Trata-se de um preparo básico de pastelaria utilizado em bolos tão famosos como o Bolo Ópera. A palavra ganache vem do francês e significa literalmente tolo. Diz-se que a sua origem se deve ao facto de um mestre pasteleiro ter dado esta classificação ao seu aprendiz após ter derramado por engano creme quente sobre o chocolate. A ideia deu origem ao que hoje conhecemos como um dos cremes mais utilizados para rechear, cobrir bolos de ló e fazer bolos tão famosos como o famoso bolo ópera, entre muitas outras joias da pastelaria.
Em essência, o ganache É uma mistura de chocolate e creme e, dependendo das proporções de ambos os ingredientes, pode ficar mais ou menos claro. Quanto mais creme, menos espesso fica e vice-versa.
A porcentagem de cacau no chocolate também faz com que os ganaches variem de um para outro e as proporções de ambos os ingredientes tenham que ser ajustadas. Assim, em um ganache de chocolate preto Usaremos a mesma quantidade de creme que o chocolate. Para um dos chocolate ao leite teremos que colocar duas partes de chocolate para uma de creme e para um ganache de Chocolate Branco A proporção será de 3 partes de chocolate para uma parte de creme.
O creme que usaremos para o ganache deve conter sempre 35% de gordura e, quanto ao chocolate, se for chocolate amargo, como a receita que trazemos hoje, usaremos um com percentual de 52% de cacau.
Para deixar a mistura mais lisa, com uma textura sedosa Adicionamos um pouco de manteiga, embora não seja necessário, mas funciona muito bem.
O ganache pode ser aromatizado com baunilha, café, com raspas de citrinos ou ainda adicionando um licor. Preparamos a receita básica à qual adicionamos uma pitada de sal em flocos para realçar o sabor intenso do chocolate.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 2 minutos
- Tempo total: 15 minutos
- Rações: 8
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha: francês
- Calorias por porção (kcal): 303
Ingredientes do ganache de chocolate
- 250 g de creme líquido (com 35% de gordura)
- 250 g de chocolate amargo (com mínimo de 52% de cacau)
- 40 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 pitada de sal em flocos

Como fazer ganache de chocolate
O primeiro passo é aquecer 250 g de creme líquido em uma panela. Deixamos aquecer até atingir a fervura e imediatamente e sem deixar ferver, deitamos cuidadosamente as natas numa tigela onde colocaremos 250 g de chocolate preto.

Deixamos o chocolate descansar com o creme quente por alguns minutos. Após esse tempo, misturaremos os dois ingredientes até que o chocolate esteja completamente integrado ao creme.

Deixamos a mistura descansar por mais alguns minutos e depois adicionamos 40 g de manteiga cremosa, ou seja, em temperatura ambiente e continuamos misturando o ganache.

O último ingrediente a adicionar é 1 pitada de sal em flocos, é importante não adicionar muito ou estragaríamos o resultado.

Neste ponto e enquanto ainda está quente, podemos usar o ganache para decorar um bolo com um saco pasteleiro. À medida que esfria, vai ficando mais duro e podemos utilizá-lo para outros preparos.

Feito isso, levamos à geladeira coberto com filme plástico onde podemos guardá-lo por alguns dias.

Resumo fácil de fazer
- Aquecemos as natas e despejamos sobre o chocolate
- Deixamos a mistura descansar e integrar
- Nós adicionamos a manteiga
- Adicionamos os flocos de sal
- Podemos usá-lo quente para decorar
- Reservamos na geladeira até o uso.