Tagine de frango, receita tradicional marroquina

A receita do tagine de frango talvez seja uma das mais tradicionais de toda a cozinha marroquina. É uma preparação repleta de aromas e sabores de especiarias que se intensifica ainda mais com limões cristalizados e azeitonas vermelhas. Geralmente é preparado em feriados e até...

Presentación principal del tajín de pollo

A receita do tagine de frango talvez seja uma das mais tradicionais de toda a cozinha marroquina. É uma preparação repleta de aromas e sabores de especiarias que se intensifica ainda mais com limões cristalizados e azeitonas vermelhas. Geralmente é preparado em feriados e até em casamentos. Para preparar o frango, limpamos bem e estripamos. Podemos lavá-lo um pouco em água com vinagre para retirar o sangue que possa ter sobrado. É importante ver se sobrou alguma pena, nesse caso usamos um isqueiro ou uma tocha de cozinha para queimá-la.

Temos duas maneiras de prepará-lo. Podemos cozinhá-lo no próprio tagine ou, se não tivermos, podemos fazê-lo numa caçarola tipo cocotte onde cabemos o frango inteiro ou numa panela. Se decidirmos fazer em tagine, temos que ter a certeza de que é adequado para cozinhar. Os que normalmente são de cerâmica não são adequados para cozinhar mas podemos servir com eles o frango na mesa e ficará muito atrativo. Aqueles que geralmente são adequados para cozinhar eles têm que ser feitos de barro (ou modernos), quanto mais austera na decoração melhor.

Quando compramos um tagine novo temos que curar a argila. Para isso teremos que submergir a base e o sino em água durante uma noite inteira para que a lama absorva o máximo de umidade possível. Na manhã seguinte tiramos da água e secamos com um pano. Depois untamos com óleo cheio e untamos novamente quando a lama o absorve. Depois de fazer isso, colocamos nosso tagine no forno e ligamos com o fogo para cima e para baixo até cerca de 150 ºC, não mais. Deixamos aquecer progressivamente e quando atingir essa temperatura deixaremos o tagine por aproximadamente uma hora e meia. Decorrido o tempo de aquecimento, desligamos o forno e deixamos o nosso tagine esfriar completamente dentro do próprio forno, sem abri-lo. Quando esfriar até a temperatura ambiente, o tagine estará pronto para cozinhar.

A argila só precisa ser curada na primeira vez que vamos cozinhar. Podemos cozinhar com o tagine no forno ou podemos cozinhar na placa vitrocerâmica. Se cozinharmos no forno devemos ter certeza de que o tagine é adequado, se for envernizado devemos ter certeza de que é um verniz sem chumbo. Se vamos utilizá-lo para cozinhar no fogão de cerâmica, gás ou indução, devemos arranjar um prato onde o colocaremos para evitar que a argila da base se deteriore.

Informações da receita

  • Tempo de preparação: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 3 horas e 30 minutos
  • Tempo total: 4 horas
  • Porções: 6
  • Categoria: prato principal
  • Tipo de cozinha: marroquino
  • Calorias: 486 kcal por porção

Ingredientes para tagine de frango para 6 pessoas

  • 1 frango inteiro (cerca de 2 kg)
  • 1 cebola
  • 250g de azeitonas vermelhas
  • 3 limões cristalizados
  • 2 paus de canela
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Para a marinada (chermoula):

  • ½ cebola
  • 1 colher de sopa de açafrão
  • 1 colher de sopa de cominho em pó
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de sopa de pimenta preta
  • Fios de açafrão
  • 1 maço de coentro
  • 1 ramo de salsa
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1/2 colher de sopa de sal

Como fazer tagine de frango

Fazer o tagine de frango é muito simples, seja na caçarola ou no próprio tagine. Deve-se levar em consideração que este tipo de utensílio é ideal para cozinhar em baixa temperatura por muito tempo e com pouquíssima água, pois a coifa funciona como condensador e o vapor circula de cima para baixo e o líquido é preservado, tornando-o o ingrediente principal é suculento e muito macio. A lama acumula calor por isso é cozida em temperatura baixa.

A primeira coisa a fazer é limpar bem o frango e preparar os ingredientes da marinada em uma tigela ou prato alto.

Prepare chermoula para o frango

Depois de colocar os ingredientes da marinada no prato, colocamos o frango e espalhamos bem. Podemos separar um pouco a pele e colocar a marinada entre a pele e a carne da ave, isso fará com que ela adquira mais sabores dos temperos enquanto cozinha.

Marinar o frango com os temperos para fazer o tagine de frango

Colocamos o tagine no fogo e salteamos uma cebola em fogo médio-baixo, para que a argila aqueça gradativamente e acumule calor.

Refogue a cebola para fazer tagine de frango

Temos que ter em mente que a lama não se adapta bem às mudanças bruscas de temperatura, por isso temos que ir aos poucos. Quando a cebola estiver praticamente escalfada, acrescente o frango inteiro marinado com os peitos voltados para cima e a marinada. Colocamos três metades de limão cristalizado dentro do frango para dar sabor e colocamos outro limão cortado em quartos em volta do frango. Acrescentamos um copo de água (cerca de 200 ml) e alguns paus de canela. É hora de cobrir o tagine. Deixaremos em fogo baixo por cerca de 3 horas.

Adicione o frango marinado, os limões, a água e a canela ao tagine.

Passado o tempo de cozedura, abrimos o tagine e juntamos as azeitonas. Cobrimos e deixamos por mais 30 minutos e a receita estará pronta para comer. Podemos servir o tagine de frango no tagine em que o cozinhamos, vai reter o calor maravilhosamente por muito tempo. O tagine de frango é tradicionalmente acompanhado de pão árabe.

Apresentação final do tagine de frango

Resumo de preparação fácil

  1. Limpe bem o frango e prepare a marinada para espalhar bem por todo ele.
  2. Coloque o tagine em fogo médio-baixo e refogue uma cebola.
  3. Adicione o frango ao tagine com os peitos voltados para cima junto com a marinada.
  4. Adicione metades de um limão e meio ao frango e coloque outro limão cortado em quartos ao redor do próprio tagine.
  5. Adicione alguns paus de canela e um copo de água de cerca de 200 ml
  6. Cubra o tagine e cozinhe por 3 horas e meia em fogo baixo.
  7. Após três horas de cozimento, abra, acrescente as azeitonas e feche por mais trinta minutos.
  8. Sirva o tagine de frango no tagine no centro da mesa
  9. Acompanhe o tagine de frango com pão árabe

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Receitas Relacionadas

Tendo o macarrão como protagonista, podemos fazer receitas tão deliciosas e simples como o macarrão de arroz com camarão ou...

Existem muitos tipos de macarrão feitos com diferentes cereais. Podemos encontrar macarrão de arroz, de trigo ou de trigo sarraceno…...

O molho hoisin é um molho como o ketchup, a mostarda ou o molho barbecue seriam para nós. Normalmente é...

Artigos do Blog

Novas Receitas e Sabores Toda Semana

Receba receitas deliciosas, dicas culinárias e inspirações para suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *