A Galiza é um tesouro culinário. Dos seus estuários obtemos marisco e peixe de uma frescura incomparável e dos seus prados e montanhas verdejantes, carnes, legumes e verduras de primeira qualidade. Seja com um caldo reconfortante nos dias frios, uma farta travessa comemorativa de marisco ou uma suculenta carne assada em família, a Galiza convida sempre a desfrutar da sua tradição gastronómica.
É justamente o rosbife o prato que vamos preparar hoje. Uma receita que, para quem pouco conhece da cozinha galega, pode causar confusão, pois ao contrário do que o nome sugere, não se cozinha no forno nem na grelha, mas sim cozido em uma panela em fogo baixo. É um simples ensopado de carne, mas isso não significa que deva ser prejudicado. O resultado é uma carne macia e extremamente suculenta, com molho de sabor intenso. Uma delícia!
Para obter o melhor resultado, cortes como a haste são geralmente usados (morcillo) ou a agulha, que são ótimas para um cozimento prolongado. Além disso, cozinhamos estes cortes em pedaços grandes que, depois de prontos, podem ser apresentados inteiros, como pedaços imponentes na mesa, ou cortados em rodelas, sempre bem temperadas. Por último, não podemos deixar de lado a guarnição típica deste prato, umas batatas douradas e alguns pimentos piquillo, que são o complemento perfeito.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 2 horas e 35 minutos
- Tempo total: 2 horas e 50 minutos
- Rações: 4
- Categoria: prato principal
- Tipo de cozinha:galega
- Calorias por porção (kcal): 811
Ingredientes do rosbife
- 1,5 kg de carne bovina (pernil ou mandril) em pedaços grandes
- 2 cebolas
- 1 cenoura
- 3 ou 4 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- 150g de tomate esmagado
- Sal
- Pimenta preta moída
- 150 ml de vinho branco
- 1,5 litros de caldo de carne
- 1 pitada de fios de açafrão
- 1 ramo de salsa
- 1 raminho de tomilho
- 600 g de batatas para enfeitar
- Óleo para fritar
- 4 ou 5 pimentões piquillo ou 1 ou 2 pimentões assados em lata
Como fazer rosbife
Começamos a nossa receita de rosbife preparando a estrela do prato, o pernil de vitela. A primeira coisa é limpar 1,5 kg desta carne retirando o excesso de gordura e cortando-a em 4 pedaços grandes, mais ou menos iguais.
A seguir, começamos com a base do sofrito. Descasque e pique finamente 2 cebolas, 1 cenoura e 3 ou 4 dentes de alho.
Agora, unte levemente uma panela grande com 1 colher de sopa de óleo e aqueça em fogo alto. Quando estiver bem quente, sele os pedaços de carne por todos os lados até dourar bem.
Depois de selada a carne, retiramos da panela e reservamos. Adicione cerca de 3 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola junto com a cenoura até ficarem bem escalfadas.
Quando os dois vegetais estiverem bem macios, coloque o alho picado na panela, misture bem e depois acrescente 150 g de tomate amassado. Deixamos o tomate reduzir até perder toda a água, concentrando os sabores do molho.
Agora é a hora de colocar a carne de volta na panela. Tempere generosamente com sal e pimenta, acrescente 150 ml de vinho branco e deixe cozinhar em fogo alto por alguns minutos, até que o álcool evapore.
A seguir cobrimos com 1,5 litros de caldo de carne e acrescentamos 1 pitada de fios de açafrão, 1 raminho de salsa e 1 raminho de tomilho.
Com a panela meio tampada, deixamos a carne cozinhar em fogo baixo, fazendo chup-chup, por 1 hora ou uma hora e meia ou até ficar bem macia.
Enquanto a carne cozinha, aproveitamos para descascar 600 g de batatas como guarnição.
Em seguida, aqueça uma grande quantidade de óleo em fogo médio e cozinhe as batatas por cerca de 10 minutos.
A seguir aumentamos o fogo e, quando está muito quente, mas sem soltar fumaça, fritamos as batatas por alguns minutos para que formem uma crosta, o que melhorará sua textura na hora de cozinhá-las com a carne.
Quando a carne está quase pronta, colocamos as batatas na panela para que terminem de cozinhar e misture com os sucos e sabores do molho. Ajustamos sal e pimenta.
Por fim, para quem prefere um molho mais homogêneo, existe a opção de bater o molho antes de servir. Para servir, apresentamos nosso rosbife acrescentando um toque de cor com 4 ou 5 pimentões piquillo ou 1 ou 2 pimentões assados em conserva, o que proporciona um contraponto de sabor que complementa perfeitamente o rosbife.
Resumo de preparação fácil
- Limpe o excesso de gordura da carne e corte-a em 4 pedaços grandes, mais ou menos iguais.
- Descasque e pique a cebola, a cenoura e o alho
- Sele os pedaços de carne em fogo alto por todos os lados
- Retire a carne, acrescente mais azeite e refogue a cebola com a cenoura.
- Adicione o alho, misture, acrescente o tomate e deixe reduzir.
- Adicione a carne, tempere generosamente, acrescente o vinho e deixe evaporar o álcool.
- Cubra com o caldo e acrescente o açafrão, a salsinha e o tomilho.
- Deixe a carne cozinhar o chup-chup até ficar bem macia.
- Enquanto isso, descasque as batatas
- Cozinhe as batatas por 10 minutos em bastante óleo em temperatura média
- Em seguida, frite as batatas por alguns minutos em óleo bem quente.
- Quando a carne estiver quase pronta, coloque as batatas na panela, tempere com sal e pimenta e termine de cozinhar.
- Misture o molho se desejar e sirva com os pimentões.