Diz-se que o molho americano deve o seu nome à receita de “lagosta armoricana” (ou estilo americano) criada pelo chef francês Pierre Fraisse que, diz-se, uma noite ficou sem produto para cozinhar no seu restaurante e antes Quando alguns amigos visitaram, ele pegou algumas lagostas, picou, fez um refogado de legumes, refogou as lagostas, flambadas e voilá. A certa altura ele tinha uma receita para surpreender seus convidados.
O molho americano combina perfeitamente com qualquer tipo de peixe ou marisco. Um bacalhau, um tamboril, uns camarões, uns mexilhões… É um molho muito versátil e saboroso. Para fazer um bom molho americano o mais importante é fazer um bom molho e ter um produto fresco e de qualidade. Nesse caso vamos fazer um molho americano poderoso, concentrado e, em última análise, cheio de sabor.
Informações da receita
- Tempo de preparação:30 minutos
- Tempo de cozimento:30 minutos
- Tempo total:1 hora
- Rações:10, 500ml
- Categoria: molhos
- Tipo de cozinha: francês
- Calorias por porção (kcal): 94
Ingredientes do molho americano
- 500 g de camarões ou camarões frescos
- 20 ml de azeite extra virgem
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 150 ml de conhaque
- 100 ml de tomate frito caseiro
- 200 ml de caldo de peixe ou marisco
- 1 colher de chá de estragão ou salsa
- ½ colher de chá de sal
- 20 g de manteiga (opcional)
Como fazer molho americano
Para fazer o molho americano, descasque 500 g de camarão. Reserve as carcaças e cabeças para utilizar posteriormente, durante o cozimento do molho.

As caudas dos camarões ficam reservadas para outro preparo.

Num tacho com 20 ml de azeite virgem extra, refogue a cebola picada com os dois dentes de alho, também picados, em lume médio-baixo até a cebola ficar transparente.

As carcaças dos camarões e suas cabeças são adicionadas à caçarola. Tudo é salteado para ganhar cor e as cabeças são esmagadas para que saiam os corais. Quando tudo estiver bem salteado, aumente um pouco o fogo e acrescente 150 ml de conhaque. Neste momento, o conteúdo da caçarola pode ser flambado, tendo muito cuidado e desligando o exaustor para evitar que as chamas subam, o que seria muito perigoso. Também deve-se ter cuidado com as antenas dos camarões, que podem queimar e estragar o sabor do molho. Então, outra opção seria simplesmente deixar o álcool evaporar do molho, deixando-o reduzir, o que seria suficiente.

O próximo passo é adicionar os 100 ml de tomate frito caseiro, os 200 ml de caldo de peixe, a colher de chá de estragão ou salsa e ½ colher de chá de sal. Deixe cozinhar tudo por cerca de 20 minutos.

Após o tempo de cozimento, tudo é triturado e passado por uma peneira fina para que fique um molho homogêneo, sem cascas ou impurezas e cheio de sabor. Você pode adicionar 20 g de manteiga para dar um pouco mais de textura, enquanto mexe algumas vezes e integra perfeitamente com o calor.

Para apresentar o molho, ele pode ser servido em vasilhame ou diretamente no prato para acompanhar peixes ou outros frutos do mar. Neste caso utilizamos o molho americano para acompanhar os camarões inicialmente reservados.


Resumo de preparação fácil
- Descasque os camarões e reserve as cascas e as cabeças.
- Reserve as caudas dos camarões para outras preparações
- Refogue a cebola e os dentes de alho em uma panela
- Adicione as carcaças e cabeças reservadas, refogue e acrescente o conhaque.
- Adicione o tomate frito, cubra com o caldo, acrescente o estragão, o sal e cozinhe por 20 minutos
- Misture e coe o molho. Opcionalmente, adicione manteiga
- Sirva o molho como acompanhamento de peixes ou frutos do mar