Bacalhau pil pil, como fazer facilmente a receita tradicional em casa

Bacalhau pil pil é um dos emblemas da cozinha tradicional basca. É um prato com uma preparação algo particular, já que o peixe é acompanhado por um molho de azeite que se emulsiona com a gelatina que o próprio bacalhau liberta durante a cozedura. É...

Bacalao al pil pil

Bacalhau pil pil é um dos emblemas da cozinha tradicional basca. É um prato com uma preparação algo particular, já que o peixe é acompanhado por um molho de azeite que se emulsiona com a gelatina que o próprio bacalhau liberta durante a cozedura.

É uma preparação com muito poucos ingredientes, por isso é importante não economizar na qualidade para obter os melhores resultados. Para além do bacalhau e do azeite já referidos, usaremos alho e malagueta para dar sabor e um ligeiro toque picante tão típico da cozinha nortenha.

A maneira tradicional de adicione o molho pil pil É com movimentos circulares da caçarola e incorporando o óleo aos poucos. Este procedimento é um tanto complicado porque é muito fácil não obtermos a emulsão. Mas não espalhe o pânico! Diremos que existe uma maneira muito fácil de fazer isso e que sempre funciona. Para fazer isso, só precisamos usar uma peneira fina em aço inoxidável. Em nenhum momento você terá o pil pil vinculado. Parece mágica!

Por fim, a receita começa com os lombos de bacalhau já temperados com sal. Hoje em dia é bastante fácil encontrar no supermercado bacalhau dessalgado pronto a usar. Porém, se tiver peixe salgado, temos um artigo bastante completo sobre a melhor forma de dessalgar o bacalhau e torná-lo perfeito. Confira!

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 20 minutos
  • Rações: 2
  • Categoria: prato principal
  • Tipo de cozinha: bacia
  • Calorias por proporção (kcal): 564

Ingredientes de bacalhau pil pil para 2 pessoas

  • 5 ou 6 dentes de alho
  • 1 pimenta
  • 150 ml de azeite extra virgem
  • 2 lombos de bacalhau temperados com sal (aproximadamente 150 g cada)
  • Salsa (opcional)
Ingredientes do bacalhau pil pil

Como fazer bacalhau pil pil

Começamos o preparo pegando 5 ou 6 dentes de alho que vamos descascar e cortar em rodelas finas. Também pegamos 1 pimenta e cortamos.

Corte o alho e a pimenta para o pil pil

Numa panela ou caçarola de barro colocamos 150 ml de azeite virgem extra junto com o alho fatiado e a pimenta malagueta. Se não quisermos que morda muito, não colocaremos as sementes deste último. Aqueça em fogo baixo e deixe o azeite absorver os sabores. Assim que o alho ficar com uma cor dourada clara, retiramos tudo e deixamos o azeite sozinho. Opcionalmente podemos reservar o alho e a pimenta malagueta para a decoração final.

Doure o alho no óleo pil pil

Enquanto o alho vai dourando, pegue 2 lombos de bacalhau temperados, com cerca de 150 g cada, e seque-os com papel absorvente. Depois de retirar o alho, colocamos o bacalhau no azeite com a pele voltada para cima. Isso ajuda a evitar que as peças quebrem. Deixamos o bacalhau cozinhar em lume médio-baixo cerca de 5 ou 6 minutos, dependendo da espessura dos lombos. É importante não ultrapassar o tempo de cozimento para que o peixe fique suculento.

Cozinhe a pele do bacalhau voltada para cima

Passado este tempo, com muito cuidado vamos virar os pedaços de bacalhau e cozinhá-los mais alguns minutos deste outro lado, sempre em lume médio-baixo. Ao virá-los veremos como começa a sair a gelatina do peixe. Isso é um bom sinal!

Vire o bacalhau

Depois de cozido o bacalhau, vamos retirá-lo da caçarola e reservar. Desligamos o fogo e deixamos o óleo perder temperatura. Tem que ficar aquecido para que a emulsão pil pil fique bem. Por fim, para emulsionar, pegamos uma peneira fina de aço inox e com ela batemos o azeite até engrossar a gosto.

Misture o pil pil com uma peneira

Com o nosso pil pil pronto, voltamos a colocar a panela ao lume e colocamos o bacalhau dentro. Aquecemos por cerca de meio minuto, simplesmente para que tudo volte à temperatura.

Reaqueça o bacalhau pil pil

Para servir, coloque os pedaços de bacalhau no prato e cubra-os bem com o molho, a gosto. Não exagere muito, para não mascarar o sabor do peixe. O que sobrar podemos guardar para usar como tempero de outros pratos.

Molhe o bacalhau com pil pil

Por fim, se desejar, pode decorá-lo com o alho e a pimenta malagueta que havíamos retirado no início de tudo. Você também pode adicionar um pouco de salsa picada. E seria isso!

Sirva o bacalhau pil pil

Resumo de preparação fácil

  1. Descasque o alho, corte em rodelas finas e pique a pimenta
  2. Doure o alho com a pimenta no azeite
  3. Seque o bacalhau e cozinhe 5 ou 6 minutos no azeite com a pele voltada para cima.
  4. Vire o bacalhau e cozinhe mais 2 minutos
  5. Retire o bacalhau, deixe arrefecer o azeite e bata com um passador.
  6. Volte o bacalhau para a caçarola e aqueça um pouco.
  7. Sirva o bacalhau com o molho por cima
  8. Decore com alho, pimenta e salsa picada

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

A torta de escorpião é uma prato tradicional da gastronomia espanhola muito popular nas regiões do norte da Cantábria, Astúrias...

Existem poucas receitas tão simples e de aparência tão atraente quanto a de torta de atum com pão fatiado que...

A rabada cordobana é um dos pratos mais populares e conhecidos da região. Gastronomia de Córdoba. Esta é uma receita...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *