Adoçantes substitutos do açúcar

Adoçantes substitutos do açúcar Os adoçantes naturais e artificiais tornaram-se uma ótima alternativa ao açúcar. Estes são os adoçantes mais populares que você pode encontrar no mercado. Por Santiago Campillo 20 de dezembro de 2023 O que são adoçantes Tipos de adoçantes Estévia Eesteviosídeo: Foi...

Azúcar junto a diferentes edulcorantes



Adoçantes substitutos do açúcar

























Os adoçantes naturais e artificiais tornaram-se uma ótima alternativa ao açúcar. Estes são os adoçantes mais populares que você pode encontrar no mercado.

Por Santiago Campillo

20 de dezembro de 2023

O que são adoçantes

Tipos de adoçantes

Estévia

  • Eesteviosídeo: Foi um dos primeiros glicosídeos identificados na estévia e é responsável por uma parcela significativa de sua doçura. Embora seja muito doce, tem um sabor ligeiramente amargo.
  • Rebaudiosídeos (A, B, C, D, E e outros): Trata-se de uma série de compostos relacionados que variam ligeiramente em sua estrutura química. O rebaudiosídeo A é particularmente notável por ser o componente mais doce e ter o sabor menos amargo, tornando-o altamente desejável para uso em alimentos e bebidas.
  • Dulcosídeo A: Outro glicosídeo de esteviol presente nas folhas de estévia, embora em menor quantidade.

Aspartame

Sucralosa

Sacarina

Xilitol

Eritritol

Eritritol

Efeitos colaterais dos adoçantes

Dores de cabeça

Possíveis reações alérgicas

Problemas digestivos

  • A sucralose, embora geralmente bem tolerada, em algumas pessoas pode causar gases, inchaço ou diarréia.
  • O xilitol e o eritritol podem ser mal absorvidos pelo intestino delgado e fermentar, graças às bactérias do cólon, causando sintomas como inchaço, gases e diarreia. O eritritol tende a ser melhor tolerado que o xilitol.

Sabor residual ou sensações de sabor estranho

  • A sacarina causa sabor metálico mais perceptível em concentrações mais altas e pode ser desagradável para alguns consumidores.
  • A estévia, no entanto, pode variar ligeiramente amargo a metálicodependendo da concentração e formulação do produto, mas não tão intensamente quanto a sacarina.

Alterações na microbiota intestinal

Efeitos no controle do açúcar no sangue

Qual é o adoçante mais saudável

  • Para controle de calorias e perda de peso, são frequentemente utilizados estévia, aspartame, sucralose e sacarina, muitas vezes pela popularidade, mas também devido a evidências científicas que apontam para resultados positivos com seu uso.
  • Para ajudar na saúde bucal costuma-se usar xilitol e eritritol, já que não são fermentáveis ​​por microrganismos. O xilitol, em particular, mostra evidências de ser benéfico para a saúde dos dentes e é utilizado em inúmeros doces e guloseimas.
  • A estévia e o eritritol são frequentemente recomendados para pessoas com diabetes devido ao seu baixo impacto nos níveis de glicose no sangue, tornando-os adequados para pessoas com diabetes. O aspartame e a sacarina também têm sido considerados opções viáveis, pois têm pouco ou nenhum efeito sobre o açúcar no sangue.
  • Entre o eritritol e o xilitol, o primeiro costuma ser escolhido por apresentar menos efeitos digestivos adversos.

Anterior

pudim de NatalSeguindo

Restaurantes da Cantábria com Estrelas Michelin 2024

Artigos Recomendados

Toranja: o que é, benefícios e como tomar Com ou sem sementes. Em tom amarelo ou rosa. E sempre, um...

Bagas de Goji: o que são, propriedades e como ingeri-las Quais propriedades as bagas de Goji têm? Como eles podem...

Borragem: o que é, para que serve e propriedades @resu20 A borragem é antiinflamatória, anti-resfriado, antioxidante e a aliada perfeita...

Receitas Recentes

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *