O molho carbonara é composto de apenas quatro ingredientes e cada um deles, poderíamos dizer, tem o mesmo peso na receita: ovo, pecorino ou queijo parmesão, guanciado ou pancetta e pimenta. Preste atenção: o molho carbonara geralmente não contém creme. Você está surpreso? Talvez não … certamente você já ouviu falar que o creme no carbonara é a grande cruzada que a Itália tem contra o resto do mundo. Assim como o que acontece aqui com o chouriço na paella.
O que é guanciale? Talvez essa seja a pergunta que você fez ao ler os ingredientes da receita. Bem, isso é, sem dúvida, o ingrediente que pode apresentar as mais dificuldades para aqueles que desejam respeitar a receita original e tradicional do molho autêntico do carbonara o máximo possível. Não vamos negar isso a você, este ingrediente é um pouco difícil de encontrar em nossos supermercados. É curado, jóia de porco. Se você o encontrar, talvez em lojas especializadas, não hesite em usá -lo. No entanto, como alternativa, o bacon ou, falhando nisso, as tiras de bacon à moda antiga são muito boas.
Como uma variedade de macarrão para preparar o Carbonara, o mais difundido é o espaguete, pois ser redondo e alongado a mistura de ovos e queijo os envolve facilmente. Também é bastante comum encontrar carbonara preparada com Rigatoni ou Macaroni e, se você quiser dar um toque diferente, pode tentar com fusilli ou linguine, a maneira como essa receita ilustra.
Existem várias hipóteses que explicam a origem deste molho padrão de cozinha italiana. O primeiro, que pode ser um prato preparado por mineiros de carvão na área de Aquila, daí o seu nome. Outra hipótese é que é uma receita improvisada por um cozinheiro das tropas aliadas após a libertação de Roma após a Segunda Guerra Mundial, usando rações militares. Finalmente, há quem atribua uma origem napolitana a ela, pois existem documentos antigos nos quais os pratos são feitos de maneira semelhante, ou seja, adicionando a mistura de ovos e queijo no final.
Não importa de onde vem a receita original para o molho carbonara, a verdade é que não podemos negar que atualmente é um dos molhos mais tradicionais para massas e tem uma fama mundial que poucos pratos alcançaram. Portanto, coloque seu avental e siga as explicações, porque hoje você aprenderá como fazer o molho carbonara real. Vá em frente com isso!
Informações da receita
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Tempo total: 25 minutos
- Rações: 4
- Categoria: prato principal
- Tipo de cozinha: Italiano
- Calorias por porção (KCAL): 866 (com Guanciale, se estiver usando o Bacon 755)
Ingredientes do molho carbonara para 4 pessoas
- 400 g de Guanciale (ou Pancetta ou Bacon, se não estiver disponível)
- 6 ovos ao ar livre
- 150 g de queijo pecorino (ou parmesão, ou meio e meio)
- Pimenta preta moída na hora
- 400 g de macarrão
- Sal
Como fazer molho carbonara
Para preparar o molho carbonara, vamos começar tomando 400 g de guanciado ou, não, pancetta ou bacon. Nós o cortamos em tiras ou quadrados e o colocamos em uma frigideira em fogo médio até ficar crocante. O Guanciale leva de 10 a 15 minutos e geralmente libera mais gordura. A pancetta ou bacon levará não mais que 10 minutos. Nós o drenamos e reservamos algumas colheres de sopa de sua gordura.

Por outro lado, tomamos 6 bons ovos de alcance livre. Vamos remover os brancos de 4 deles. Colocamos as 4 gemas e os outros 2 ovos inteiros em uma tigela. Não vamos usar as sobras de claras nesta receita.

Agora adicionamos cerca de 100 g de queijo pecorino ralado às claras. Também podemos usar parmesão ou metade de uma e metade do outro. Deixamos os 50 g restantes de queijo para servir na mesa. Tempere generosamente com pimenta preta moída na hora, de preferência não muito finamente.

Em seguida, misturamos os ovos com o queijo pouco a pouco, tomando cuidado para não incorporar o ar na mistura. Nós nos reservamos.

Cozinhamos 400 g de macarrão em muita água salgada para o tempo especificado pelo fabricante na embalagem. Quando é al dente, pegamos 1 concha da água de cozinha e a colocamos de lado. Drenemos o macarrão e imediatamente o colocamos de volta na panela, para que não perca calor.

Finalmente, tudo o que precisamos fazer é montar o macarrão com a mistura de ovo e queijo, o guanciale drenado com duas colheres de sopa de sua gordura e um pouco da água de cozimento reservada. Misturemos bem para que o molho se prenda e, assim, obtenha uma textura cremosa e que o ovo cozinhe com o calor residual.

E é isso. Trazemos massas carbonara para a mesa imediatamente, sem esperar, pois este prato deve ser consumido recém -feito. Acompanhamos com os 50 g restantes de queijo ralado e trituramos um pouco de pimenta preta por cima novamente, se desejar.

Resumo da preparação fácil
- Corte o guancial em tiras ou quadrados e doure -o em uma frigideira em fogo médio.
- Separe as gemas de 4 ovos e coloque -as em uma tigela com 2 ovos inteiros.
- Adicione o queijo pecorino ralado e a pimenta preta moída na hora.
- Misture cuidadosamente para não incorporar o ar e reserve.
- Cozinhe o macarrão al dente, reserve 1 colher de sopa de água de cozinha e escorra o macarrão.
- Adicione a mistura de ovo e queijo à massa junto com o Guanciale, duas colheres de sopa de sua gordura e misture pouco a pouco com a água de cozinha.
- Sirva aspergidos com mais queijo ralado e um pouco mais de pimenta por cima