Nesta ocasião trazemos-lhe um dos pratos mais apreciados de Marrocos. É sobre o bolo (bastela), também conhecido como pílula (bastilha), cujo nome vem do termo espanhol pastel. No entanto, esta não é a típica torta de frango. É mais um bolo que parece uma massa folhada quando se usa várias camadas de massa filo (aquela massa que fica quase tão fina quanto papel). O recheio é feito com um ensopado de frango com muita cebola, aromatizado com uma mistura mourisca de especiarias e um toque doce de amêndoas com canela.
O pastel de frango marroquino é um preparo imprescindível em muitas celebrações, principalmente em casamentos, onde tradicionalmente é consumido antes do prato principal. É muito comum fazer com pombo, além de frango. Existem outras variantes em todo o Magreb como legumes, com carne picada, com queijo ou mesmo com marisco, apenas em versões doces com mel e frutas. Mas não vamos nos desviar do assunto e passar a preparar esta torta de frango.
Informações da receita
- Tempo de preparação: 30 minutos
- Tempo de cozimento: 1 hora
- Tempo total: 1 hora e 30 minutos
- Rações: 8 (2 bolos)
- Categoria: entrada
- Tipo de cozinha: marroquino
- Calorias por porção (kcal): 659
Ingredientes de torta de frango marroquina para 8 pessoas
Para o ensopado de frango:
- 800 g de frango (pode ser 1 frango inteiro, picado ou em pedaços separados como coxas)
- 1kg de cebola
- 1 colher de sopa de açafrão
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- ½ colher de sopa de canela
- 1 colher de chá de pimenta preta moída
- ½ colher de sopa de sal
- 7 ou 8 fios de açafrão
- 1 ramo de salsa fresca
- 1 maço de coentro fresco
- 100 ml de azeite
- 4 ovos grandes ou 5 médios
Para o recheio de amêndoa:
- 250 g de amêndoas descascadas
- Óleo para fritar
- 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (mais um pouco para decoração)
- 1 colher de sopa de canela (mais um pouco para decorar)
- 1 ou 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
Para montar o bolo:
- 12 folhas redondas de massa filo
- 50g de manteiga
Utensílios necessários
- Molde circular com 22 cm de diâmetro (apenas para modelar)
Como fazer torta de frango marroquina
Começamos limpando e retirando a pele de 800 g de frango. Você pode usar um frango inteiro picado, embora recomendamos usar coxas de frango porque são bastante suculentas. Colocamos o frango em uma panela ou frigideira com tampa.
Em seguida, descascamos e cortamos 1 kg de cebola bem fininho e colocamos na panela. Além de servir de base para estufar o frango, servirá posteriormente de base para um dos recheios. É por isso que precisamos de tanta cebola.
Agora colocamos os temperos mouriscos na panela. Precisaremos de 1 colher de sopa de açafrão, 1 colher de sopa de gengibre em pó, ½ colher de sopa de canela, 1 colher de chá de pimenta preta moída e ½ colher de sopa de sal, embora este último possa ser ajustado a gosto. Adicionaremos também uma pitada de açafrão, cerca de 7 ou 8 fios.
Pegamos um ramo de salsa e outro ramo de coentro, lavamos e secamos muito bem, retiramos o caule e cortamos as folhas. Esses dois também vão para dentro do pote.
Adicione 100 ml de azeite e misture bem. Aquecemos e cobrimos. Não é necessário adicionar água, pois o frango cozinhará no próprio suco.
Cozinhe o frango com a tampa, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos ou mais, até ficar macio. Podemos verificar isso. Quando esfarela facilmente, já está pronto.
Retiramos o frango da caçarola e deixamos esfriar. Aumentamos um pouco o fogo e deixamos o molho do frango reduzir até ficar bem grosso. Por ter tanta cebola, o molho terá uma consistência bastante xaroposa.
Desligamos o fogo e acrescentamos cerca de 4 ovos grandes ou 5 pequenos ao molho reduzido. Você tem que adicioná-los um de cada vez, mexendo bem e integrando completamente antes de adicionar o próximo. Nós reservamos.
Assim que conseguirmos manusear o frango sem nos queimar, vamos desossá-lo e esmigalhá-lo. Faremos em tiras, não precisam ser muito pequenas, mas também não precisam ser pedaços muito grandes. Nós reservamos de qualquer maneira.
O próximo passo é pegar cerca de 250 g de amêndoas já descascadas, aquecer um pouco de óleo para fritar em uma frigideira e fritar as amêndoas até ficarem levemente douradas, não exagere. Escoamos e deixamos repousar sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Podemos reservar um punhado para decoração.
Agora colocamos as amêndoas no processador de alimentos, ou no acessório picador da batedeira, e adicionamos 2 colheres de açúcar de confeiteiro e 1 colher de canela. Nós moemos um pouco. Não é necessário fazer farinha, mesmo que restem pedaços vai ficar bem, isso vai dar um toque crocante. Fora do picador, misturamos com 1 ou 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira, quantidade a gosto.
É hora de formar os bolos. Com as quantidades desta receita obteremos 2 unidades com cerca de 22 cm de diâmetro, que são perfeitas como entrada para 8 pessoas. A primeira coisa que devemos fazer para formar o primeiro é derreter 50 gramas de manteiga e pintar com ela cerca de 3 folhas de massa filo. Com essas folhas vamos forrar a base do molde, embora deva sobrar o suficiente para as paredes, como pode ser visto na foto.
Colocamos uma camada com o recheio de cebola e ovo que havíamos reservado. Pegamos a metade e distribuímos bem na base.
Depois vamos adicionar também metade do frango desfiado e distribuir igualmente sobre a base do bolo, compactando para que não fique muito grosso.
Por fim, polvilharemos metade da mistura de amêndoas moídas com açúcar e canela.
Para fechar o bolo, primeiro dobramos o excesso de folhas que revestem a forma em direção ao centro. Em seguida, colocamos 2 folhas de massa filo untadas com manteiga e viramos. Dobramos e por fim cobrimos novamente com outra assadeira untada com manteiga. No total utilizamos 6 folhas de massa filo por torta (12 no total). Eles têm que se parecer com uma omelete de batata.
Pintamos a face externa com mais manteiga derretida. Repetimos o processo para formar o outro bolo e assamos os dois bolos por 30 minutos a 180 ºC, aquecendo para cima e para baixo, em altura média, até dourarem, mas sem queimar.
Retiramos com cuidado os bolos do forno para que não quebrem, colocamos em travessas e decoramos com açúcar de confeiteiro, alguns desenhos feitos com uma pitada de canela e amêndoas fritas se os tivéssemos reservado. Servimos quente ou morno.
Resumo de preparação fácil
- Coloque o frango em uma panela ou panela
- Adicione a cebola picada
- Polvilhe as especiarias
- Adicione coentro picado e salsa a gosto
- Despeje o azeite e misture bem
- Cozinhe em fogo médio com a panela tampada por cerca de 30 minutos.
- Retire o frango e reduza o molho
- Fora do fogo, acrescente os ovos um a um ao molho.
- Desfie o frango
- Frite as amêndoas com um pouco de azeite, escorra e deixe repousar sobre papel
- Moa as amêndoas com o açúcar de confeiteiro e a canela e acrescente a água de flor de laranjeira.
- Derreta a manteiga, pinte 3 folhas de massa filo e forre a forma
- Espalhe metade do recheio de cebola e ovo na base.
- Por cima coloque metade do frango desfiado e compacte
- Polvilhe com metade da mistura de amêndoa moída
- Dobre as pontas da massa filo para o centro, cubra com duas folhas de massa untadas com manteiga, vire e novamente, cubra por cima com outra folha untada com manteiga
- Pincele a superfície com mais manteiga, repita o processo com o outro bolo e leve ao forno por 30 minutos a 180ºC.
- Decore com açúcar de confeiteiro, uma pitada de canela e, se desejar, algumas amêndoas. Sirva morno ou quente