¿Qué es el seitán y qué beneficios tiene esta ‘carne vegetal’?

Ele seitantambém conhecido como “carne vegetal” tornou-se popular como uma excelente alternativa à carne nas dietas vegetarianas e veganas, tornando-se um substituto ideal para quem procura reduzir ou eliminar o consumo de produtos de origem animal. Além disso, o seitan tem sido usado há séculos...


Ele seitantambém conhecido como “carne vegetal” tornou-se popular como uma excelente alternativa à carne nas dietas vegetarianas e veganas, tornando-se um substituto ideal para quem procura reduzir ou eliminar o consumo de produtos de origem animal. Além disso, o seitan tem sido usado há séculos em cozinha asiáticaespecialmente em China sim Japão.

O que é seitan?

Ele seitanum alimento preparado a partir proteína de trigotem um textura e aparência de carne. O glúten é separado do amido por meio de um processo de lavagem e depois cozido em caldo, que tradicionalmente contém alga kombu, molho de soja e gengibre. Obtém-se uma massa sólida, que pode ter diversos formatos, que depois é cortada e cozida de diversas formas.

Quanto ao seu textura, lembra um pouco carne, mais parecido com um bolo de carne; e o sabor é suave, fica com um pouco do sabor da alga kombu e do molho de soja, e se fizermos em casa podemos adicionar temperos para dar sabores diferentes.

A origem deste alimento é asiática, é uma preparação moderna de alimentos tradicionais à base de glúten da Cozinha japonesa sim cozinha chinesa.

Como já dissemos, é um alimento utilizado em dietas veganas e vegetarianas porque É uma importante fonte de proteína vegetalmas como veremos a seguir eles são Proteínas de baixa qualidade porque não contêm todos os aminoácidos essenciais. Isso não significa que o seitan seja ruim, mas para tomá-lo como substituto da proteína animal devemos combiná-lo com outros alimentos. Mas vamos ver detalhadamente suas propriedades nutricionais.

O que é Seitan

Leia também

Receta De Pan Bao

Pan Bao (como fazer Gua Bao cozido no vapor)

Propriedades do seitan, carne vegetal

Do ponto de vista nutricional, é seitan é um cerealjá que é feito com glúten de trigo.

É um alimento muito rico em proteínas, aproximadamente 25 g por 100 g de produto, bem acima do tofu ou tempeh, outros alimentos considerados “carnes vegetais”. Mas as proteínas seitan são de baixo valor biológico, porque não contêm todos os aminoácidos essenciaisque são os aminoácidos que nosso corpo não consegue produzir e precisa retirar dos alimentos.

Almôndegas de Seitan - O que é Seitan e quais os benefícios dessa 'carne vegetal'?Almôndegas de Seitan - O que é Seitan e quais os benefícios dessa 'carne vegetal'?

O glúten de trigo é baixo em lisina, e considera-se que se apenas um dos aminoácidos essenciais estiver deficiente em nossa dieta, a eficiência na utilização dos demais também fica comprometida. Isto não significa que o seitan não seja bom ou nutritivo, ou um bom substituto para proteínas animais, pois é suficiente complemente com um alimento rico em lisinacomo o leguminosas.

Mas o benefícios do seitan Eles não terminam com seu alto teor de proteínas; é baixo em gordorico em minerais como cálcio (especialmente se você comprar já pronto), oferece energia e é de fácil digestão.

É provável que a maior vantagem do seitan sobre outros alimentos vegetarianos seja que, graças à sua textura, pode ser utilizado em receitas veganas quando queremos nos preparar pratos que faríamos com carne, porque ele pode revestido, grelhado, assado, com molhoda mesma forma que faríamos com a carne.


Leia também

Receitas veganas fáceis

Receitas veganas fáceis para o seu menu diário

Propriedades nutricionais do seitan

Ele seitan É valorizado não só pela sua versatilidade culinária, mas também pelo seu perfil nutricional. Aqui detalho as principais propriedades do seitan:

Alto teor de proteína

Seitan é um excelente fonte de proteína. Para cada 100 gramas, o seitan contém aproximadamente 25 gramas de proteína. Esta é uma das razões pelas quais o seitan é tão popular entre atletas e pessoas que procuram fontes alternativas de proteína à carne, como vegetarianos e veganos.

Baixo teor de gordura e calorias

Outra vantagem do seitan é o seu baixo teor de gordura e calorias. Este alimento contém menos de 2 gramas de gordura por 100 gramas, o que o torna ideal para dietas com baixo teor de gordura. Além disso, seu baixo teor calórico (cerca de 120 calorias por 100 gramas) o torna uma opção adequada para quem busca controlar o peso.

Fonte mineral

Seitan é uma boa fonte de minerais como ferro e a futebol. Ele ferro É essencial para a formação de glóbulos vermelhos e para a prevenção da anemia, enquanto o futebol É essencial para a saúde óssea. Embora o seitan não contenha estes minerais em quantidades tão elevadas como algumas carnes e produtos lácteos, a sua inclusão numa dieta equilibrada pode contribuir para a ingestão diária recomendada.

Baixo teor de carboidratos

Para quem segue uma dieta baixa em carboidratos, o seitan é uma ótima opção. Contém cerca de 5 gramas de carboidratos por 100 gramas, o que o torna adequado para pessoas que buscam reduzir a ingestão de carboidratos sem sacrificar a ingestão de proteínas.


