Ratatouille, como fazer o ratatouille francês do filme

  O Ratatouille é um especialidade culinária da região francesa da Provença ao sul da França. É uma receita que aproveita ao máximo as estrelas da horta de verão, pois, entre seus principais ingredientes, tem tomate, pimentão, abobrinha e berinjela. Na sua forma tradicional, o...

Ratatouille (confit byaldi)

 

O Ratatouille é um especialidade culinária da região francesa da Provença ao sul da França. É uma receita que aproveita ao máximo as estrelas da horta de verão, pois, entre seus principais ingredientes, tem tomate, pimentão, abobrinha e berinjela.

Na sua forma tradicional, o Ratatouille É muito semelhante ao nosso ratatouille de vegetais na forma como é cozinhado e apresentado. Contudo, dado o grande sucesso internacional do filme homônimo, a apresentação do Ratatouille O mais conhecido é aquele apresentado pelo rato-chefe na história do longa-metragem, que é o que contamos aqui hoje, mas não sem antes explicar como uma versão vira outra.

O Ratatouille do filme Na verdade, é outro tipo de receita que Na França é conhecido pelo nome de Confit Byaldi. De um lado confitado, já que os legumes são confitados no forno em rodelas finas, ao contrário da versão clássica que se faz na panela e com os legumes aos pedaços. Por outro lado, o apelido byaldi vem do turco Imam Bayildi já que a berinjela é confitada em óleo.

Esse nova versão do Ratatouille Devemos isso a Michel Guérard, um renomado chef francês que na década de 1930 o propôs como uma forma mais leve da receita original. Muitas vezes também o encontramos com o nome de tian de legumes, porque é assado em uma tian, um utensílio de cozinha típico provençal.

Mais tarde, com a chegada do filme, Chef americano Thomas Kellerencarregado de supervisionar a parte gastronômica do mesmo, propôs sua versão do Ratatouille Para o filme dando mais uma reviravolta. Esta nova variante foi baseada no confit byaldi e acrescentei à base um molho de tomate e pimenta (como se fosse uma piperada) e um vinagrete por cima dos legumes. Hoje, conforme anunciamos anteriormente, você aprenderá como preparar esta última versão. Vá em frente!

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 3 horas
  • Tempo total: 3 horas e 30 minutos
  • Rações: 4
  • Categoria: entrada
  • Tipo de cozinha: francês
  • Calorias por proporção (kcal): 235

Ingredientes de ratatouille para 4 pessoas

  • 2 pimentões vermelhos médios
  • 1 pimentão verde médio
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas
  • 5 ou 6 dentes de alho
  • 800 g de tomates maduros (para ralar ou esmagar)
  • Sal a gosto
  • Pimenta preta moída a gosto
  • Tomilho a gosto
  • Alecrim a gosto
  • 2 ou 3 tomates pera grandes
  • 1 abobrinha (mesma espessura do tomate)
  • 1 berinjela (mesma espessura do tomate)
Ingredientes para fazer ratatouille

Como fazer ratatouille

Começamos preparando o molho base. Para isso, primeiro pegamos 2 pimentões vermelhos médios e 1 pimentão verde, lavamos, secamos, untamos com 1 colher de azeite e levamos ao forno a 200ºC por 40 minutos, virando-os até a metade. Descascamos, retiramos o caule e as sementes e cortamos.

Asse os pimentões para o ratatouille

Enquanto os pimentões estão no forno podemos avançar com o molho. Descasque e pique 2 cebolas e 4 dentes de alho. Numa frigideira aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola durante cerca de 10 minutos em lume médio-baixo até ficar macia. Adicione o alho, misture bem e refogue por mais 1 minuto.

Refogue a cebola para o ratatouille

Deixamos a cebola refogar e esmagar ou ralar 800 g de tomates bem maduros. Assim que a cebola estiver pronta, coloque os tomates na panela e cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 20 minutos, até o molho engrossar.

Molho de tomate para ratatouille

Terminamos juntando os pimentos ao molho de tomate, temperamos com sal e pimenta a gosto e temperamos com tomilho picado e alecrim. Estas duas últimas especiarias podem ser frescas ou secas. Nós reservamos.

Adicione os pimentões ao molho de ratatouille

Agora vem a parte mais divertida de todo o processo, já que temos que cortar cerca de 2 ou 3 tomates ameixa, 1 abobrinha e 1 berinjela em rodelas de meio centímetro. Para que fique o mais atraente possível, vamos garantir que tanto o tomate, a abobrinha e a cebola tenham a mesma espessura. Se a berinjela for muito grossa na base, só podemos usar a parte fina de 2 ou 3 berinjelas. No filme, eles também usam 1 abobrinha amarela. Se você encontrar, poderá adicioná-lo.

Cortando os legumes ratatouille

Depois que tudo estiver pronto, iniciamos a montagem do Ratatouille. A primeira coisa a fazer é espalhar o molho de tomate com pimentão na base. Na receita usamos uma forma de quiche de 30 cm de diâmetro.

Espalhe o molho de ratatouille na base

Em seguida colocamos as rodelas de tomate, abobrinha e berinjela sobre o molho. Para organizá-los vamos intercalá-los e fazer círculos concêntricos. Aqui podemos notar que para fazer a receita para mais pessoas podemos usar o mesmo molde só que colocaremos as fatias mais próximas.

Disponha os legumes formando círculos

Temperamos os legumes por cima. Preparamos um vinagrete com 2 colheres de azeite, 1 ou 2 alhos picados e um pouco de tomilho e alecrim e com ele pintamos os legumes.

Pinte com tomilho, alecrim e óleo de alho

Para assar nosso Ratatouille Faremos isso em duas etapas. Para a primeira temos que cobrir a forma com papel manteiga e depois com papel alumínio. O motivo da utilização dos dois tipos de papel é preservar o calor com o alumínio, mas utilizar o outro papel para evitar que o alumínio toque nos alimentos, pois, conforme advertência na própria embalagem, não deve entrar em contato com alimentos ácidos. Assamos em altura média a 150 ºC durante 2 horas para que o Ratatouille é confitado sem queimar.

Asse o ratatouille em temperatura baixa

Depois desse tempo, descobrimos o Ratatouille, Subimos a temperatura para 180 ºC, só ligamos o fogo superior se o nosso forno tiver possibilidade e continuamos assando por mais 30 minutos. E estaria pronto!

Ratatouille recém-assado

Resumo de preparação fácil

  1. Asse os pimentões, descasque-os e pique-os
  2. Refogue a cebola picada com 2 colheres de azeite, acrescente o alho picado e refogue por mais um minuto.
  3. Adicione o tomate ralado ou amassado e cozinhe até engrossar.
  4. Adicione os pimentos, tempere com sal e pimenta e tempere com tomilho e alecrim picado.
  5. Corte os demais tomates, a berinjela e a abobrinha em rodelas de meio centímetro.
  6. Espalhe o molho de tomate no fundo da forma
  7. Disponha as rodelas de vegetais em círculos concêntricos, tempere com sal e pimenta.
  8. Misture o alho picado, o tomilho e o alecrim com 2 colheres de sopa de azeite e pinte os legumes
  9. Cubra a forma com papel manteiga e papel alumínio e leve ao forno por 2 horas a 150ºC.
  10. Descubra e leve ao forno por mais 30 minutos a 180ºC, desta vez, com o fogo apenas por cima.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

  A omelete italiana É feito com ovos misturado com os ingredientes escolhidos. As possibilidades que esta preparação nos oferece...

Poderíamos definir arepas como pequenas tortilhas feitas de Fubá, de formato circular e ligeiramente grosso, que pode ser grelhado, frito...

Esses hambúrgueres de peixe são uma ótima maneira de incentivar as crianças a comerem peixe, algo que muitas vezes pode...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *