Hoje quero mostrar-vos como fazer o autêntico e genuíno aioli, um molho cuja origem remonta à época do Antigo Egipto e que o Império Romano foi responsável por expandir pela costa mediterrânica. Na França é conhecido como Aillousena antiga Espanha como viagem e em todo o Levante é chamado tudo que eu oli.
O seu preparo é muito simples pois, como o próprio nome indica, são necessários apenas dois ingredientes, o alho e o azeite. O aioli obtém-se emulsionando o alho amassado e formando uma pasta à qual se junta o azeite, quase gota a gota, mexendo sempre.
Atreva-se a descobrir esta maravilha do molho. Depois de experimentar, você nunca mais comprará nenhum substituto tradicional do aioli.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 25 minutos
- Tempo total: 25 minutos
- Rações: 10, 180g
- Categoria: salsa
- Tipo de cozinha: Mediterrâneo
- Calorias por porção (kcal): 154
Ingredientes para o molho aioli (óleo de alho) para 10 pessoas
- 3 dentes de alho
- uma pitada de sal
- 170 ml de azeite extra virgem
- Algumas folhas de salsa para decorar (opcional)
Como fazer molho aioli (óleo de alho)
A primeira coisa que devemos fazer é descascar os 3 dentes de alho e retirar o gérmen se houver (este passo é importante para evitar que o molho se repita e fique pesado). Pique os dentes de alho em cubos pequenos.

Colocamos os dentes de alho picados num pilão e adicionamos uma pitada de sal, para evitar que o alho salte ao amassá-lo com o pilão.

Começamos a esmagar o alho picado sempre com movimentos ascendentes e descendentes, para cima e para baixo, sem parar. Aos poucos veremos como o alho se transforma em uma pasta de textura densa e homogênea.


A seguir juntamos o azeite virgem extra aos poucos, quase gota a gota, sobre a pasta de alho fazendo movimentos circulares com o pilão.

Graças à fricção contínua, girando sempre no mesmo sentido e com muita paciência, aos poucos a mistura vai emulsionando, adquirindo maior volume à medida que vai sendo adicionado o azeite.

Depois de adicionar todo o azeite, veremos que o molho aioli terá uma consistência bastante espessa e um tom amarelo claro.

Um truque para saber que encontramos a textura e densidade ideais do aioli tradicional é virar o pilão para que o molho adira sem derramar.

O molho aioli é tão versátil que você pode utilizá-lo para acompanhar carnes e peixes assados ou grelhados, realçar o sabor de um arroz banda ou de um fideuá; sem esquecer o maravilhoso aioli de batata que será a entrada perfeita para qualquer refeição.

Resumo de preparação fácil
- Descasque os dentes de alho, retirando o gérmen interno. Pique o alho em cubos pequenos
- Coloque o alho picado e uma pitada de sal no pilão.
- Esmague o alho picado com movimentos ascendentes e descendentes até obter uma pasta homogênea.
- Adicione, quase gota a gota, o azeite mexendo sempre.
- Com fricção contínua a mistura irá emulsionar
- Depois de adicionar todo o azeite, o molho aioli terá uma consistência espessa e uma cor amarelo claro.
- O molho aioli estará pronto se o molho não cair ao virar o pilão
- Utilize este molho para acompanhar carnes, peixes, arroz ou fideuás