Molho Brava é o molho essencial para as lendárias batatas bravas que, sem dúvida, são uma das tapas mais típicas que podemos encontrar em toda a geografia espanhola.
Como costuma acontecer com as receitas mais populares, existem inúmeras receitas diferentes de salsa brava. O que vamos preparar nesta receita é um molho leve com um ponto médio de picante que pode ser adaptado sem problemas ao gosto de cada casa, quer queiramos mais ou menos picante, embora obviamente e como o próprio nome indica o molho brava tenha que ser picante.
Nesse caso, vou cozinhar o molho brava com a pimenta caiena inteira e retirar antes de misturar o molho. Se você quiser um molho mais picantevocê pode adicionar pimenta caiena picada desde o início da receita ou misturar o molho sem retirar a pimenta caiena.
Pelo contrário, se quiser um molho brava alguma coisa mais suavea pimenta caiena deve ser retirada da panela assim que o molho de cebola estiver pronto.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 35 minutos
- Rações: 2, 175g
- Categoria: molhos
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Calorias por porção (kcal): 82
Ingredientes do molho Brava
- 1 dente de alho
- 50g de cebola
- 10g de azeite
- 1 pimenta caiena
- Sal
- 1 colher de chá de páprica doce
- 1 colher de chá de páprica picante
- 75g de tomate esmagado
- Pimenta preta moída
- 240 ml de caldo de carne ou frango
- 1 colher de sopa de vinagre
Como fazer molho brava
A primeira coisa que vamos fazer para preparar o molho brava é picar finamente 1 dente de alho e 50 g de cebola.

Colocamos uma panela em fogo médio com 10 g de azeite e quando o azeite esquenta juntamos o alho e 1 pimenta caiena e refogamos alguns instantes. A seguir juntamos a cebola, uma pitada de sal e cozinhamos por 5 minutos.

Em seguida, adicionamos 1 colher de chá de páprica doce do tamanho de um café e 1 colher de chá de páprica quente do tamanho de um café e misturamos rapidamente com o molho de cebola e depois adicionamos 75 g de tomate esmagado. Misture, acrescente um pouco de sal e pimenta-do-reino moída e cozinhe por 2 minutos.

A seguir, adicionamos 240 ml de caldo de carne ou galinha e 1 colher de vinagre e esperamos que a mistura comece a ferver.

Assim que começar a ferver, deixe cozinhar durante 20 minutos em lume médio-baixo. Após este tempo, o molho brava estará cozido.

Neste ponto, retiramos a pimenta caiena da panela e só falta bater o molho no liquidificador até obter um molho homogêneo e sem grumos.

Depois de triturado, temos o molho brava pronto para servir sobre umas irresistíveis batatas fritas ou para acompanhar qualquer outro preparo à sua escolha.

Resumo de preparação fácil
- Pique finamente o alho e a cebola
- Refogue o alho, a pimenta caiena e a cebola com uma pitada de sal
- Adicione os pimentos e o tomate esmagado, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar.
- Acrescentamos o caldo de carne e o vinagre
- Cozinhamos em fogo baixo por 20 minutos após ferver.
- Amassamos o molho brava
- Nós servimos