Sushi caseiro, como fazer muito fácil e passo a passo em casa

Ele Sushi é o Especialidade gastronômica japonesa mais conhecido em todo o mundo. Porém, embora seja um dos padrões da sua culinária, seu consumo é reservado para ocasiões especiais e normalmente é apreciado preparado na hora com extremo cuidado com a qualidade e cuidado do...

Sushi casero

Ele Sushi é o Especialidade gastronômica japonesa mais conhecido em todo o mundo. Porém, embora seja um dos padrões da sua culinária, seu consumo é reservado para ocasiões especiais e normalmente é apreciado preparado na hora com extremo cuidado com a qualidade e cuidado do produto. Como anedota, um professor Sushi No Japão você deve trabalhar como aprendiz por no mínimo 10 anos para dominar a arte.

Mas não espalhe o pânico! Para que você possa preparar um bom Sushi em casa Não demorará muito porque verá como daqui a pouco poderá organizar um banquete pelo qual com certeza será parabenizado mais de uma vez.

Antes de começarmos com a receita, vamos esclarecer alguns aspectos dessa preparação tradicional japonesa.

O que é sushi

Ele Sushi É um prato tradicional japonês feito de arroz temperado com vinagre e outros ingredientes que são principalmente peixes crus e frutos do mar, embora também os encontremos marinados ou cozidos. A tudo isso devemos acrescentar também vegetais como pepino ou rabanete japonês.

Como veremos na próxima seção, existem vários tipos de Sushi e cada um tem suas peculiaridades. Embora, os cortes a fazer maki São muito fáceis de fazer, bastando cortar o peixe e o resto dos ingredientes em palitos. Deve-se notar que existem alguns regras básicas para cortar peixe para tornar o nigiri. Você verá que é muito fácil. Normalmente utilizam-se lombos de peixe e se forem grossos, como o salmão ou o atum, basta fazer rodelas de meio centímetro de espessura, retas e ligeiramente inclinadas. Para filetes finos como dourada, cavala ou peixe-manteiga, o corte deve ser feito na diagonal e com a faca num ângulo bastante inclinado. Embora sempre haja exceções, por exemplo, o unagi que é enguia grelhada, pode ser cortada tanto a direito como na diagonal sem ter que inclinar a faca.

tipos de sushi

Entre os diferentes tipos de Sushi podemos encontrar o nigiri, o mais típico, que consiste num bolinho de arroz sobre o qual é colocado um pedaço de peixe, marisco, ovo ou mesmo cogumelos. Também temos o maki, que são rolinhos de arroz envoltos em algas e com recheio no centro. Deste tipo temos também o Hosomaki, quando são pequenos e com apenas um ingrediente, e o futomaki que já têm um diâmetro considerável e com mais ingredientes. Quando o arroz está por fora e a alga dentro, eles são chamados uramaki.

Outros tipos dos mais populares são os use-o e a temaki. Ele use-o Consiste em um bolinho de arroz como os do nigiri É rodeado por um pedaço de alga e no seu interior é colocado algum tipo de tártaro ou ovas de peixe. Ele temaki É como o maki, mas em vez de formar um rolo e cortá-lo, formam-se pequenos cones com a alga e colocam-se dentro o arroz e o recheio.

Terminamos nosso tour pelos principais tipos de Sushi com o sashimi e chirashi. O primeiro são simplesmente os cortes de peixe usados ​​para nigiri servido sem arroz e o segundo é um sashimi servido em uma tigela de arroz. Mas não para por aí, existem muito mais variedades de Sushi que já fazem parte das especialidades regionais como oh (pressionando), Inari, Funa ó os Proprietários para citar alguns nomes.

Como comer sushi

Ao provar sushi, pode ser comido com as mãos ou com pauzinhos, sempre tentando fazer com que o peixe seja a primeira coisa a tocar sua língua. O arroz não é mergulhado no molho de soja, mas virado e mergulhada a fatia de peixe ou legumes. Além disso, o wasabi com soja, mas só um pouquinho é colocado no peixe. Ele gengibre em conserva que o acompanha serve para limpar o paladar. Estas fatias finas são levadas entre os diferentes sabores para poder desfrutar, desta forma, mais do sabor do Sushi. Como bebida para acompanhar O sushi costuma ser consumido com saquê, chá verde ou até cerveja.

Nigiri casero

Por fim, deixe-me dizer que para esta receita fizemos um pequena seleção de nigiri (salmão, dourada, camarão e unagi) e de maki (salmão com abacate e hosomaki de pepino). Você também tem opções mais comuns para o nigiri como o atum rabilho, o carapau, o peixe-manteiga ou a cavala (esta última marinada em vinagre durante alguns minutos) e até a omelete japonesa. Para o maki você pode fazer maki com surimi, rabanete Daikon, salmão, atum, espargos, cenoura cortada em juliana, camarão, abacate ou ainda cream cheese ou maionese, combinando vários à sua escolha ou individualmente em forma de Hosomaki. Escolha o que você mais gosta!

A propósito, deixe-me falar sobre a questão do anisakis, que é um parasita de peixes que pode causar problemas intestinais significativos se consumirmos peixes com anisakis vivos. Quando cozinhamos peixe geralmente não temos problemas, pois o calor do cozimento mata o inseto, mas para consumir peixe cru é preciso eliminá-lo. Para isso, basta congelar o peixe a uma temperatura igual ou inferior a -20 ºC e mantê-lo congelado durante 5 dias na parte mais fria do congelador (a porta não é adequada). A seguir, para obter os melhores resultados, descongelaremos lentamente o peixe na geladeira por 24 horas. E com isso tudo estaria feito. Vamos com a receita!

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 35 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo total: 2 horas
  • Rações: 4, 32 peças (16 nigiris, 8 makis e 8 hosomakis)
  • Categoria: prato principal
  • Tipo de cozinha: japonês
  • Calorias por proporção (kcal): 523

Ingredientes de sushi caseiro para 4 pessoas

Para o arroz:

  • 400 g de arroz para Sushi
  • 440 ml de água
  • 1 pedaço de alga kombu (opcional)
  • 30g de açúcar
  • 12g de sal
  • 60 ml de vinagre de arroz
Ingredientes para arroz de sushi

Para o recheio:

  • Colar de wasabi
  • 120 g de lombo de salmão (80 g para nigiri e 40g para Maki)
  • 80 g de filé de dourada
  • 80g unagi (enguia grelhada)
  • 4 camarões ou camarões cozidos
  • 2 folhas de alga nori
  • 1 pedaço de abacate
  • 1 pedaço de pepino
  • Gengibre em conserva
  • Molho de soja
Ingredientes para o recheio de sushi

Utensílios necessários para fazer sushi

  • tapete para maki bambu ou silicone

Como fazer sushi caseiro

Para preparar sushi em casa será necessário primeiro preparar o arroz e depois formar os diferentes pedaços de sushi. Nesta ocasião optamos por preparar uma seleção dos mais típicos nigiri e maki.

Como preparar arroz de sushi

A preparação de Sushi Começa cozinhando o arroz. Para isso, a primeira coisa que devemos fazer é lavar 400 g de arroz de uma variedade especial para Sushi para liberar o amido. Colocamos em uma tigela, cobrimos com água e esfregamos bem. Veremos que a água fica esbranquiçada por causa do amido. Escoamos o arroz, renovamos a água e repetimos o processo 3 a 5 vezes até sair limpo.

Lave o arroz de sushi

Depois de lavado o arroz, deixamos descansar na peneira por cerca de 1 hora para que absorva a umidade.

Descanse o arroz de sushi

Após o descanso, colocamos o arroz em uma panela ou caçarola e cobrimos com 440 ml de água. Aqui a quantidade de água é importante e deve ser respeitada. Como regra geral, adiciona-se 10% a mais do peso do arroz. Também podemos adicionar 1 pedaço de alga kombu que dará sabor, embora seja totalmente opcional.

Cozinhar arroz para sushi

Agora cobrimos o arroz e levamos ao fogo. Aquecemos em fogo médio por cerca de 7 minutos. Em seguida, baixamos o fogo e deixamos cozinhar com o vapor gerado por mais 7 minutos. Por fim, o arroz precisa descansar por cerca de 10 minutos para que fique pronto. É importante durante todo o processo manter o arroz coberto e nunca retirar a tampa, pois o que se quer é manter todo o vapor dentro, que será o que cozinhará o arroz.

Descansando o arroz de sushi cozido

Assim que o arroz descansar, podemos descobri-lo e transferi-lo imediatamente para uma tigela. Normalmente esta tigela é feita de bambu que ajuda a absorver o excesso de umidade na quantidade certa, mas na hora de fazer em casa podemos usar a tigela que temos. Acrescentamos o molho composto por 30 g de açúcar e 12 g de sal dissolvidos em 60 ml de vinagre de arroz e misturamos cuidadosamente para que fique bem integrado. Se pudermos, ao mesmo tempo que mexemos, podemos ventilar o arroz para acelerar o processo de resfriamento.

Vista e esfrie o arroz de sushi

Como fazer nigiri

Vamos com o nigiri. Com as mãos umedecidas em água, faça 16 croquetes de arroz, pesando entre 20 a 25 g cada e levemente achatados. Espalhe uma pitada de wasabi e colocamos o corte do peixe. Utilizámos 80 g de lombo de salmão (cortado em 4 fatias rectangulares), 80 g de lombo de dourada (fatiado, cortado na diagonal e com a faca inclinada), 80 g de enguia (em 4 pedaços) e 4 camarões cozidos (descascados) . , com a cauda e aberta ao meio). Protegemos estes dois últimos com tiras de algas marinhas.

Preparação dos diferentes nigiri

Como fazer maki

Para tornar o maki Vamos precisar de 1 folha e meia de alga nori inteira para o Hosomaki. A forma de proceder em ambos os casos é a mesma. Colocamos as algas sobre a esteira e distribuímos uma fina camada de arroz (cerca de 120 g para a versão normal e 60 g para a versão normal). Hosomaki), deixando 1 a 2 cm livres até a borda. Espalhamos uma faixa de wasabi no centro do arroz e coloque o recheio. Fizemos 2 tipos de maki, um com 40 g de salmão cortado em palitos e um pedaço de abacate em tiras e o fino, o hosomakicom 1 tira de pepino.

Fazendo o maki

Para enrolar seguramos a parte de trás da esteira com os polegares, com os dedos seguramos o recheio para que não se mova e juntamos as duas bordas superior e inferior do arroz. Pressionamos bem, enrolamos um pouco para terminar de dar forma e por fim umedecemos a borda para que não saia.

Role o maki

Para finalizar, cortamos o maki em 8 porções iguais. O mais fácil é usar uma faca bem afiada para primeiro cortar ao meio, depois cada metade ao meio e assim sucessivamente até obter 8 pedaços. E agora podemos servir todos os Sushi com gengibre em conserva, wasabi e molho de soja.

Corte o maki

Resumo de preparação fácil

  1. Para o arroz de sushienxágue o arroz várias vezes até que a água saia limpa
  2. Escorra e deixe o arroz descansar por 1 hora.
  3. Coloque o arroz numa panela com a água e opcionalmente o pedaço de kombu
  4. Tampe e cozinhe em fogo médio por 7 minutos, em fogo baixo por mais 7 minutos e deixe descansar por 10 minutos.
  5. Transfira para uma tigela, acrescente o açúcar previamente dissolvido, o sal e o molho de vinagre de arroz e mexa cuidadosamente para esfriar.
  6. Para o nigiri, forme 16 croquetes de arroz, espalhe com um pouco wasabi e arrume o corte do peixe por cima
  7. Para o maki, coloque as algas na esteira, espalhe uma fina camada de arroz sem chegar à borda, espalhe um pouco wasabi no centro e coloque o recheio
  8. Enrole o maki segurando o recheio e juntando as bordas do arroz, umedeça a borda para fechá-lo
  9. Corte o maki em 8 fatias iguais e sirva o sushi com gengibre em conserva, wasabi e molho de soja

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

Tendo o macarrão como protagonista, podemos fazer receitas tão deliciosas e simples como o macarrão de arroz com camarão ou...

A torta de escorpião é uma prato tradicional da gastronomia espanhola muito popular nas regiões do norte da Cantábria, Astúrias...

Existem poucas receitas tão simples e de aparência tão atraente quanto a de torta de atum com pão fatiado que...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *