Lagostim ao molho, receita caseira para lamber os dedos

Hoje trazemos para vocês uma receita que é um exemplo claro de equilíbrio perfeito entre saboroso e simples. Por que dizemos isso? Pois bem, porque vamos simplesmente cozinhar lagostins com um pouco de molho de tomate e podemos dizer que será um prato extraordinário. Além...

Cangrejos de río en salsa

Hoje trazemos para vocês uma receita que é um exemplo claro de equilíbrio perfeito entre saboroso e simples. Por que dizemos isso? Pois bem, porque vamos simplesmente cozinhar lagostins com um pouco de molho de tomate e podemos dizer que será um prato extraordinário. Além disso, gostamos de adicionar um leve toque picante que ajuda a realçar o sabor. Você não precisa de mais nada. Ideal para saborear com um bom pão para mergulhar no molho, ou com arroz como acompanhamento.

Esta receita pode ser feito com lagostins frescos ou cozidos. No nosso caso, utilizámo-los já cozidos, pois atualmente é a forma mais comum de os encontrar na peixaria. Se os comesse frescos, o procedimento seria o mesmo, com mais alguns minutos de cozimento no molho. Lembre-se que neste caso, antes de começar é necessário retirar o intestino dos insetos, para isso basta extraí-lo puxando com força a barbatana central da ponta da cauda.

Por fim, uma dica que consideramos fundamental para aproveitar ao máximo o molho e torná-lo espetacular: deixe descansar durante a noite. É assim que é. Como os caranguejos só ficam no fogo por pouco tempo, para que não sequem, principalmente se os usarmos já cozidos, precisamos do resto para fazer o resto. Faça isso porque você terá um prato memorável, você vai ver!

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 45 minutos
  • Tempo total: 50 minutos (mais 24 horas de descanso)
  • Rações: 4
  • Categoria: prato principal
  • Tipo de cozinha: Espanhol
  • Calorias por porção (kcal): 366

Ingredientes para lagostim com molho para 4 pessoas

  • 1 cebola grande
  • 2 ou 3 dentes de alho
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 pimenta caiena
  • 1 colher de chá de páprica doce ou agridoce
  • 125 ml de vinho branco
  • 400 g de tomate natural esmagado
  • 1 folha de louro
  • Sal
  • Pimenta preta moída
  • 1 colher de chá de açúcar ou 1 pitada de bicarbonato de sódio (opcional)
  • 1 kg de lagostim

Ingredientes para lagostins com molho

Como fazer lagostim com molho

Começamos por descascar e picar 1 cebola grande e 2 ou 3 dentes de alho. A seguir aquecemos 4 colheres de azeite numa frigideira em fogo médio e, quando estiver bem quente, juntamos a cebola e 1 pimenta caiena cortada ao meio. Refogue até a cebola ficar macia e translúcida, o que pode levar de 10 a 15 minutos. Em seguida, coloque o alho picado na panela, mexa e refogue por mais 1 minuto.

Refogue a cebola para o lagostim ao molho

Assim que o aroma do alho começar a permear a atmosfera, retiramos a panela do fogo e esperamos meio minuto. Em seguida, polvilhe 1 colher de chá de páprica doce ou agridoce sobre a cebola e o alho salteados. Mexemos bem para que o colorau se integre aos demais ingredientes, toste com o calor residual e realce o seu sabor.

Adicione a páprica ao lagostim salteado com molho

Agora com o colorau incorporado, voltamos a panela ao fogo médio e adicionamos 125 ml de vinho branco. Deixamos cozinhar alguns minutos para que o álcool evapore.

Frite para o molho de lagostim

Assim que o vinho reduzir, coloque na frigideira 400 g de tomate natural amassado e 1 folha de louro. Tempere com sal e pimenta preta moída a gosto. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para que nada grude no fundo da panela.

Molho de tomate para lagostim

Agora, se quisermos um molho ralo podemos bater no liquidificador, sem esquecer de tirar primeiro a folha de louro. Depois de fazer isso, colocamos o molho de volta na panela, provamos, ajustamos o sal e a pimenta se necessário e, opcionalmente, se estiver muito ácido podemos amolecê-lo adicionando 1 colher de chá de açúcar ou 1 pitada de bicarbonato de sódio.

Moa o molho de lagostim

Por fim, é hora de tratar das estrelas do nosso prato, 1 kg de lagostim cozido. Colocamos na panela, tampe e deixe os caranguejos cozinharem no molho por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Se estiverem crus, podem precisar de mais alguns minutos, até que mudem de cor de preto para vermelho escuro.

Cozinhar lagostins com molho

Terminada a cozedura, retiramos a panela do lume e, embora possamos consumi-los de imediato, para tirar o máximo partido deste prato, é altamente recomendável deixá-lo repousar durante a noite para que os caranguejos contribuam com todo o seu sabor para o molho. No dia seguinte, simplesmente reaquecemos um pouco e servimos.

Descanse o lagostim no molho

Resumo de preparação fácil

  1. Aqueça o azeite e refogue a cebola com a pimenta caiena, acrescente o alho picado e refogue por 1 minuto.
  2. Retire do fogo, espere meio minuto, polvilhe com páprica e misture bem.
  3. Reaqueça, acrescente o vinho branco e cozinhe por 2 minutos para evaporar o álcool.
  4. Adicione o tomate esmagado com a folha de louro, tempere com sal e pimenta e cozinhe durante 15 minutos.
  5. Opcionalmente, você pode fazer um purê do molho.
  6. Adicione o lagostim, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
  7. Deixe descansar durante a noite

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

O molho branco ou bechamel deve ser homogêneo, liso e sem grumospor isso é importante que as proporções dos ingredientes...

Embora nem todos sejam amantes de molhos, é verdade que para determinados tipos de preparações ou refeições, um bom molho...

Com essa receita vamos preparar um molho barbecue super fácil de fazer e com um resultado muito bom. Basta misturar...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe uma resposta