Café: o que é, história, benefícios e contraindicações

Café: o que é, história, benefícios e contraindicações Paula Caeiro Torrado, natural, lavado, da variedade Arábica ou Robusta, bebido em gole ou em cappuccino longo. O café é uma eminência gastronómica que moldou a história da humanidade e que, na medida certa, estimula a nossa...

Café, beneficios y propiedades



Café: o que é, história, benefícios e contraindicações

























Paula Caeiro

Torrado, natural, lavado, da variedade Arábica ou Robusta, bebido em gole ou em cappuccino longo. O café é uma eminência gastronómica que moldou a história da humanidade e que, na medida certa, estimula a nossa mente, protege o nosso fígado, o nosso coração e a nossa saúde mental.

Por Laia Shamirian

21 de agosto de 2023

O que é café

Origem e história do café

Grãos de café na árvore de café

Tipos e variedades de café

Tipos de café de acordo com a variedade botânica: Arábica e Robusta

  • Café Arábica: A espécie de cafeeiro Café arábica Cresce entre 500 e 2.000 metros de altitude. Seu resultado é mais ácido e macio no paladar que o robusta. Contém aproximadamente 1-2% de cafeína e o formato do grão é alongado e de cor clara. É considerada uma variedade menos comum. Os principais países produtores desta variedade são Brasil, Colômbia, Etiópia e Honduras e ela pode ser encontrada lavada e seca.
  • Café Robusta: A variedade do cafeeiro Café caneophora Ela cresce em uma ampla variedade de altitudes e pode ser cultivada a partir do nível do mar. Pode crescer em ambientes mais úmidos que o Arábica e é resistente a pragas. Em suma, acaba por ser uma variedade muito mais fácil de cultivar, o que reduz o custo de produção e venda. O grão robusta é arredondado e menor que o grão arábica, contém 4% de cafeína e os cafés resultantes são considerados mais voluptuosos. Os principais produtores são Vietnã, Brasil e Indonésia.

Tipos de café de acordo com o processamento (natural, lavado e mel)

  • Café natural ou seco: O grão de café natural ou seco é obtido desidratando o fruto inteiro com as sementes em seu interior. Desta forma, a fermentação é realizada com a presença de toda ou grande parte da polpa do fruto, bem como da mucilagem, camada que envolve o grão. Com este método obtêm-se cafés menos ácidos, mais doces e mais homogêneos do que com o método lavado.
  • Café Lavado: O café lavado difere do café natural porque o processo de separação do fruto e da mucilagem é realizado antes da fermentação em tanques de água. Esse processo realça as nuances do grão e é considerado o preparo mais adequado para as categorias superiores de café. Destaca-se pela acidez e pelas notas particulares do terreno e clima em que o grão cresce.
  • Mel ou café semi-lavado: A variedade de café com mel é uma etapa intermediária entre o café natural e o café lavado. Os grãos são separados da fruta, como ocorre no caso da lavagem. A diferença é que a mucilagem é preservada e é utilizada metade da água usada no processo de lavagem. O resultado é um café muito equilibrado entre acidez, amargor e doçura proporcionados pela mucilagem. Entre suas vantagens está a economia de água e a possibilidade de explorar sabores intrínsecos do grão com base organoléptica mais agradável ao paladar da maioria dos consumidores.

Tipos de café de acordo com a torra

Tipos de café de acordo com o modo de preparo

Café expresso

Propriedades e benefícios do café

Pode ajudar a perder peso

Recomendado para treinamento

Ajuda a combater a constipação

Tem efeito anticariogênico

Adequado para cuidar do coração

Ideal para cuidar do fígado

Bom para prevenir e tratar Parkinson, Alzheimer e desempenho cognitivo

É antioxidante, fonte de vitaminas e minerais

Ingredientes do coquetel de café escocês

Contra-indicações do café

Causa insônia e problemas de sono

Cria ansiedade, irritabilidade, estresse e nervosismo

Aumenta a pressão arterial

Pode aumentar o colesterol LDL

Café, azia e problemas gástricos

Cria manchas nos dentes

Servindo tiramisu

Quantos cafés você pode beber por dia

Café: usos e receitas culinárias

Anterior

Manga lassiSeguindo

ovo grelhado

Artigos Recomendados

Toranja: o que é, benefícios e como tomar Com ou sem sementes. Em tom amarelo ou rosa. E sempre, um...

Adoçantes substitutos do açúcar Os adoçantes naturais e artificiais tornaram-se uma ótima alternativa ao açúcar. Estes são os adoçantes mais...

Bagas de Goji: o que são, propriedades e como ingeri-las Quais propriedades as bagas de Goji têm? Como eles podem...

Receitas Recentes

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *