Millefeuille é uma das sobremesas mais delicadas que existe. Podem ser feitas com diversas massas, mas sem dúvida a mais delicada de todas é a massa filo, uma alternativa ao clássico mil-folhas cremoso. Millefeuille consiste em fazer camadas com a massa que escolhemos e recheios diferentes ou apenas um, que fica ao gosto do cozinheiro.
Informações da receita
- Tempo de preparação:1 hora
- Tempo de cozimento:15 minutos
- Tempo total:3 horas e 30 minutos
- Rações:4 porções
- Categoria: pastelaria
- Tipo de cozinha: internacional
- Calorias:593 kcal por porção
Ingredientes para mil-folhas de chocolate e banana para 4 pessoas
- Hora de Philo
- 3 ovos (ou 6 gemas)
- ½ litro de leite
- 100g de açúcar
- 40g de farinha de milho
- 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
- Vidro de açucar
- 2 bananas
- 1 dose de whisky
- 150 g de chocolate para derreter
- 50g de manteiga
- 50g de água
Como fazer mil-folhas de chocolate e banana
Para fazer mil-folhas costuma-se usar cremes, natas, merengues… Essas preparações podem ser alternadas com camadas de frutas frescas ou, como é o caso da receita de mil-folhas de banana e chocolate, cozinhar a fruta. O mil-folhas dá muita brincadeira na hora de escolher os ingredientes e são receitas muito simples.
A primeira coisa a fazer é preparar a nossa massa. Para isso, cortamos as folhas de massa filo em retângulos iguais, 25 retângulos. Cada folha é untada com manteiga com o auxílio de um pincel e elas se sobrepõem. Desta forma fazemos 5 blocos com 5 folhas por bloco (fazemos um bloco extra caso a base quebre na montagem). Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve ao forno a 170º C por 3 minutos. É importante ficar de olho porque assim que ficarem dourados é preciso tirar e deixar esfriar.

Por outro lado, vamos fazer o recheio do nosso mil-folhas. Creme de chocolate e banana flambada. Já o creme de chocolate pode ser feito de duas formas: na caçarola ou se tiver processador de alimentos, também facilita muito a tarefa. De uma forma ou de outra diluímos a farinha de milho em um pouco de leite. Na batedeira, misture os ovos, o açúcar, o leite, a farinha de milho previamente diluída e o cacau e leve ao fogo médio, mexendo continuamente até engrossar sem ferver (estimamos cerca de 90º C se tivermos um termômetro). cozinha).

Quando vemos a espessura retiramos e reservamos em um saco de confeitar. Coloque na geladeira para esfriar um pouco e use depois.

Para a banana flambada, corte duas bananas em rodelas de aproximadamente 1 centímetro. Colocamos uma frigideira com uma noz de manteiga que derrete em fogo médio e colocamos a banana.

Quando dourar um pouco, acrescente a dose de whisky e leve ao fogo com a tocha de cozinha ou isqueiro. Isso é um pouco delicado e pode ser perigoso, temos que ter cuidado para não nos queimarmos ou queimar a campanha do extrator com a chama, por isso teremos em mãos uma tampa de frigideira (daquela que usamos para fritar para que o óleo não não vazar). caso precisemos tampar a panela se o fogo ficar muito alto. Quando o álcool é consumido, separamos e reservamos a banana em um prato.

Para montar o mil-folhas colocamos como base uma folha de massa filo. Por cima colocamos creme de chocolate. Por cima das natas colocamos outra folha de massa filo e por cima a banana. Assim repetimos a operação mais duas vezes e colocamos a quinta folha de massa filo que ficará mais dourada como tampa. Para apresentá-lo polvilhamos o nosso mil-folhas com açúcar de confeiteiro e se quisermos podemos polvilhar com um pouco de chocolate derretido.

Resumo de preparação fácil
- Corte a massa folhada em retângulos iguais.
- Pintamos com manteiga em blocos de 5 camadas
- Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve ao forno a 170º C por 3 minutos.
- Fazemos o creme de cacau
- Flambamos a banana
- Montamos o mil-folhas alternando uma camada de creme com uma camada de banana
- Apresentamos decorado com açúcar de confeiteiro e, se quisermos, polvilhamos com chocolate derretido.