Spirulina: o que é, propriedades e como tomar

Spirulina: o que é, propriedades e como tomar A espirulina é um dos suplementos alimentares da moda. Ajudamos você a descobrir o que é e quais são seus benefícios, contra-indicações ou formas de incorporá-lo à sua alimentação. Por Santiago Campillo 19 de abril de 2024...

Polvo de espirulina y cápsulas para el consumo



Spirulina: o que é, propriedades e como tomar

























A espirulina é um dos suplementos alimentares da moda. Ajudamos você a descobrir o que é e quais são seus benefícios, contra-indicações ou formas de incorporá-lo à sua alimentação.

Por Santiago Campillo

19 de abril de 2024

O que é espirulina e para que serve?

Origem e história da espirulina

Líquido com alta porcentagem de espirulina

Valor nutricional da espirulina

  • Proteínas: Constitui aproximadamente 57% do peso seco, embora este valor possa variar entre 51% e 71%. A Spirulina é reconhecida pelo seu alto teor de proteínas, o que a torna particularmente valiosa para vegetarianos e veganos.
  • Carboidratos: Representam entre 8% e 14% de sua composição e apresentam-se principalmente na forma de polissacarídeos.
  • Lipídios: Aproximadamente 6% do peso seco, embora esta percentagem possa variar. A quantidade e a composição dos lipídios podem mudar dependendo das condições de cultivo, como luz e nitrogênio. Em condições de pouca luz, a espirulina pode aumentar o seu conteúdo lipídico como reserva energética.
  • Calorias: 100 gramas de espirulina fornecem cerca de 290 quilocalorias.
  • Vitaminas: É especialmente rico em diversas vitaminas B, com tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3) fornecendo uma elevada percentagem do valor diário recomendado.
  • Minerais: A espirulina é uma fonte rica em ferro e manganês, excedendo em muito o valor diário recomendado.
  • Ácidos graxos: Inclui ácidos graxos importantes, como ácido gama-linolênico, ácido alfa-linolênico e ácido linoléico. Embora pesquisas anteriores sugerissem a presença de DHA e EPA, estudos mais recentes indicam que os níveis destes ácidos graxos ômega-3 podem ser insignificantes.

Propriedades e benefícios da espirulina

Fornece energia ao corpo

Tratamento para anemia

Promove perda de peso

  • Antioxidante: Alega-se que a espirulina tem propriedades antioxidantes devido ao seu conteúdo vitamínico e mineral que pode ajudar a combater os radicais livres. Não existem evidências clínicas suficientes a este respeito, embora seja verdade que contém este tipo de substâncias.
  • Regulação da pressão arterial e colesterol: Alguns estudos sugerem que a espirulina pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e a pressão arterial, embora esses benefícios precisem de mais pesquisas para serem confirmados.
  • Antialérgico: O uso da espirulina para aliviar os sintomas da rinite alérgica tem sido investigado, com resultados promissores em alguns pequenos estudos. No entanto, estes permanecem anedóticos até agora.
  • Diabetes: A espirulina foi estudada como um possível agente para controlar a glicose em pessoas com diabetes, mas a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos rejeitou estas alegações por falta de provas conclusivas em 2013.
  • HIV: Também foi investigado como suplemento nutricional para adultos e crianças afectadas pelo VIH, embora não tenham sido encontrados efeitos conclusivos sobre o risco de morte, peso corporal ou resposta imunitária.

Smoothie verde feito com espirulina

Contra-indicações da espirulina

Alergia à espirulina

Doenças autoimunes

Problemas de tireóide

Interações medicamentosas

Contaminação por metais pesados

Fenilcetonúria (PKU)

Bloqueando a absorção de vitamina B12

Insuficiência renal, doença hepática ou tireoidiana

Efeitos colaterais e contaminação

Quarto sereia

Como tomar espirulina e utiliza na culinária

A espirulina é boa para perder peso?

Anterior

Biscoitos de Lótus CaseirosSeguindo

Menu semanal de 22 a 28 de abril

Artigos Recomendados

Toranja: o que é, benefícios e como tomar Com ou sem sementes. Em tom amarelo ou rosa. E sempre, um...

Adoçantes substitutos do açúcar Os adoçantes naturais e artificiais tornaram-se uma ótima alternativa ao açúcar. Estes são os adoçantes mais...

Bagas de Goji: o que são, propriedades e como ingeri-las Quais propriedades as bagas de Goji têm? Como eles podem...

Receitas Recentes

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *