A torta de escorpião é uma prato tradicional da gastronomia espanhola muito popular nas regiões do norte da Cantábria, Astúrias e País Basco. Servido como aperitivo ou entrada, não há mesa que não o tenha proposto em festas, comemorações e todo tipo de ocasiões especiais.
O peixe-escorpião é um peixe também conhecido por outros nomes como peixe-escorpião, peixe-escorpião ou rascacio e atualmente é um peixe-rocha muito apreciado pelo seu intenso sabor a marisco. Porém, no passado, dada a dificuldade de consumo, era um peixe que era guardado pelos pescadores e servia principalmente para fazer caldo.
Foi só na década de 70 que Esta iguaria foi popularizada por Juan Mari Arzak, renomado chef espanhol, proprietário do restaurante Arzak em San Sebastián e considerado um dos principais expoentes da nova cozinha basca. Desde então, o bolo de escorpião tornou-se muito popular não só nas regiões da costa cantábrica, mas também noutras partes de Espanha e chegou mesmo a ultrapassar as nossas fronteiras.
Tomando como base outras receitas semelhantes com outros peixes, Arzak refinou um bolo à base de escorpião desfiado, eliminando assim as dificuldades que o tornavam pouco atrativo mas permitindo o máximo aproveitamento do seu sabor, obtendo um prato digno de uma mesa de alta gastronomia. Além disso, você verá que é super simples. Vamos em frente!
Informações da receita
- Tempo de preparação: 20 minutos
- Tempo de cozimento: 1 hora
- Tempo total: 1 hora e 20 minutos (mais o tempo de descanso na geladeira)
- Rações: 8
- Categoria: entrada
- Tipo de cozinha: bacia
- Calorias por proporção (kcal): 361
Ingredientes para bolo de escorpião
Para cozinhar o peixe-escorpião:
- 1 alho-poró
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- Sal
- 1 cabra limpa pesando de 1 kg a 1,5 kg
Para o bolo:
- 6 ovos médios
- 200g de tomate esmagado
- 200 ml de creme de cozinha
- Pimenta preta da terra
A seu serviço:
Utensílios necessários
- Forma retangular para bolo medindo 9 x 24 cm
- Prato próprio para forno que se adapta ao molde anterior
Como fazer bolo de escorpião
Começamos aquecendo uma grande quantidade de água em uma panela grande. Acrescentamos 1 alho-poró picado, 1 cebola e 1 cenoura, bem como 1 folha de louro e 1 raminho de salsa. Tampe e quando levantar fervura deixe cozinhar por cerca de 10 minutos para que os sabores se misturem bem.
Após esse tempo, coloque na panela meia colher de sopa de sal e 1 escorpião limpo de 1 kg a 1,5 kg, tampe e, assim que começar a ferver novamente, desligue o fogo. Deixamos o peixe repousar 15 minutos para que cozinhe apenas com o calor residual. Assim estará no ponto.
A seguir, retiramos o peixe-escorpião do caldo e procedemos à desfiação, retirando a pele e tomando especial cuidado para retirar todas as espinhas. Podemos reaproveitar o caldo em outra receita.
Depois de desfiado o escorpião, pré-aquecemos o forno a 180ºC. Enquanto isso, coloque o peixe na tigela do processador de alimentos ou liquidificador, junto com 6 ovos médios. Este será o início da nossa mistura para bolo.
Agora é a hora de adicionar também 200 g de tomate amassado e 200 ml de creme líquido. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata tudo até obter uma mistura homogênea e sem grumos.
A seguir, transferimos a mistura para uma forma retangular, previamente forrada na base com um retângulo de papel manteiga para ajudar a desenformar. Colocamos a forma dentro de uma fonte, aquecemos 1 litro de água e quando ferver colocamos dentro da forma para cozinhar o bolo em banho-maria.
Cobrimos a forma com papel manteiga e papel alumínio e levamos ao forno previamente pré-aquecido. Assamos 45 minutos a 160 ºC e, para finalizar, elevamos a temperatura para 180 ºC e deixamos assar por mais 15 minutos.
Passado o tempo de cozimento, tiramos o bolo do forno, deixamos perder um pouco de calor, passamos uma pequena faca nas laterais da forma para soltá-lo e desenformamos com cuidado virando-o no prato. Colocamos na geladeira por cerca de 4 horas até ficar bem frio.
Por fim, servimos a nossa deliciosa torta de escorpião com biscoitos ou pão torrado e acompanhada de maionese caseira ou molho rosa, ou ambos, dependendo da nossa preferência.
Resumo de preparação fácil
- Aqueça o alho francês picado, a cebola e a cenoura em bastante água com o louro e a salsa e cozinhe durante 10 minutos.
- Adicione o sal, o escorpião, tampe, desligue o fogo quando começar a ferver e deixe descansar por 15 minutos.
- Destrua o peixe-escorpião
- Na tigela do processador de alimentos ou batedeira, coloque o peixe-escorpião junto com 6 ovos.
- Adicione também as natas e o tomate, tempere com sal e pimenta e misture.
- Transfira para uma forma retangular com o fundo forrado com papel manteiga e coloque na fonte com água quente.
- Leve ao forno, coberto com papel manteiga e papel alumínio, por 45 minutos a 160ºC e 15 minutos a 180ºC.
- Desenforme e deixe esfriar na geladeira
- Sirva com biscoitos, maionese ou molho rosa