Leia também

Como fazer seitan caseiro

Como fazer seitan caseiro, a carne vegetal que vai te conquistar

Benefícios para a saúde do seitan

O consumo de seitan pode proporcionar vários benefícios à saúde, especialmente quando incluído como parte de uma dieta balanceada:

Saúde cardiovascular

Devido ao seu baixo teor de gordura e ausência de colesterol, o seitan é benéfico para a saúde cardiovascular. A substituição de proteínas animais por seitan pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas.

Adequado para diabéticos

Devido ao seu baixo teor de carboidratos e açúcares, o seitan é uma opção adequada para pessoas com diabetes, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue estáveis.

Manutenção da massa muscular

A alta concentração de proteína do seitan é benéfica para a manutenção e desenvolvimento da massa muscular. Isto é especialmente importante para atletas, idosos e aqueles em processos de recuperação física.

controle de peso

Graças ao seu baixo teor calórico e alto teor de proteínas, o seitan pode ajudar no controle de peso. A proteína aumenta a sensação de saciedade, o que pode reduzir o apetite e prevenir o consumo excessivo de calorias.

Diferenças entre seitan, tofu e tempeh

São três alimentos normalmente utilizados nas dietas veganas e vegetarianas como “substituto” da carne, mas apresentam algumas diferenças. O primeiro e principal é que o seitan é feito de glúten de trigoe portanto compartilha propriedades deste cereal, porém o tofu e a tempeh deriva do militaresentão eles compartilham propriedades desta leguminosa.

Tofu Frito com Salsa TeriyakiTofu Frito com Salsa Teriyaki

Ele tofu É feito com soja, água e um solidificante ou coagulante (geralmente são usados sulfato de cálcio, cloreto de magnésio ou cloreto de cálcio, resultando em diferentes texturas e consistências).

Ele tempeh é produzido a partir do fermentação de soja com fungo. Ambos os alimentos, por serem derivados da soja, contêm uma boa porcentagem de proteína e um aminograma completo. O que isso significa? Que contém todos os aminoácidos essenciaisnas quantidades recomendadas.

Portanto, seitan contém maior proporção de proteínas, mas elas não estão completas (falta lisina, que podemos incorporar com leguminosas), porém tofu e tempeh ter menor proporção de proteínas, mas estas são completas.


Leia também

Receitas com Tofu

7 receitas fáceis com TOFU (e propriedades deste alimento)

Receita de Tempeh Marinado com Molho Teriyaki

Tempeh marinado com molho teriyaki (receita vegana fácil)

Quanto ao sabor e consistência, já falamos do seitan. Ele tofu é mais parecido com um queijo fresco e praticamente não tem sabor; ele tempeh É muito particular, a sua consistência é firme e granulada e o seu sabor é marcado, entre cogumelos e nozes. Definitivamente como substituto da carne, seitan É o que mais lembra pela consistência, claro que não pelo sabor.

Outro alimento frequentemente utilizado como substituto da carne é soja texturizadaencorajamos você a experimentar também estas receitas:


Leia também

Receitas de Soja Texturizada

Receitas com soja texturizada (o que é e como cozinhar com soja texturizada)

Como incluir seitan em sua dieta

O Seitan pode ser preparado de várias maneiras e adapta-se bem a vários pratos. aqui estão alguns exemplos:

  • Frito: O seitan pode ser cortado em tiras e salteado com legumes e molhos para criar pratos rápidos e nutritivos.
  • Ensopados e sopas: Adicionar seitan aos seus ensopados e sopas pode aumentar o teor de proteínas destes pratos sem adicionar gordura.
  • Grelhado: O Seitan pode ser marinado e grelhado como a carne, sendo perfeito para churrascos.

Perguntas frequentes sobre seitan

O seitan é adequado para celíacos?

Não, o seitan não é adequado para celíacos ou pessoas com sensibilidade ao glúten, pois é feito de glúten de trigo, que é justamente a proteína que devem evitar.

Onde você pode comprar seitan?

O Seitan pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados com seções vegetarianas e veganas e lojas online especializadas. Também é possível fazer seitan caseiro facilmente.

Como você preserva o seitan?

Seitan deve ser guardado na geladeira, de preferência em recipiente hermético. Pode durar até uma semana. Se quiser conservá-lo por mais tempo, pode congelá-lo.

Seitan contém soja?

O seitan puro não contém soja, embora alguns produtos comerciais possam combinar glúten de trigo com soja. É importante ler os rótulos se você tiver alergias ou restrições alimentares relacionadas à soja.

Ele seitan É um alimento nutritivo e versátil que pode ser um excelente complemento para dietas vegetarianas sim vegano, bem como para quem busca reduzir o consumo de carne. Com seu alto teor de proteínas, baixo teor de gordura e carboidratos e seu conteúdo mineral, o seitan não é apenas saudável, mas também fácil de incorporar em uma variedade de pratos.


Leia também

Receitas Vegetarianas para Almoço ou Jantar

+50 ideias de receitas vegetarianas para almoço ou jantar

Receitas veganas fáceis

Receitas veganas fáceis para o seu menu diário

Como você vê, o seitan É um alimento com numerosos propriedades benéficas para a saúde e uma excelente opção para quem procura alternativas à carne na alimentação.



Source link

Artigos Recomendados

Toranja: o que é, benefícios e como tomar Com ou sem sementes. Em tom amarelo ou rosa. E sempre, um...

Adoçantes substitutos do açúcar Os adoçantes naturais e artificiais tornaram-se uma ótima alternativa ao açúcar. Estes são os adoçantes mais...

Bagas de Goji: o que são, propriedades e como ingeri-las Quais propriedades as bagas de Goji têm? Como eles podem...

Receitas Recentes

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *