Junto com outros molhos como carbonara, bolonhesa ou “ragù alla bolognese” segundo o nome original, É um dos molhos mais conhecidos e usado na culinária italiana. Acredita-se que a sua origem remonte à cidade de Bolonha, na região de Emilia-Romagna, no norte da Itália, daí o seu nome.
Além de ser um prato muito apreciado, não só em Itália mas em todo o mundo, este ragu é também um símbolo de orgulho da gastronomia tradicional italiana. Tanto que a Academia Italiana de Culinária oficializou a autêntica receita da bolonhesa no início dos anos oitenta. É isso que te contamos aqui e você verá que existem alguns outros ingredientes que com certeza irão te surpreender. Continue lendo!
Segundo esta receita, o molho à bolonhesa é preparado com carne picada finamente picada, pancetta, cebola, cenoura e aipo; tomate, vinho tinto, caldo de carne e leite. Isso mesmo, você leu certo. A Bolonhesa contém leite que ajuda a suavizar a acidez do tomate e proporciona cremosidade. Outra peculiaridade é o cozimento, que diferentemente de outros molhos para massas, é feito em fogo baixo por pelo menos duas horas, permitindo que os sabores se intensifiquem.
Embora pudéssemos dizer que isso receita oficial O molho à bolonhesa é considerado uma das melhores e mais autênticas formas de o preparar, não podemos esquecer que, como qualquer receita tradicional, existem tantas versões quantas famílias o adaptam aos seus gostos e preferências culinárias. Você também pode dar o seu toque!
Informações da receita
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 2 horas e 30 minutos
- Tempo total: 2 horas e 40 minutos
- Rações: 4
- Categoria: molhos
- Tipo de cozinha: Italiano
- Calorias por porção (kcal): 428
Ingredientes do molho à bolonhesa para 4 pessoas
- 50g de cenoura
- 50g de cebola
- 50g de aipo
- 150 g de bacon curado
- 2 colheres de sopa de azeite
- 300g de carne picada
- 125 ml de vinho tinto
- 300g de tomate esmagado (purê de tomate)
- 250 ml de caldo de carne, aves ou vegetais
- 125 ml de leite (opcional)
- Sal a gosto
- Pimenta preta moída a gosto

Como fazer molho à bolonhesa
Para iniciar o preparo deste molho, pegamos 1 cenoura pequena, cerca de 50 g, descascamos e picamos. Também vamos descascar e picar meia cebola ou 50 g. Por fim, cortamos 1 talo de aipo ou 50 g. Tudo deve ser picado muito finamente.

Depois pegamos cerca de 150 g de bacon curado e retiramos a casca. Cortamos em fatias grossas e estas, por sua vez, em tiras. Por fim, cortamos as tiras em pequenos pedaços.

Com o bacon cortado, vamos pegar uma panela média. Segundo a receita depositada pela Academia, o ideal é que tenha 20 cm para essas quantidades. Aquecemos a panela com o bacon em fogo médio até dourar.

Agora podemos retirar um pouco da gordura que o bacon liberou, se desejar. A seguir, adicionamos algumas colheres de azeite e os vegetais picados. Refogue por 10 a 15 minutos, até que estejam bem escalfados.

A seguir adicionamos 300 g de carne picada. Misturamos bem e salteamos só até mudar de cor. Temos que quebrar com espátula para não endurecer.

A seguir adicionamos cerca de 125 ml de vinho tinto, aumentamos um pouco o fogo e deixamos cozinhar até evaporar quase completamente.

Antes que fique seco, coloque cerca de 300 g de tomate amassado na panela, tampe e deixe aquecer até começar a borbulhar.

Nesse momento baixamos o fogo, tampemos e deixamos ferver por cerca de 2 horas, acrescentando o caldo aos poucos à medida que vai secando e o molho pede. Mais ou menos podemos precisar de cerca de 250 ml de caldo.

Passado quase todo o tempo de cozimento, faltando cerca de 15 minutos, podemos opcionalmente adicionar 125 ml de leite integral, o que ajudará o tomate a perder acidez e ao mesmo tempo lhe dará uma textura mais cremosa.

Por fim, vamos experimentar o molho à bolonhesa e ajustar o sal e a pimenta. Dependendo do sal do bacon e se o caldo tinha sal, também precisaremos de mais ou menos. Pode ser usado imediatamente ou deixado em repouso até o dia seguinte.

Resumo de preparação fácil
- Pique a cenoura, a cebola e o aipo
- Corte o bacon em pedaços pequenos
- Doure o bacon em uma panela média
- Adicione o azeite e os vegetais e refogue até ficar macio.
- Adicione a carne, pique com a pá e refogue até mudar de cor.
- Umedeça com vinho tinto e deixe evaporar.
- Adicione o tomate esmagado
- Tampe e deixe cozinhar por 2 horas, acrescentando o caldo aos poucos.
- Cerca de 15 minutos antes de terminar, adicione o leite
- Para finalizar prove e ajuste o sal e a pimenta.