Trabalhamos esses ingredientes com as mãos e amassamos até obter uma massa lisa.

Amassando a empanada galega

Deixamos a massa descansar por 30 minutos na geladeira e ligamos o forno a 210 °C, com o fogo para cima e para baixo, para que pré-aqueça enquanto preparamos a empanada.

Recheio e massa de empanada galega

Para fazer a empanada, dividimos a massa em duas partes iguais e esticamos cada uma delas no mesmo formato e tamanho. O tamanho também vai depender da espessura que queremos dar à nossa empanada, o que é totalmente opcional. Podemos torná-lo mais ou menos fino dependendo do nosso gosto.

Base da empanada galega

Colocamos uma massa esticada em cima do papel manteiga. Espalhamos o recheio por cima da massa, bem escorrido e uniformemente, sem atingir as bordas.

Recheio da empanada galega na forma

A seguir colocamos a outra massa esticada por cima do recheio e cobrimos a empanada. Aparamos a massa saliente para unificar as bordas e reservamos para decorar a superfície da empanada.

Cobrindo a empanada galega

Selamos as bordas da empanada pegando a massa com os dedos e torcendo um pouco, ao mesmo tempo que sobrepomos e pressionamos com os dedos. Estamos selando toda a borda da mesma forma.

Fazendo as bordas da empanada galega

A seguir, com a massa que cortamos, podemos fazer uns cordões e decorar a superfície da empanada formando uma treliça. Fazemos um furo no centro como chaminé para evitar que a empanada inche ao assá-la.

Empanada galega decorada

Por fim, batemos 1 ovo e pincelamos bem a superfície da empanada para obter uma bela cor dourada.

Escovar a empanada galega

Colocamos a empanada em uma bandeja coberta com papel manteiga e levamos ao forno a 210 °C, com fogo para cima e para baixo por 40 minutos.

Assando a empanada galega

Passado o tempo de cozimento, verificamos se a empanada está pronta. Para isso, movimentamos levemente a bandeja e se a empanada deslizar pela superfície, retiramos do forno.

Empanada caseira de bonito galego

Colocamos sobre uma gradinha e esperamos esfriar antes de cortar e servir.

Empanada galega tradicional

Resumo de preparação fácil

  1. Para o recheio pique a cebola e o pimentão
  2. Escalde-os com azeite e páprica
  3. Escorra parte do óleo para a massa
  4. Adicione o atum ou bonito ao molho, misture e reserve.
  5. Para a massa, misture os ingredientes e sove
  6. Deixe descansar e pré-aqueça o forno
  7. Divida a massa em duas partes e estique-as
  8. Espalhe o recheio na base
  9. Cubra com a outra massa
  10. Sele as bordas
  11. Decore a empanada com a massa reservada e faça um furo no centro
  12. Pincele com ovo batido
  13. Leve ao forno por 40 minutos a 210 ºC
  14. Verifique o cozimento
  15. Deixe esfriar e sirva

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

Os Melindres são doces tradicionais de galego muito presentes no festas e peregrinos desta comunidade. Geralmente, eles têm uma forma...

Existem poucos ingredientes que usaremos neste arroz seco com carabineros, embora em todas as boas receitas de arroz, a chave...

A blitva é uma receita croata tradicional que é usada como guarnição Especialmente peixe, mas isso pode servir perfeitamente como...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe uma resposta